Cadeia alimentar - 4º ano - Hora de Colorir - Atividades escolares

Cadeia alimentar - 4º ano

Atividades alinhadas à BNCC
(EF04CI04) Analisar e construir cadeias alimentares, reconhecendo a posição ocupada pelos seres vivos nessas cadeias e o papel do Sol como fonte primária de energia na produção de alimentos.Diferenciar seres autótrofos e heterótrofos, compreendendo o papel dos produtores, consumidores e decompositores na cadeia alimentar.
(EF04CI05) Descrever e destacar semelhanças e diferenças entre o ciclo da matéria e o fluxo de energia entre os componentes vivos e não vivos de um ecossistema.
(EF04CI06) Relacionar a participação de fungos e bactérias no processo de decomposição, reconhecendo a importância ambiental desse processo.Reconhecer a célula como unidade básica dos seres vivos, identificando diferentes representações (desenhos, esquemas, maquetes e outras). 
(EF04CI07) Verificar a participação de microrganismos na produção de alimentos, combustíveis, medicamentos, entre outros, percebendo as relações entre ciência, tecnologia e sociedade.

Observe o desenho.
1. O que o desenho  representa?
____________________________________
____________________________________
____________________________________
____________________________________

2. Complete as frases com as palavras do quadro.
Decompositores   - produtores -   consumidores

a) Os animais, pelo fato de se alimentarem de vegetais e de outros animais, são chamados de ______________________.
b) Os vegetais produzem seu próprio alimento por meio da fotossíntese, por isso são chamados de _____________________. 
c) Certas bactérias e fungos são seres _______________________.

3. Os ambientes formados por um determinado conjunto de seres vivos (componentes bióticos: plantas, animais, fungos e micro-organismos) e os elementos não-vivos (  componentes abióticos: água, ar, luz, solo e minerais) e as relações entre eles é chamado de:
(A) Habitat             
(B) Biosfera               
(C) Ecossistema                 
(D) Ecologia.

Um comentário