Interpretação de lenda - Kuát e Iaê, a conquista do dia - COM GABARITO - Hora de Colorir - Atividades escolares

Interpretação de lenda - Kuát e Iaê, a conquista do dia - COM GABARITO



KUÁT E IAÊ – A CONQUISTA DO DIA


No princípio só havia a noite. Os irmãos Kuát e Iaê - o Sol e a Lua -já haviam sido criados, mas não sabiam como conquistar o dia. Este pertencia a Urubutsim (Urubu-rei), o chefe dos pássaros.

Certo dia os irmãos elaboraram um plano para capturá-lo. Cons­truíram um boneco de palha em forma de uma anta, onde deposita­ram detritos para a criação de algumas larvas. Conforme seu pedido, as moscas voaram até as aves, anunciando o grande banquete que havia por lá, levando também a elas um pouco daquelas larvas, seu alimento preferido, para convencê-las. E tudo ocorreu conforme Kuát e Iaê haviam previsto.

Ao notarem a chegada de Urubutsim, os irmãos agar­raram-no pelos pés e o prenderam, exigindo que este lhes entregasse o dia em troca de sua liberdade. O prisioneiro resistiu por muito tempo, mas acabou cedendo. Solicitou então ao amigo Jacu que este se enfeitasse com penas de araras vermelhas, canitar e brincos, voasse à aldeia dos pássaros e trouxesse o que os irmãos queriam.

Pouco tempo depois, descia o Jacu com o dia, deixando atrás de si um magnífico rastro de luz, que aos poucos tudo iluminou. O chefe dos pássaros foi libertado e desde então, pela manhã, surge radiante o dia e à tarde vai se esvaindo, até o anoitecer.

 

 

Walde-mar de Andrade Silva. Lendas e mitos dos índios brasileiros.

Vocabulário

Detrito: sobras ou restos de uma ou mais substâncias.

Canitar: adorno de penas.

Esvair-se: desfazer- -se, desaparecer.

 

 

1-    Qual foi o plano elaborado pelos irmãos Sol e Lua para conquistar o dia?

PRENDER URUBUTSIM PARA OBRIGÁ-LO A ENTREGAR O DIA.

 

2-    Como Urubutsim  caiu na armadilha?

ELE FOI ATRÁS DO BANQUETE ANUNCIADO E ACABOU PRESO PELOS IRMÃOS.

 

3-    O que o Urubu-rei pediu ao pássaro Jacu?

QUE BUSCASSE O DIA NA ALDEIA DOS PÁSSAROS PARA QUE ELE PUDESSE SER LIBERTADO POR KUÁT E IAÊ.

 

4-    Você acha que é possível um pássaro ser o “dono” do dia?

ESPERA-SE QUE OS ALUNOS PERCEBAM QUE ESSA É A PARTE “MÁGICA” DA HISTÓRIA, O QUE A CARACTERIZA COMO LENDA.

 

5-    Releia este trecho:

 

“Conforme seu pedido, as moscas voaram até as aves, anunciando o grande banquete que havia por lá(...).”

 

a)    Como era esse banquete anunciado pelas moscas?

ERA UM BANQUETE DE LARVAS.

 

6-    Existe algum elemento da narrativa que faz parte do nosso dia a dia?

O dia e a noite, o Sol e a Lua.

 

7-    Por que os indígenas criaram mitos para explicar os fenômenos da natureza?

Resposta pessoal. Comentar que os indígenas criaram mitos pela necessidade de explicar o mundo que os rodeava. Eles criaram esses mitos com base em suas crenças e na observação da natureza.

 

8-    Leia o trecho:

 

“O chefe dos pássaros foi libertado e desde então, pela manhã, surge radiante o dia e à tarde vai se esvaindo, até o anoitecer.”

 

a)    Reescreva-o  substituindo as palavras destacadas por sinônimos.

RADIANTE: BRILHANTE

ESVAINDO: DESAPARECENDO

 

 


CLIQUE NO LINK ABAIXO PARA FAZER O DOWNLOAD DESTA ATIVIDADE:

Nenhum comentário