Exercícios de gramática contextualizada para o 5º ano - Hora de Colorir - Atividades escolares

Exercícios de gramática contextualizada para o 5º ano

 


Leia o texto abaixo.

             Eu não sei como começou todo esse papo de Lobo Mau, mas está completamente errado. Talvez seja por causa de nossa alimentação. Olha, não é culpa minha se os lobos comem bichos engraçadinhos como coelhos e porquinhos. É apenas nosso jeito de ser. Se os cheesburgers fossem uma gracinha, todos iam achar que você é Mau (...)

             No tempo do Era Uma Vez, eu estava fazendo um bolo de aniversário para minha querida vovozinha.

             Eu estava com um resfriado terrível, espirrando muito.

             Fiquei sem açúcar.

             Então resolvi pedir uma xícara de açúcar emprestado para o meu vizinho.

             Agora, esse vizinho era um porco.

             E não era muito inteligente também.

             Ele tinha construído a sua casa toda de palha.

             Dá para acreditar? Quero dizer, quem tem a cabeça no lugar não constrói uma casa de palha (...)

                                                                   Jon Scieszka

1- Em qual frase aparece um comentário irônico do narrador sobre a alimentação dos leitores?

(A)              Não é culpa minha se os lobos comem bichos engraçadinhos.

(B)              Eu estava fazendo um bolo de aniversário para minha querida vovozinha.

(C)              Se os cheesburgers fossem uma gracinha, todos iam achar que você é Mau.

(D)             Talvez seja por causa de nossa alimentação.

 

2- Na segunda e terceira frases doo texto acima existem dois pronomes possessivos, que são respectivamente:

(A)              Nossa, sua            (B) Minha, sua          (C) Sua, minha             (D) Nossa, minha 

 

3- O pronome que se repete três vezes no texto é:

(A)              Do caso oblíquo.                          (C) De tratamento.  

(B)              Do caso reto.                                (D) Possessivo.

 

4- “Eu estava com um resfriado terrível, espirrando muito”. O verbo destacado na frase está no tempo:

(A)              Presente                                         (C) Pretérito imperfeito

(B)              Pretérito perfeito                             (D) Pretérito Mais-Que-Perfeito

 

Leia o diálogo:

             _ Manhêêê! O Davi me bateu.

             _ Bateu, porquê Davi, deixe sua irmã em paz!

             _ Manhêêê! Ele me bateu de novo!

             _ Por que ele está batendo em você?

             _ Só porque eu estou beliscando ele.

 

Agora, explique o emprego da palavra em destaque no:

2º parágrafo - _________________________________________________________

4º parágrafo - __________________________________________________________

5º parágrafo - _________________________________________________________

__________________________________________________________

Leia a piada abaixo:

             Juquinha foi visitar  o Museu Histórico. Aí cansou de andar e sentou-se numa cadeira belíssima que estava no centro da sala. Veio o guarda:

             _ Meu filho, você não pode sentar aí. Esta  é do Pedro I.

             E o Juquinha:

             _ Não tem problema. Quando ele chegar eu me levanto.

 

Fonte: Lucas Samuel, Jaboatão/Pernambuco. Revista Ciência Hoje das crianças, nº 78 – março/1988.

1- O Pedro da piada era:

(A)              Amigo do Juquinha.                             (C) Professor de História.

(B)              Guarda do Museu.                               (D) Imperador do Brasil.

2- No primeiro parágrafo existe um pronome:

(A)              Do caso reto.                                        (C) Do caso oblíquo.

(B)              Possessivo.                                           (D) Demonstrativo.

 

3- Na frase do primeiro parágrafo há um adjetivo que é:

(A)              Cadeira        

(B) Museu            

(C) centro               

(D) belíssima

 

4- “Quando ele chegar eu me levanto!” A expressão destacada é um verbo no tempo:

(A)              Futuro do presente

(B)              Presente

(C)              Pretérito perfeito

(D)             Futuro do pretérito

Texto I                                           O Lobo-Guará

             Um lobo-guará adulto mede 1,50 a 1,80 m, do focinho à ponta da cauda. Pesa em média 23 kg e mede 1 m de altura. É desproporcionalmente alto, devido ao grande comprimento das pernas, que são muito finas. Sua cor é vermelho-fogo, mais escuro no dorso*. O focinho e os pés são pretos. Na garganta há uma mancha branca e a cauda é amarelada.

                           O caçador solitário, de Carlos Queiroz Telles.

Dorso*= costas

 

Texto II                                Como descobrir o que você nasceu para fazer?

 {...}

Uma boa escolha de carreira significa optar por fazer aquilo que você mais gosta. Descobrir o que fazer na sua vida profissional significa compreender o seu desejo e persegui-lo com alegria e obstinação. Para isso é fundamental prestar atenção em si mesmo. Repare nas suas pequenas e grandes instituições, nas suas preferências mais sutis e também naquelas mais expressivas. Não ignore os semáforos. Siga as placas. Todas as respostas de que você precisa, como não poderia deixar de ser, estão em você mesmo e no modo como você se relaciona com o mundo.

{...}

                                  E agora, o que eu faço?! Adriano Silva

1- No texto I, as expressões destacadas são substantivos:

(A)             Próprios          (B) Comuns           (C) Primitivos             (D) Compostos

 

2- No texto II, há um pronome de tratamento que é:

(A)             Você           (B) Vossa Majestade           (C) Vossa Excelência          (D) Senhor

     

3- Podemos usar o pronome de tratamento acima, com:

(A)              Reis e rainhas.                                        (C) Pessoas de cerimônia.

(B)              Familiares e amigos.                               (D) Príncipes e princesas.

     

4- Quantas vezes esse pronome de tratamento se repete no texto?

(A)               3                  (B) 4                    (C) 2                     (D) 5

    

5- Em relação ao texto I, o adjetivo que se refere à perna do lobo-guará é:

(A)              Amareladas

(B)              Escuro

(C)              Pretos

(D)              Finas

Nenhum comentário