OS biomas brasileiros
(EF07GE11) Caracterizar dinâmicas dos componentes físico-naturais (rochas, relevo, solo, clima, hidrografia, vegetação) no território nacional, bem como sua distribuição e biodiversidade (Florestas Tropicais, Cerrados, Caatingas, Campos Sulinos e Mata de Araucária)
BIOMAS
Bioma é o conjunto de ecossistemas com vegetação e clima semelhantes. Os seres vivos que habitam cada bioma estão adaptados a sobreviver nele.
O Brasil, por ser um país muito grande, abriga diversos biomas, com tipos de clima e de ecossistema diferentes, onde vivem milhares de espécies de seres vivos. Por isso, o Brasil é considerado o país com maior diversidade do mundo.
Entre os biomas brasileiros podemos destacar:
01 - a floresta amazônica ,
02 - a mata atlântica ou floresta atlantica,
03 - a caatinga,
04 - o cerrado,
05 - o pantanal,
06 - os campos,
07 - o manguezal.
01. A floresta Amazônica
A floresta Amazônica é o maior bioma brasileiro. Além de ocupar a Região Norte e parte das Regiões Nordeste e Centro-Oeste do país, ela ainda se estende por países vizinhos.
O clima desse é quente e úmido e há muita chuva ao longo do ano. A matéria orgânica originada dos seres vivos da floresta se deposita no solo, enriquecendo-o com nutrientes de que as a precisam para viver.
Esse bioma é formado por florestas que abrigam uma enorme diversidade de formas de vida. Nele existem algumas florestas que são periodicamente inundadas pelas águas dos rios podendo passar até metade do ano assim e apresentam grande quantidade de árvores, cipós, plantas aquáticas e epífitas.
O desmatamento é a principal ameaça à floresta amazônica. A retirada da floresta está associada a diversos motivos, como extração ilegal de madeira, a criação de áreas para pastagem e plantio, a construção de estradas entre outros.
02. A mata Atlântica
A mata Atlântica ou floresta atlântica ocupa grande parte da região mais próxima à costa brasileira, desde o Rio Grande do Norte até o Rio Grande do Sul.
Esse bioma é composto de florestas com muitas epífitas, como bromélias e orquídeas. A diversidade de seres vivos também é muito grande nesse bioma.
O clima na mata atlântica é bastante chuvoso e quente, mas nas regiões Sul e Sudeste a temperatura diminui no inverno.
Devido ao intenso crescimento urbano em áreas de mata Atlântica ao longo dos anos, esse bioma foi bastante devastado e muitas de suas espécies típicas estão ameaçadas de extinção.
03. A caatinga
A caatinga ocupa grande parte dos estados do Nordeste e também o norte de Minas Gerais e é um bioma exclusivo do Brasil.
O clima da caatinga é quente e com longos períodos de seca. Nesse bioma, as arvores são baixas, e há muitos arbustos com ramos cheios de espinhos. Muitas plantas típicas da caatinga conseguem acumular agua em seu corpo e sobreviver aos períodos de seca.
A caatinga sofreu muitas alterações no decorrer dos anos. Grande parte da vegetação natural foi removida para o cultivo de vegetais e a criação de pastos. Atualmente, a principal causa de destruição da caatinga é a extração de madeira para a produção de lenha e carvão.
04. O cerrado
O cerrado é o segundo maior bioma brasileiro e ocupa a parte central do Brasil, estendendo-se por outras regiões.
A vegetação do cerrado é caracterizada por árvores baixas, com tronco retorcido, e pela presença de vegetação rasteira com muitas gramíneas.
No verão, o clima do cerrado é quente, chuvoso e, no inverno, é frio e seco.
O subsolo do cerrado guarda uma grande riqueza: diversos reservatórios de água doce. Muitas nascentes de rios estão localizadas nesse bioma.
Muitas espécies de plantas estão adaptadas à ocorrência de queimadas naturais. Hoje, o entanto, a maior parte das queimadas é provocada pelo ser humano. Elas podem acontecer repetidas vezes e de forma descontrolada, ameaçando a sobrevivência de plantas e animais.
Além das queimadas, uma das maiores ameaças a esse bioma é a expansão do desmatamento para a introdução de áreas para plantações e passagens.
05. O pantanal
O pantanal ocupa parte da região Centro-Oeste do Brasil, além de áreas de países vizinhos.
Sua vegetação é semelhante à do cerrado. O clima do pantanal é quente e chuvoso no verão e mais frio e seco no inverno. No período das secas, a água fica limitada aos rios. Já no verão, que é período das cheias, o solo fica encharcado com a água das chuvas, passando a formar grandes regiões alagadas e cobrindo parte da vegetação.
O pantanal abriga muitas espécies de peixes, aves, mamíferos e répteis: algumas delas, como a onça suçuarana, estão ameaçadas de extinção.
