Interpretação de texto narrativo "A primeira viagem" - alinhado aos descritores do Saeb
A primeira viagem
Os passageiros entravam no avião. Cada um tomava seu lugar, colocando a bagagem de mão no bagageiro, logo acima do assento.
Uma moça loira, inexperiente, depois de observar tudo detalhadamente, dirigiu-se ao senhor que estava ao seu lado.
– Qual é o seu nome, senhor?
– Sérgio Ramiro!
– Pois bem, senhor Sérgio, é a primeira vez que viajo de avião e estou um pouco nervosa.
– Acalme-se, senhorita! Procure distrair-se, pois não há perigo nenhum.
Ela riu, sem graça, e continuou inquieta. O homem conservou-se na mesma posição, lendo o jornal.
– Para que serve esse saquinho de plástico aqui, atrás da poltrona da frente? – perguntou a moça.
– Esse saquinho é para se usar quando houver necessidade.
– Necessidade de quê?
O homem coçou a cabeça e continuou a leitura do jornal.
– O avião tem banheiro?
– Sim, senhorita! A comissária de bordo orientará você.
– Comissária de bordo?…
E a moça levantou-se rapidamente, sem pedir licença, esbarrando fortemente no homem.
Minutos depois, estava ela de volta. Assentou-se e ficou observando a comissária de bordo que dava orientações, na frente.
– O moço, e aquela mulher fazendo gestos ali na frente?
– Senhorita, ela está orientando como se deve agir em caso de emergência.
– Mas eu não estou entendendo nada do que se está falando.
– Daqui a pouco tudo vai ser traduzido para nossa língua, senhorita.
A moça ficou um pouco quieta, prestando atenção na comissária. Ficou pensativa por alguns minutos e depois perguntou:
– É possível a gente cair no mar, moço?
– Não, porque Deus está conosco, senhorita!
Ela deu um sorriso com ar confirmativo e, calada, virou-se para a janela, olhando para fora.
Pegou uma revista que estava no assento da frente e ficou bastante tempo folheando-a.
Assustou-se quando alguns passageiros se levantaram e pegaram suas bagagens no bagageiro.
– Aonde eles vão? Por que pegaram as suas malas?
– Esses passageiros vão desembarcar aqui. É a primeira escala senhorita!
– Então, o avião já subiu e desceu?
– Sim senhorita…
– E o senhor também vai desembarcar aqui?
– Sim, senhorita…
– Puxa! Eu vou descer na terceira escala. Será que posso trocar de lugar e me sentar perto de outra pessoa?
Graça Batituci
1. (D1 – Localizar informações explícitas no texto)
Quem era a personagem que fazia muitas perguntas durante a viagem?
a) O senhor Sérgio Ramiro.
b) A comissária de bordo.
c) A moça loira.
d) Os passageiros que desembarcaram.
2. (D2 – Inferir o sentido de uma palavra ou expressão)
No trecho “Ela riu, sem graça, e continuou inquieta”, a expressão “sem graça” significa:
a) Que ela achou a situação engraçada.
b) Que ela ficou tímida ou envergonhada.
c) Que ela não entendeu a explicação.
d) Que ela quis contar uma piada.
3. (D3 – Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros)
O texto “A primeira viagem” tem como principal finalidade:
a) Ensinar o leitor como viajar de avião.
b) Narrar de forma divertida a experiência de uma passageira.
c) Convencer o leitor a comprar passagens aéreas.
d) Explicar os procedimentos de segurança em aviões.
4. (D5 – Identificar o tema de um texto)
Qual é o tema central do texto?
a) A rotina de trabalho da comissária de bordo.
b) O nervosismo de uma passageira em sua primeira viagem de avião.
c) O desembarque dos passageiros em diferentes escalas.
d) As dificuldades de comunicação dentro de um avião.
5. (D7 – Estabelecer relação entre partes do texto)
Quando a moça pergunta: “É possível a gente cair no mar, moço?”, a resposta de Sérgio Ramiro mostra que ele:
a) Estava tão nervoso quanto ela.
b) Não sabia o que responder.
c) Tentava tranquilizá-la usando a fé em Deus.
d) Mudou de assunto para encerrar a conversa.
6. (D10 – Distinguir fato de opinião)
Qual das frases abaixo expressa uma opinião presente no texto?
a) “Os passageiros entravam no avião.”
b) “O avião tem banheiro.”
c) “A vida é curta e deve ser intensa.”
d) “Não, porque Deus está conosco, senhorita!”
7. (D12 – Identificar o efeito de sentido do uso de recursos linguísticos)
O uso de travessões no texto tem a função de:
a) Destacar o pensamento da moça.
b) Marcar o início e o fim das falas dos personagens.
c) Separar trechos importantes do narrador.
d) Indicar o título e subtítulo do texto.
📘 Gabarito Comentado
1. (D1 – Localizar informações explícitas no texto)
✅ Resposta correta: c) A moça loira.
👉 No texto, a moça loira é quem faz várias perguntas ao senhor Sérgio Ramiro. Essa questão avalia a habilidade de localizar informações explícitas.
2. (D2 – Inferir o sentido de uma palavra ou expressão)
✅ Resposta correta: b) Que ela ficou tímida ou envergonhada.
👉 A expressão “riu, sem graça” não significa engraçado, mas sim constrangida ou tímida. Essa questão avalia a inferência de sentido contextual.
3. (D3 – Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros)
✅ Resposta correta: b) Narrar de forma divertida a experiência de uma passageira.
👉 O texto é uma narrativa curta com humor leve, mostrando o nervosismo da moça. O objetivo não é ensinar nem convencer, mas contar uma história.
4. (D5 – Identificar o tema de um texto)
✅ Resposta correta: b) O nervosismo de uma passageira em sua primeira viagem de avião.
👉 O texto gira em torno da primeira experiência da moça viajando de avião e suas dúvidas.
5. (D7 – Estabelecer relação entre partes do texto)
✅ Resposta correta: c) Tentava tranquilizá-la usando a fé em Deus.
👉 A resposta do senhor Sérgio “Não, porque Deus está conosco” mostra sua tentativa de acalmar a moça, relacionando a pergunta dela com sua resposta.
6. (D10 – Distinguir fato de opinião)
✅ Resposta correta: d) “Não, porque Deus está conosco, senhorita!”
👉 Essa frase expressa uma opinião ou crença pessoal do personagem, diferente das demais, que são informações factuais ou neutras.
7. (D12 – Identificar o efeito de sentido do uso de recursos linguísticos)
✅ Resposta correta: b) Marcar o início e o fim das falas dos personagens.
👉 Os travessões organizam a narrativa, sinalizando o diálogo. Avalia-se aqui o efeito de sentido de um recurso linguístico.



Post a Comment