Interpretação de fábula com descritores do saeb - A raposa e o queijo - Hora de Colorir - Atividades escolares

Interpretação de fábula com descritores do saeb - A raposa e o queijo

 Descritores do Saeb:

D1 - Identificar o tema central do texto.

D2 - Localizar informação explícita no texto.

D3 - Relacionar o título ao conteúdo do texto.

D5 - Inferir uma informação implícita no texto.

D7 - Estabelecer relação de causa e consequência. 

D4 - Identificar o sentimento das personagens.

D9 - Reconhecer o gênero textual e sua finalidade.

D13 - Identificar a moral da história.



A RAPOSA E O QUEIJO

 

Todos sabem que os corvos são os piores cantadores da floresta. Não há quem suporte o seu cantar. Certo dia, a raposa estava passando embaixo de uma árvore quando viu lá em cima um corvo empoleirado. Na boca, ele tinha um enorme pedaço de queijo.

A raposa teve uma ideia:

Amigo corvo, sabe que não há, dentre as aves, uma que cante melhor que você?

O corvo ficou encantado com o elogio. Finalmente alguém reconhecia seu talento!

Continuou a raposa:

Será que daria pra você me deliciar com uma de suas melodias?

De peito estufado, o corvo abriu o bico e se pôs a cantar. O queijo, claro, caiu bem nos pés da raposa, que saiu correndo sem ouvir a gritaria que o coitado fazia.

 

Moral da história: Ai de quem acreditar em elogios de inimigo.

 

                                            Ivana de Arruda Leite. (Adaptação) Fábula de Esopo. São Paulo: Escala Educacional, 2004.

 

1. O texto fala principalmente sobre:

a) A amizade entre uma raposa e um corvo.
b) A esperteza da raposa e a vaidade do corvo.
c) O talento do corvo como cantor.
d) A fome da raposa que queria comer queijo.
👉 Gabarito: b


2. O que o corvo segurava no bico quando a raposa o viu?

a) Um galho.
b) Um pedaço de queijo.
c) Uma fruta.
d) Um pedaço de pão.
👉 Gabarito: b


3. Por que a raposa elogiou o corvo?

a) Porque ela realmente gostava do canto dele.
b) Porque queria fazer amizade com ele.
c) Porque queria enganá-lo para pegar o queijo.
d) Porque admirava sua beleza.
👉 Gabarito: c


4. O que aconteceu depois que o corvo abriu o bico para cantar?

a) A raposa fugiu da floresta.
b) O queijo caiu e a raposa o pegou.
c) O corvo ficou mais feliz.
d) A raposa começou a cantar também.
👉 Gabarito: b


5. O que o corvo sentiu quando a raposa o elogiou?

a) Vergonha.
b) Tristeza.
c) Encantamento e vaidade.
d) Medo.
👉 Gabarito: c


6. O texto “A Raposa e o Queijo” é uma:

a) Notícia, que informa um fato.
b) Fábula, que ensina uma lição por meio de animais.
c) Poema, que expressa sentimentos.
d) Carta, que comunica um pedido.
👉 Gabarito: b


7. Qual é o ensinamento da fábula?

a) Devemos confiar em todos os elogios que recebemos.
b) A esperteza é sempre melhor que a bondade.
c) Devemos desconfiar de elogios falsos.
d) É importante cantar bem para agradar aos outros.
👉 Gabarito: c


8.O título “A Raposa e o Queijo” está relacionado ao texto porque:

a) Mostra os personagens e o objeto principal da história.
b) Indica o nome da música que o corvo cantou.
c) Faz referência à amizade entre os dois animais.
d) É uma metáfora sobre os sonhos da raposa.

👉 Gabarito: a



 

Nenhum comentário