A rã e o touro - Interpretação de fábula para o 3º Ano
ATIVIDADES ALINHADAS À BNCC
(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.
(EF02LP01) Utilizar, ao produzir o texto, grafia correta de palavras conhecidas ou com estruturas silábicas já dominadas, letras maiúsculas em início de frases e em substantivos próprios, segmentação entre as palavras, ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação.
(EF02LP08) Segmentar corretamente as palavras ao escrever frases e textos.
(EF03LP05) Identificar o número de sílabas de palavras, classificando-as em monossílabas, dissílabas, trissílabas e polissílabas.
A RÃ E O TOURO
Ao ver o tamanho do touro, cheia de inveja,
uma rã começou a se encher de ar para
ficar grande como ele.
Tanto se esticou e se encheu de ar
que estourou e desapareceu-se.
(Fábula de Esposo recontada por Adson Vasconcelos)
1- Qual dos nomes das personagens contém um encontro vocálico?
___________________________________________________________________
2- Copie uma palavra do texto para cada um destes encontros vocálicos.
a) ou ____________________________
b) eu ____________________________
c) ei _____________________________
3- Que palavra do texto representa o que a rã sentiu ao se comparar com o touro?
___________________________________________________________________
4- O que você achou da atitude da rã?
________________________________________________________________
5- Qual destes nomes tem o mesmo encontro vocálico presente no título do texto? Circule-o.
BOI - COTOVIA - HIENA - LEÃO - GAIVOTA - PAVÃO - CÃO - BESOURO -
**************************************************************************
SEPARANDO PALAVRAS
1- A tecla de espaço do computador estava quebrada. Veja como o texto ficou sem espaço
entre as palavras.
BATATINHAQUANDONASCE
ESPALHARAMPELOCHÃO
MENININHAQUANDODORME
PÕEAMÃONOCORAÇÃO.
a) Passe um traço colorido separando cada palavra da quadrinha acima.
b) Copie a quadrinha, incluindo espaço entre as palavras.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2- Os espaços entre as palavras nesta quadrinha estão errados. Junte-se com um(a) colega e reescrevam o texto, acertando os espaços.
LÁEM CIMADAQ UELEMORRO
PASS ABOI,PASSABOIA DA
TAM BÉMPAS SAMENININHA
DAPE LEDOU RADA.
___________________________________________________________________
__________________________________________________________________
ENCONTRO CONSONANTAL
1- Leia este trava-língua:
Túlio, traga três pratos de trigo para três tigres tristes.
a) Em qual palavra deste trava-língua há encontro vocálico?
___________________________________________________________________
b) Em quais palavras do trava-língua há encontro de consoantes?
___________________________________________________________________
__________________________________________________________________
c) Reescreva o trava-língua, trocando a palavra três por quatro.
__________________________________________________________________
___________________________________________________________________
d) Retire do trava-língua estas palavras.
Nome dos personagens
Nome de um utensílio
Nome de um vegetal
2- Que palavra é?
a) Começa com um encontro consonantal entre B e R.
b) É o primeiro nome de uma personagem de história infantil.
c) É amiga de sete anões.
d) É o nome de uma cor.
3- Circule as palavras que contêm encontro consonantal.
TRATOR - GIRAFA - GRAMA - LEBRE - BURACO -
Respostas da fabula a rã e o touro ?
ResponderExcluirQual dos nomes das personagens contem um encontro vocálico A rã e o touro
Excluir