Interpretação de carta- 4º e 5º ano - Hora de Colorir - Atividades escolares

Interpretação de carta- 4º e 5º ano

                                                       ATIVIDADE ALINHADA À BNCC


(EF04LP10) Ler e compreender, com autonomia, cartas pessoais de reclamação, dentre outros gêneros do Campo da Vida Cotidiana, de acordo com as convenções do gênero carta e considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto. 
(EF35LP16) Identificar e reproduzir, em notícias, manchetes, lides e corpo de notícias simples para público infantil e cartas de reclamação (revista infantil), digitais ou impressos, a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros, inclusive em suas versões orais. 




Nas cartas, as pessoas “matam” a saudade de quem está distante.
Vamos ler uma carta? Ela foi escrita por uma menina para a prima dela.


1- Quem escreveu a carta que você acabou de ler?
_________________________________________________________________

2- Para quem a carta foi escrita?
________________________________________________________________


3- a que faixa etária pertence a autora da carta?
(   ) são adultos (   ) são crianças
(   ) são ídolos (   ) adolescentes

4- Em sua opinião, quem é Pepê?

__________________________________________________________________________________________________________________________________


5- Uma carta costuma conter as seguintes partes:

local e data saudações assunto
          despedida     assinatura


Identifique esses elementos na carta lida.















6- Releia:
“A gente não se desgrudava um só minuto”.


a) A linguagem empregada por Bruna aproxima-se da linguagem que usamos no dia-a-dia. Encontre na carta outros trechos que evidencie esse fato e anote-os.
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

b) Discuta com os colegas e o professor sobre o(s) motivo(s) de Bruna empregar em sua carta uma linguagem parecida com a linguagem falada no dia-a-dia. Em seguida, anote suas conclusões.
________________________________________________________________________________________________________________________________
 
7- Copie da carta uma frase:
interrogativa:_______________________________________________________
exclamativa:_______________________________________________________
negativa:__________________________________________________________
afirmativa:_________________________________________________________

8- Separe as sílabas e classifique:
perguntando:______________________________________________________
novamente:________________________________________________________
terminando:_______________________________________________________
desgrudava:_______________________________________________________

9- Escreva o tempo dos verbos retirados do texto:
poderei:__________________________________
conquistou:_______________________________
vejo:____________________________________

Nenhum comentário