IDEB, SAEB - EXERCÍCIOS DE MATEMÁTICA
MATEMÁTICA - 5º ANO
D13- Valor absoluto e relativo
D7- Medidas de capacidade
D9, D8- Medidas de tempo
D10 - Sistema monetário(trocas)
D16- decomposição
D23- Sistema monetário
D25 - números decimais
D24 - fração
D26 - porcentagem
D7 - medidas de comprimento
D5- ampliação
1-Marque a alternativa que possui o antecessor dos números
abaixo:
125.699 – 428.000 – 19.001 – 0,10
a) 125.700 – 428.002 – 19.002 – 0,11
b) 125.698 – 428.001 – 18.989 – 0,09
c) 125.698 – 427.999 – 19.000 – 0,09
d) 125.700 – 427.999 – 18.999 – 0,12
2- Marque um x na alternativa que apresenta o valor absoluto do
número 369.574.
a) 6
b) b) 600
c) c) 6.000
d) d) 60.000
3- João
Pedro montou uma barraca de sucos na festa da escola, vendeu 50 copos de 200ml.
Sabendo-se que ele havia feito 12 litros de suco. Quantos litros sobraram?
a) 1litro
b) 2
litros
c) 5
litros
d) 10
litros
4- Papai
viaja muito. A última viagem durou 63 dias. Esse tempo é o mesmo que:
a) 8
semanas e 3 dias.
b) 9
semanas.
c) 10
semanas.
d) 12
semanas e 3 dias.
5- Na escola em que Simone estuda, foi
apresentada uma peça teatral sobre a importância da reciclagem de lixo. O
relógio a seguir mostra a hora de início e término da peça. Quanto tempo de
duração teve a apresentação?
a) 1 hora.
b) 20
minutos.
c) 45
minutos.
d) 55
minutos.
6- Joana
tinha R$ 200,00 e gastou, dessa quantia, três notas de 20 reais, quatro notas
de 10 reais, duas de 5 reais, cinco notas de 1 real e dez moedas de 0,50
centavos. Quantos reais sobraram?
a) R$
80,00
b) R$
84,50
c) R$
120,00
d) R$
163,50
7- Um
feirante levou dois centos de laranjas para vender na feira, dessas, vendeu um
cento, quatro dezenas e oito unidades. O número de laranjas que sobrou foi:
a) 48
b) 52
c) 148
d) 152
8-
Observe o numeral 128784, sua decomposição é:
a)
128+784 unidades
b)
10000+20000+700+80+4
c)
100+20+8+784
d)
100000+20000+8000+700+80+4
9- Uma TV
de vinte polegadas pode ser comprada em 10 pagamentos de R$ 66,39 ou em 5
pagamentos de R$ 104,47. Se for comprada em 5 vezes, a economia em relação ao
valor final pago em 10 vezes será de:
a) R$
38,08
b) R$
141,55
c) R$
190,40
d) R$
380,57
10-
Colocando os números decimais 2,05; 2,12; 2,1; 2,25 em ordem crescente, têm-se:
a) 2,05;
2,12; 2,1; 2,25
b) 2,05;
2,1; 2,12; 2,25
c) 2,1;
2,12; 2,05; 2,25
d) 2,1;
2,12; 2,25; 2,05
11- O número
representado pela fração 1/4 é:
a) 0,10
b) 0,25
c) 0,4
d) 0,45
12- A 4ª série da professora Helena tem 36 alunos. Ela organizou
um passeio onde todos os alunos foram. Como em todo passeio deve-se levar
lanche, a professora distribuiu da seguinte maneira: 25% dos alunos levaram
refrigerantes, 25% levaram doces e 50% levaram salgados. A porcentagem de
alunos que levaram refrigerantes e salgados é de:
a) 25%
b) 50%
c) 75%
d) 100%
13- Caio
percorreu 3000 metros de bicicleta em 30 minutos. Quantos quilômetros (km) ele
percorrerá em 1 hora?
a) 6 km
b) 9 km
c) 60 km
d) 90 km
14- A figura abaixo mostra o
tamanho da horta de Pedro e de JoãoHorta de Pedro
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Horta de
João
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Marque a alternativa correta sobre
elas.
a)
A horta de Pedro é 3x maior que a de João.
b)
A horta de Pedro é 2x menor que a de João.
c)
A horta de João é 2x maior que a de Pedro.
d)
A horta de João é 3x maior que a de Pedro.
15- A população de Corumbá, no Mato Grosso do Sul,
é de 95.704 habitantes. O número de pessoas que moram em Corumbá escrito por
extenso é:
a)
Noventa e cinco mil setecentos e quatro habitantes
b) Noventa e cinco mil e setenta e quatro
habitantes
c) Noventa e cinco mil, setecentos e quarenta
habitantes
d) Noventa e cinco mil e setenta e quarenta
habitante
17- Um garoto completou
31.960 bolinhas de gude em sua coleção. Esse número é composto de
(A) ) 3 centena de milhar, 1
unidade de milhar, 9 dezenas e 6 unidades.
(B) 3 dezenas de milhar1
unidade de milhar, 9 centenas e 6 dezenas.
(C) ) 3 dezenas de milhar,1
unidade de milhar, 60 unidades.
(D) ) 3 dezenas de milhar,
1 unidade de milhar, 90 unidades.
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