A região do pantanal recebe muitos turistas, que procuram conhecer esse bioma e alguns de seus animais.
06. Os campos
Esse bioma está localizado principalmente no Rio Grande do Sul e estende-se para países vizinhos.
Sua vegetação é rasteira, formada por gramíneas, alguns arbustos e poucas árvores.
O clima dos campos é frio e úmido. No inverno, as temperaturas podem ser negativas e ocorrem geadas. Na maioria das vezes, as chuvas estão regulares e ocorrem o ano todo. Não há períodos marcados de secas.
Atualmente, as áreas onde existiriam os campos estão muito devastadas. Grande parte desse bioma foi transformada em pastagem para a criação de gado ou em plantações.
07. O manguezal
O manguezal está distribuído desde a zona costeira do Amapá até Santa Catarina. Esse bioma é característico das áreas onde a água doce dos rios encontra a água do mar. Nele a vegetação apresenta árvores com raízes ramificadas e com partes aéreas, que permitem que elas se sustentem no solo lamacento e absorvam o gás oxigênio do ar.
No solo do manguezal, frequentemente invadido pela maré, existe uma grande riqueza de matéria orgânica que comporta uma complexa cadeia alimentar. Muitos animais se reproduzem, se alimentam e/ou crescem nos mangues como os camarões, algumas espécies de peixes como tainhas e robalos. Muitas aves também procuram os mangues para procriar, outras para se alimentar ou descansar nos seus voos migratórios. Pela sua riqueza, diversidade e condições naturais os manguezais são considerados como um dos ecossistemas mais produtivos do Brasil, mas infelizmente grandes áreas dele já foram destruídas com o crescimento das cidades litorâneas.
(Fonte: Projeto Buriti – Ciências – 5º ano – 2º edição – São Paulo, 2011.- páginas 25 a 37).
Vocabulário:
a) Epífitas são plantas que vivem sobre outras plantas, utilizando-as como apoio para conseguir maior luminosidade. Possuem raízes aéreas que podem atingir vários metros de comprimento antes de alcançar o solo. Essas plantas não são parasitas, pois extraem seus nutrientes da água que goteja de outras plantas. Exemplos: as samambaias, orquídeas e bromélias.
b) Gramíneas são aquelas conhecidas como capins ou relvas.
c) Arbustos são plantas duradouras (perenes), de caule central, robusto e lenhoso, menor que uma árvore.
01. Responda.
a) O que é um bioma?
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
b) Quais os principais biomas existentes no território brasileiro?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.
02. Numere a segunda coluna de acordo com a primeira.
(1) Floresta Amazônica
(2) Manguezal
(3) Mata Atlântica
(4) Caatinga
(5) Cerrado
(6) Pantanal
(7) Campos/Pampas
(___) Estado do Rio Grande do Sul
(___) Parte central do Brasil, estendendo-se por outras regiões.
(___) Zona costeira do Amapá até Santa Catarina.
(___) Rio Grande do Norte até o Rio Grande do Sul, na região mais próxima à costa brasileira.
(___) Parte da região Centro-Oeste do Brasil.
(___) Região Norte e parte das Regiões Nordeste e Centro-Oeste.
(___) Região Nordeste e também o norte de Minas Gerais.
_____________________________________________________________________________
02. Complete.
a) O bioma _ ______________________ apresenta florestas densas e em algumas regiões inundadas pois o clima é quente e úmido e há muita chuva ao longo do ano.
b) O clima quente e com longos períodos secos do bioma __________________ faz com que as árvores sejam baixas e que os arbustos apresentem ramos cheios de espinhos que ajudam a planta a acumular agua em seu corpo e sobreviver aos períodos de seca.
c) O bioma ______________________ já bastante devastado é composto de florestas com muitas epífitas, como bromélias e orquídeas. O clima é bastante chuvoso e quente, mas nas regiões Sul e Sudeste a temperatura diminui no inverno.
d) A vegetação rasteira, formada por gramíneas, alguns arbustos e poucas árvores do bioma ___________________________ resiste ao clima frio e úmido sujeitos a geadas em certo período do ano.
e) A vegetação do bioma________________________ é formada de árvores com raízes ramificadas e com partes aéreas, que permitem que elas se sustentem no solo lamacento, absorvam o gás oxigênio do ar e sobrevivam à região banhada pela mistura de água doce dos rios e a água do mar.
f) No bioma _______________________________vegetação é semelhante à do cerrado. No verão, que é período das cheias, o solo fica encharcado com a água das chuvas, passando a formar grandes regiões alagadas e cobrindo parte da vegetação.
g) A vegetação do______________________ é caracterizada por árvores baixas, com tronco retorcido, e pela presença de vegetação rasteira com muitas gramíneas. Muitas espécies de plantas estão adaptadas à ocorrência de queimadas naturais por causa do clima quente e chuvoso no verão e frio e seco no inverno.
Post a Comment