A rã e o touro - Interpretação de fábula para o 3º Ano - Hora de Colorir - Atividades escolares

A rã e o touro - Interpretação de fábula para o 3º Ano

ATIVIDADES ALINHADAS À BNCC

(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.
(EF02LP01) Utilizar, ao produzir o texto, grafia correta de palavras conhecidas ou com estruturas silábicas já dominadas, letras maiúsculas em início de frases e em substantivos próprios, segmentação entre as palavras, ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação.
(EF02LP08) Segmentar corretamente as palavras ao escrever frases e textos.
(EF03LP05) Identificar o número de sílabas de palavras, classificando-as em monossílabas, dissílabas, trissílabas e polissílabas.



               



A RÃ E O TOURO

Ao ver o tamanho do touro, cheia de inveja,
uma rã começou a se encher de ar para
ficar grande como ele.
Tanto se esticou e se encheu de ar
que estourou e desapareceu-se.


(Fábula de Esposo recontada por Adson Vasconcelos)


1- Qual dos nomes das personagens contém um encontro vocálico?
___________________________________________________________________


2- Copie uma palavra do texto para cada um destes encontros vocálicos.
a) ou ____________________________
b) eu ____________________________
c) ei _____________________________


3- Que palavra do texto representa o que a rã sentiu ao se comparar com o touro?
___________________________________________________________________


4- O que você achou da atitude da rã?
________________________________________________________________


5- Qual destes nomes tem o mesmo encontro vocálico presente no título do texto? Circule-o.
BOI - COTOVIA - HIENA - LEÃO - GAIVOTA - PAVÃO - CÃO - BESOURO -


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SEPARANDO PALAVRAS
1- A tecla de espaço do computador estava quebrada. Veja como o texto ficou sem espaço
entre as palavras.


BATATINHAQUANDONASCE
ESPALHARAMPELOCHÃO
MENININHAQUANDODORME
PÕEAMÃONOCORAÇÃO.


a) Passe um traço colorido separando cada palavra da quadrinha acima.


b) Copie a quadrinha, incluindo espaço entre as palavras.
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2- Os espaços entre as palavras nesta quadrinha estão errados. Junte-se com um(a) colega e reescrevam o texto, acertando os espaços.


LÁEM CIMADAQ UELEMORRO
PASS ABOI,PASSABOIA DA
TAM BÉMPAS SAMENININHA
DAPE LEDOU RADA.


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__________________________________________________________________


ENCONTRO CONSONANTAL



1- Leia este trava-língua:


Túlio, traga três pratos de trigo para três tigres tristes.


a) Em qual palavra deste trava-língua há encontro vocálico?
___________________________________________________________________


b) Em quais palavras do trava-língua há encontro de consoantes?
___________________________________________________________________
__________________________________________________________________


c) Reescreva o trava-língua, trocando a palavra três por quatro.
__________________________________________________________________


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d) Retire do trava-língua estas palavras.


Nome dos personagens
Nome de um utensílio
Nome de um vegetal

2- Que palavra é?

a) Começa com um encontro consonantal entre B e R.
b) É o primeiro nome de uma personagem de história infantil.
c) É amiga de sete anões.
d) É o nome de uma cor.


3- Circule as palavras que contêm encontro consonantal.


TRATOR - GIRAFA - GRAMA - LEBRE - BURACO -

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