História - Os espaços públicos e privados - Hora de Colorir - Atividades escolares

História - Os espaços públicos e privados

Atividades Alinhadas à BNCC

Disciplina: História

 

A cidade, seus espaços públicos e privados e suas áreas de conservação ambiental.

 (EF03HI09) Mapear os espaços públicos no lugar em que vive (ruas, praças, escolas, hospitais, prédios da Prefeitura e da Câmara de Vereadores etc.) e identificar suas funções.
(EF03HI10) Identificar as diferenças entre o espaço doméstico, os espaços públicos e as áreas de conservação ambiental, compreendendo a importância dessa distinção e o respeito às normas de convívio nos mesmos.


Os espaços públicos dos bairros

Todos os bairros possuem espaços que são responsabilidades dos governos – ou seja, devem ser construídos e mantidos pelos governantes – e podem ser frequentados por todas as pessoas. Eles são chamados de espaços públicos.

Bibliotecas, hospitais, parques, ruas, estradas e avenidas são exemplos de espaços públicos. Há espaços públicos que oferecem serviços essenciais à população, como educação, saúde e lazer.

Os espaços públicos são mantidos pelos governantes por meio dos impostos (dinheiro pago por pessoas e empresas aos governos para que eles possam garantir serviços públicos em geral); portanto, pertencem a todas as pessoas. Por isso, eles devem ser acessíveis a todos, inclusive a crianças, idosos, gestantes e pessoas com deficiência física. Isso significa que devem ser planejados e construídos de modo que todos possam utilizá-los.

Todas as pessoas são responsáveis pela conservação dos espaços públicos. Assim, devem colaborar com sua limpeza e utilizá-los sem estragar.

 

1)    Marque com um X as ilustrações em que há espaços públicos.



As propriedades particulares dos bairros

Além dos espaços públicos, os bairros contam com diversos outros locais que podem ou não ser frequentados pelas pessoas em geral. Esses locais pertencem a um ou mais donos, que são responsáveis por eles. São as chamadas propriedades particulares.


As moradias são um exemplo de propriedade particular. Estabelecimentos comerciais (lojas, supermercados, padarias, shopping), fábricas e locais de prestação de serviços (consultórios médicos, oficinas mecânicas, salões de beleza) também são propriedades particulares. Escolas, hospitais e bancos, por exemplo, podem ser propriedades particulares.    


1)    Pinte de azul o nome dos espaços públicos e de verde o nome das propriedades privadas e responda as questões:

praça

 

shopping

supermercado

biblioteca municipal

escola municipal

posto de saúde

 

restaurante

 

a)    Quais dos espaços públicos acima existem no lugar onde você vive?

R.____________________________________________________________

______________________________________________________________

______________________________________________________________

 

b)   Há algum serviço ou comércio que não existe no lugar onde você mora, mas que você e seus familiares gostariam que existisse? Quais?

R.____________________________________________________________

  
Sugestão de vídeos






 

Contribuição da Professora Luiza Leme
 

Nenhum comentário