Interpretação de texto narrativo com descritores do SAEB - O gigante enamorado
Descritores do SAEB abordados
D1 - Identificar informações explícitas no texto.
D2- Inferir informações implícitas.
D3- Interpretar efeitos de sentido.
D4- Identificar tema/ideia principal.
D5- Reconhecer o conflito/núcleo do enredo.
D6- Reconhecer relações de causa e consequência.
D7- Interpretar linguagem figurada e recursos expressivos.
D8- Identificar narrador e ponto de vista.
D9- Ordenar fatos e compreender sequência lógica.
O GIGANTE
ENAMORADO
Yolanda Reyes
Desde
pequeno era um gigante. Calçava sapatos enormes. Era o mais alto da fila. O
peso pesado da equipe de basquetebol! (...)
Um dia
enamorou-se. Como um louco. De corpo e alma. Com suas mãos grandes, arrancava
as flores do jardim, e, tremendo, deixava na porta da casa de Juanita. Não se
atrevia a mostrar a cara. Não lhe dirigia a palavra, de tanto amor que tinha
guardado. Falava somente com os olhos. Olhava-a dia e noite. (...)
Deixou
de fazer deveres de casa e de treinar com seu time. Raramente alguém se
encontrava com ele. Era apenas uma sombra. Uma sombra gigantesca.
Começou
a ter problemas. No colégio, ficou reprovado em sete matérias (...). Decidiu,
então, pôr um fim nessa história. Tinha que buscar uma forma de falar com ela.
Mas justamente aí começava a dificuldade toda. Era sujeito de poucas palavras.
Ficava corado quando tinha que participar da aula. Nem conseguia pensar no que
poderia acontecer numa conversa com Juanita.
Talvez
conseguisse começar com uma frase comum, das que todos dizem ... algo assim
como “Olá Juanita. Que dia bonito está fazendo...” (Mas será que essa frase era
comum? Havia quem dissesse isso, desse jeito?) Maurício ensaiava e duvidava. E,
como não tinha nenhuma experiência em bate-papo. Dedicou-se a escutar o que os
outros diziam.
Durante
os recreios, sentava-se estrategicamente ao lado de namorados ou de amigos
seus. Parecia um espião com seu caderno de notas, pronto a apanhar no ar
qualquer frase interessante. Algo que o levasse a romper o gelo. Assim
colecionou um monte de diálogos alheios:
_ O que
tem feito?
_ Nada
de especial. E você?
_
Pensando.
_ O que
vai fazer amanhã?
_ Não
tenho a menor ideia. Por quê?
_ Que
tal ir ao cinema?
Preencheu
páginas inteiras com frases desse tipo. Mas, na hora da verdade, nenhuma servia
para nada. Faltava o mais importante: encher-se de coragem e simplesmente ir
falar com Juanita.
Finalmente,
um dia, atreveu-se a cumprimentá-la. Esperou na porta do colégio e a viu
chegando lentamente. Com um fiapo de voz conseguiu dizer: “Oi, Juanita”.
Ela
passou direto. Talvez nem tivesse escutado. O mundo caiu sobre Maurício. Era um
gigante solitário no meio do barulho da turma.
De
tarde, recuperou sua energia e resolveu telefonar.
_ Alô...
_ atendeu Juanita.
Do outro
lado somente se ouviu um silêncio enorme.
_ Alô! _
repetiu Juanita, berrando em falsete.
Maurício
escutou com o coração encolhido. Quis dizer algo, mas sua voz tinha sumido. Ela
desligou.
(...)
Aí lhe
ocorreu a ideia mais despropositada de todas...
a) Porque não gostava mais da escola.
b) Porque estava triste com a família.
c) Porque estava apaixonado por Juanita.
d) Porque queria mudar de cidade.
2. Quando o texto diz que Maurício “era apenas uma sombra”, o autor quer mostrar que:
a) Maurício estava doente fisicamente.
b) Ele se escondia para espionar os amigos.
c) Maurício estava desanimado e sem ânimo por causa do amor.
d) Ele queria brincar de esconde-esconde.
3. No trecho “com um fiapo de voz conseguiu dizer”, a expressão “um fiapo de voz” significa:
a) Uma voz muito alta.
b) Uma voz muito fina e fraca.
c) Uma voz firme e corajosa.
d) Uma voz animada e feliz.
4. Quem é o personagem principal do texto?
a) Juanita
b) O time de basquete
c) Maurício
d) O narrador
5. O texto conta a história de:
a) Um menino que se dedicava apenas ao basquete.
b) Um gigante que tinha dificuldades para se declarar para a menina de quem gostava.
c) Um jovem que colecionava frases para escrever um livro.
d) Um estudante que passou de ano com boas notas.
6. A comparação “era um gigante solitário no meio do barulho da turma” sugere que:
a) Maurício se sentia diferente e isolado dos colegas.
b) Maurício era maior e mais forte que todos.
c) A turma estava em silêncio e ele sozinho fazia barulho.
d) Ele não gostava de conversar com os colegas.
7. Qual era a principal dificuldade enfrentada por Maurício?
a) Passar nas matérias da escola.
b) Ter coragem para falar com Juanita.
c) Jogar bem no time de basquete.
d) Encontrar frases para escrever em seu caderno.
8. Por que Maurício anotava frases que escutava dos outros?
a) Para fazer um dicionário.
b) Para decorar e usar numa conversa com Juanita.
c) Para escrever uma redação na escola.
d) Para ensinar aos colegas.
9. Qual é a ordem correta dos acontecimentos?
-
Maurício coleciona frases que ouve.
-
Maurício deixa de estudar e treinar.
-
Maurício tenta telefonar para Juanita.
-
Maurício cumprimenta Juanita na porta do colégio.
a) 2 – 1 – 4 – 3
b) 1 – 2 – 3 – 4
c) 4 – 3 – 2 – 1
d) 3 – 2 – 1 – 4
10. O texto é narrado em:
a) Primeira pessoa – o próprio Maurício conta a história.
b) Primeira pessoa – Juanita conta a história.
c) Terceira pessoa – um narrador observa e conta a história.
d) Forma de diálogo entre os personagens.
Gabarito – O Gigante Enamorado
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