Interpretação de texto narrativo com descritores do SAEB - O gigante enamorado - Hora de Colorir - Atividades escolares

Interpretação de texto narrativo com descritores do SAEB - O gigante enamorado

Descritores  do SAEB abordados 

D1 - Identificar informações explícitas no texto.

D2- Inferir informações implícitas.

D3- Interpretar efeitos de sentido.

D4- Identificar tema/ideia principal.

D5- Reconhecer o conflito/núcleo do enredo.

D6- Reconhecer relações de causa e consequência.

D7- Interpretar linguagem figurada e recursos expressivos.

D8- Identificar narrador e ponto de vista.

D9- Ordenar fatos e compreender sequência lógica.



O   GIGANTE   ENAMORADO

                                                                                                        Yolanda Reyes

                   Desde pequeno era um gigante. Calçava sapatos enormes. Era o mais alto da fila. O peso pesado da equipe de basquetebol! (...)

                   Um dia enamorou-se. Como um louco. De corpo e alma. Com suas mãos grandes, arrancava as flores do jardim, e, tremendo, deixava na porta da casa de Juanita. Não se atrevia a mostrar a cara. Não lhe dirigia a palavra, de tanto amor que tinha guardado. Falava somente com os olhos. Olhava-a dia e noite. (...)

                   Deixou de fazer deveres de casa e de treinar com seu time. Raramente alguém se encontrava com ele. Era apenas uma sombra. Uma sombra gigantesca.

                   Começou a ter problemas. No colégio, ficou reprovado em sete matérias (...). Decidiu, então, pôr um fim nessa história. Tinha que buscar uma forma de falar com ela. Mas justamente aí começava a dificuldade toda. Era sujeito de poucas palavras. Ficava corado quando tinha que participar da aula. Nem conseguia pensar no que poderia acontecer numa conversa com Juanita.

                   Talvez conseguisse começar com uma frase comum, das que todos dizem ... algo assim como “Olá Juanita. Que dia bonito está fazendo...” (Mas será que essa frase era comum? Havia quem dissesse isso, desse jeito?) Maurício ensaiava e duvidava. E, como não tinha nenhuma experiência em bate-papo. Dedicou-se a escutar o que os outros diziam.

                   Durante os recreios, sentava-se estrategicamente ao lado de namorados ou de amigos seus. Parecia um espião com seu caderno de notas, pronto a apanhar no ar qualquer frase interessante. Algo que o levasse a romper o gelo. Assim colecionou um monte de diálogos alheios:

                   _ O que tem feito?

                   _ Nada de especial. E você?

                   _ Pensando.

                   _ O que vai fazer amanhã?

                   _ Não tenho a menor ideia. Por quê?

                   _ Que tal ir ao cinema?

                   Preencheu páginas inteiras com frases desse tipo. Mas, na hora da verdade, nenhuma servia para nada. Faltava o mais importante: encher-se de coragem e simplesmente ir falar com Juanita.

                   Finalmente, um dia, atreveu-se a cumprimentá-la. Esperou na porta do colégio e a viu chegando lentamente. Com um fiapo de voz conseguiu dizer: “Oi, Juanita”.

                   Ela passou direto. Talvez nem tivesse escutado. O mundo caiu sobre Maurício. Era um gigante solitário no meio do barulho da turma.

                   De tarde, recuperou sua energia e resolveu telefonar.

                   _ Alô... _ atendeu Juanita.

                   Do outro lado somente se ouviu um silêncio enorme.

                   _ Alô! _ repetiu Juanita, berrando em falsete.

                   Maurício escutou com o coração encolhido. Quis dizer algo, mas sua voz tinha sumido. Ela desligou.

                   (...)

                   Aí lhe ocorreu a ideia mais despropositada de todas...

 1. Por que Maurício deixou de fazer deveres e de treinar com o time de basquete?

a) Porque não gostava mais da escola.
b) Porque estava triste com a família.
c) Porque estava apaixonado por Juanita.
d) Porque queria mudar de cidade.


2. Quando o texto diz que Maurício “era apenas uma sombra”, o autor quer mostrar que:
a) Maurício estava doente fisicamente.
b) Ele se escondia para espionar os amigos.
c) Maurício estava desanimado e sem ânimo por causa do amor.
d) Ele queria brincar de esconde-esconde.


3. No trecho “com um fiapo de voz conseguiu dizer”, a expressão “um fiapo de voz” significa:
a) Uma voz muito alta.
b) Uma voz muito fina e fraca.
c) Uma voz firme e corajosa.
d) Uma voz animada e feliz.


4. Quem é o personagem principal do texto?
a) Juanita
b) O time de basquete
c) Maurício
d) O narrador


5. O texto conta a história de:
a) Um menino que se dedicava apenas ao basquete.
b) Um gigante que tinha dificuldades para se declarar para a menina de quem gostava.
c) Um jovem que colecionava frases para escrever um livro.
d) Um estudante que passou de ano com boas notas.


6. A comparação “era um gigante solitário no meio do barulho da turma” sugere que:
a) Maurício se sentia diferente e isolado dos colegas.
b) Maurício era maior e mais forte que todos.
c) A turma estava em silêncio e ele sozinho fazia barulho.
d) Ele não gostava de conversar com os colegas.


7. Qual era a principal dificuldade enfrentada por Maurício?
a) Passar nas matérias da escola.
b) Ter coragem para falar com Juanita.
c) Jogar bem no time de basquete.
d) Encontrar frases para escrever em seu caderno.


8. Por que Maurício anotava frases que escutava dos outros?
a) Para fazer um dicionário.
b) Para decorar e usar numa conversa com Juanita.
c) Para escrever uma redação na escola.
d) Para ensinar aos colegas.


9. Qual é a ordem correta dos acontecimentos?

  1. Maurício coleciona frases que ouve.

  2. Maurício deixa de estudar e treinar.

  3. Maurício tenta telefonar para Juanita.

  4. Maurício cumprimenta Juanita na porta do colégio.

a) 2 – 1 – 4 – 3
b) 1 – 2 – 3 – 4
c) 4 – 3 – 2 – 1
d) 3 – 2 – 1 – 4


10. O texto é narrado em:
a) Primeira pessoa – o próprio Maurício conta a história.
b) Primeira pessoa – Juanita conta a história.
c) Terceira pessoa – um narrador observa e conta a história.
d) Forma de diálogo entre os personagens.


Gabarito – O Gigante Enamorado

  1. c

  2. c

  3. b

  4. b

  5. b

  6. b

  7. a

  8. c

  9. a

  10. c

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