Interpretação de texto narrativo "A primeira viagem" - alinhado aos descritores do Saeb - Hora de Colorir - Atividades escolares

Interpretação de texto narrativo "A primeira viagem" - alinhado aos descritores do Saeb

 


A primeira viagem

   Os passageiros entravam no avião. Cada um tomava seu lugar, colocando a bagagem de mão no bagageiro, logo acima do assento.

   Uma moça loira, inexperiente, depois de observar tudo detalhadamente, dirigiu-se ao senhor que estava ao seu lado.

   – Qual é o seu nome, senhor?

   – Sérgio Ramiro!

   – Pois bem, senhor Sérgio, é a primeira vez que viajo de avião e estou um pouco nervosa.

   – Acalme-se, senhorita! Procure distrair-se, pois não há perigo nenhum.

   Ela riu, sem graça, e continuou inquieta. O homem conservou-se na mesma posição, lendo o jornal.

   – Para que serve esse saquinho de plástico aqui, atrás da poltrona da frente? – perguntou a moça.

   – Esse saquinho é para se usar quando houver necessidade.

   – Necessidade de quê?

   O homem coçou a cabeça e continuou a leitura do jornal.

   – O avião tem banheiro?

   – Sim, senhorita! A comissária de bordo orientará você.

   – Comissária de bordo?…

   E a moça levantou-se rapidamente, sem pedir licença, esbarrando fortemente no homem.

   Minutos depois, estava ela de volta. Assentou-se e ficou observando a comissária de bordo que dava orientações, na frente.

   – O moço, e aquela mulher fazendo gestos ali na frente?

   – Senhorita, ela está orientando como se deve agir em caso de emergência.

   – Mas eu não estou entendendo nada do que se está falando.

   – Daqui a pouco tudo vai ser traduzido para nossa língua, senhorita.

   A moça ficou um pouco quieta, prestando atenção na comissária. Ficou pensativa por alguns minutos e depois perguntou:

   – É possível a gente cair no mar, moço?

   – Não, porque Deus está conosco, senhorita!

   Ela deu um sorriso com ar confirmativo e, calada, virou-se para a janela, olhando para fora.

   Pegou uma revista que estava no assento da frente e ficou bastante tempo folheando-a.

   Assustou-se quando alguns passageiros se levantaram e pegaram suas bagagens no bagageiro.

   – Aonde eles vão? Por que pegaram as suas malas?

   – Esses passageiros vão desembarcar aqui. É a primeira escala senhorita!

   – Então, o avião já subiu e desceu?

   – Sim senhorita…

   – E o senhor também vai desembarcar aqui?

   – Sim, senhorita…

   – Puxa! Eu vou descer na terceira escala. Será que posso trocar de lugar e me sentar perto de outra pessoa?

Graça Batituci

1. (D1 – Localizar informações explícitas no texto)

Quem era a personagem que fazia muitas perguntas durante a viagem?

a) O senhor Sérgio Ramiro.
b) A comissária de bordo.
c) A moça loira.
d) Os passageiros que desembarcaram.


2. (D2 – Inferir o sentido de uma palavra ou expressão)

No trecho “Ela riu, sem graça, e continuou inquieta”, a expressão “sem graça” significa:

a) Que ela achou a situação engraçada.
b) Que ela ficou tímida ou envergonhada.
c) Que ela não entendeu a explicação.
d) Que ela quis contar uma piada.

3. (D3 – Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros)

O texto “A primeira viagem” tem como principal finalidade:

a) Ensinar o leitor como viajar de avião.
b) Narrar de forma divertida a experiência de uma passageira.
c) Convencer o leitor a comprar passagens aéreas.
d) Explicar os procedimentos de segurança em aviões.

4. (D5 – Identificar o tema de um texto)

Qual é o tema central do texto?

a) A rotina de trabalho da comissária de bordo.
b) O nervosismo de uma passageira em sua primeira viagem de avião.
c) O desembarque dos passageiros em diferentes escalas.
d) As dificuldades de comunicação dentro de um avião.

5. (D7 – Estabelecer relação entre partes do texto)

Quando a moça pergunta: “É possível a gente cair no mar, moço?”, a resposta de Sérgio Ramiro mostra que ele:

a) Estava tão nervoso quanto ela.
b) Não sabia o que responder.
c) Tentava tranquilizá-la usando a fé em Deus.
d) Mudou de assunto para encerrar a conversa.

6. (D10 – Distinguir fato de opinião)

Qual das frases abaixo expressa uma opinião presente no texto?

a) “Os passageiros entravam no avião.”
b) “O avião tem banheiro.”
c) “A vida é curta e deve ser intensa.”
d) “Não, porque Deus está conosco, senhorita!”

7. (D12 – Identificar o efeito de sentido do uso de recursos linguísticos)

O uso de travessões no texto tem a função de:

a) Destacar o pensamento da moça.
b) Marcar o início e o fim das falas dos personagens.
c) Separar trechos importantes do narrador.
d) Indicar o título e subtítulo do texto.


📘 Gabarito Comentado

1. (D1 – Localizar informações explícitas no texto)

Resposta correta: c) A moça loira.
👉 No texto, a moça loira é quem faz várias perguntas ao senhor Sérgio Ramiro. Essa questão avalia a habilidade de localizar informações explícitas.


2. (D2 – Inferir o sentido de uma palavra ou expressão)

Resposta correta: b) Que ela ficou tímida ou envergonhada.
👉 A expressão “riu, sem graça” não significa engraçado, mas sim constrangida ou tímida. Essa questão avalia a inferência de sentido contextual.


3. (D3 – Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros)

Resposta correta: b) Narrar de forma divertida a experiência de uma passageira.
👉 O texto é uma narrativa curta com humor leve, mostrando o nervosismo da moça. O objetivo não é ensinar nem convencer, mas contar uma história.


4. (D5 – Identificar o tema de um texto)

Resposta correta: b) O nervosismo de uma passageira em sua primeira viagem de avião.
👉 O texto gira em torno da primeira experiência da moça viajando de avião e suas dúvidas.


5. (D7 – Estabelecer relação entre partes do texto)

Resposta correta: c) Tentava tranquilizá-la usando a fé em Deus.
👉 A resposta do senhor Sérgio “Não, porque Deus está conosco” mostra sua tentativa de acalmar a moça, relacionando a pergunta dela com sua resposta.


6. (D10 – Distinguir fato de opinião)

Resposta correta: d) “Não, porque Deus está conosco, senhorita!”
👉 Essa frase expressa uma opinião ou crença pessoal do personagem, diferente das demais, que são informações factuais ou neutras.


7. (D12 – Identificar o efeito de sentido do uso de recursos linguísticos)

Resposta correta: b) Marcar o início e o fim das falas dos personagens.
👉 Os travessões organizam a narrativa, sinalizando o diálogo. Avalia-se aqui o efeito de sentido de um recurso linguístico.


 

Nenhum comentário