Interpretação do texto "Hábitos Saudáveis"- para o 4º ou 5º ano - Hora de Colorir - Atividades escolares

Interpretação do texto "Hábitos Saudáveis"- para o 4º ou 5º ano




Hábitos saudáveis


Vamos deixar o corpo tirar aquela soneca, descansando um pouco daquela vida dura, e falar um pouco sobre o sono. Não basta ter uma alimentação saudável e fazer exercícios físicos: dormir também é fundamental para a saúde do corpo e da mente. A falta de sono, ou o sono mal dormido, faz tanto estrago que a lista parece não ter fim: não dormir ou dormir mal provoca irritação, cansaço, mau humor, falta de concentração e de memória, além de alterar o metabolismo, prejudicando a digestão.
Problemas com o sono podem até interferir no desempenho na escola. O sono é tão importante que, a toda hora cientistas estão realizando testes para estudar seus mecanismos e efeitos. E, às vezes, uma pesquisa realizada do outro lado do mundo pode modificar totalmente sua rotina. Foi o que aconteceu numa escola na cidade de São Paulo, que resolveu transferir para o turno da tarde as aulas da 5ª série. Tudo porque uma cientista americana descobriu que os adolescentes precisam dormir mais do que quando crianças, em média, 9 horas e 15 minutos. Se eles acordam muito cedo para ir à escola, sem ter dormido o suficiente, acabam perdendo justamente a fase do sono que garante boa memória e aprendizado. E lá vem nota baixa! Se continuar assim, essa cientista americana vai virar a fada madrinha dos adolescentes preguiçosos…
         A gente pode imaginar o cérebro como um computador, que no final do dia começa a ficar lento com tanta informação na memória. O sono vem para fazer uma faxina geral, “limpando” alguns arquivos desnecessários e abrindo espaço para novas informações. É durante a fase inicial do sono, que o cérebro organiza a memória recente do dia e restabelece o nível das substâncias químicas. Traduzindo: ai, que tranquilidade…
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01. Compreensão de texto

a)    Que tema aborda o texto?
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b)    Onde ele foi publicado?
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c)    Qual é o título do texto?
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d)   De acordo com o texto quais estragos trazem uma noite mal dormida?
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e)   Por que, em uma escola de São Paulo, o 5º ano foi transferido para o período da tarde?
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f)   O texto faz uma comparação entre o cérebro e o computador. Neste cenário qual é a função do sono?
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2. Marque V (verdadeiro) ou F (falso). Segundo o texto que você leu:
a) (___) Os adolescentes precisam dormir mais do que quando crianças:  em média, 8 horas e 15 minutos.
b) (___) O sono vem para fazer uma faxina geral, “limpando” alguns arquivos desnecessários e abrindo espaço para novas informações.
c) (___)  Dormir é fundamental para a saúde do corpo e da mente.
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3. Organize as frases de acordo com a ordem no texto.

a)   (____)  Problemas com o sono podem até interferir no desempenho na escola.
b)   (____)  A gente pode imaginar o cérebro como um computador, que no final do dia começa a ficar lento com tanta informação na memória.
c)   (____) Não basta ter uma alimentação saudável e fazer exercícios físicos: dormir também é fundamental para a saúde do corpo e da mente.
d)   (____) Os adolescentes precisam dormir mais do que quando crianças, em média, 9 horas e 15 minutos.
e)   (____) A toda hora cientistas estão realizando testes para estudar os mecanismos e efeitos do sono.
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4. Marque a resposta correta.
- Para que uma pessoa  seja saudável é preciso:
(A) Dormir mais de 8 horas por dia.
(B) Dormir bem, alimentar-se corretamente, fazer exercícios físicos e ter bons hábitos de higiene.
(C) Viver sossegado e dormir bastante.

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