Interpretação de texto e gramática para o 6º ano
Texto 1 Mensageiros de doenças
-
Quase
ninguém resiste à tentação de jogar migalhas de pão em uma praça cheia de
pombos. Nem todo mundo sabe, porém, que aquelas aves lindas, escolhidas pelo
homem para simbolizar a paz, são um perigo para a saúde. Transmitem várias
doenças, Por meio de ácaros e piolhos presentes nas penas, ou fungos e
bactérias alojados nas fezes secas e frescas.
O contato com os pombos pode acarretar,
entre outros problemas, diarréias, a temível toxoplasmose, que chega a causar
cegueira, ou a histoplasmose, doença pulmonar grave, cujos sintomas são
confundidos com os da pneumonia;
O professor Arif Cais, do Instituto de
biociências, da Universidade Estadual Paulista, campus de rio Preto, alerta: antes
de remover fezes secas dos pombos, jogue água sobre elas; não alimente estas
aves. Nem deixe as crianças brincarem com elas; certifique-se de que na sua
casa ou na escola de seu filho não há ninhos.
“Pode parecer horrível dizer que é preciso
destruir os criadouros, ma não há outra saída. Ao contrário de que muitos
pensam, os pombos domésticos não fazem apenas sujeiras. Temos de dificultar a
vida deles, para defender a nossa” avisa Cais.
Texto
2-
Galo- de- campina
O galo- de-
campina, conhecido na Amazônia por tangará, pertence à família do cardeal. Suas
penas são escuras, mas a cabeça e o pescoço são vermelhos. Alimenta-se de
sementes, frutinhas e insetos.
Vivem em bandos
nas caatingas do nordeste e no Brasil Central, do mesmo jeito que o outro
pássaro, o corrupião. Os dois são considerados as mais belas aves da região.
O galo- de-
campina não canta quando está engaiolado. Só canta em liberdade, numa certa
época do ano e de manhã, bem cedinho.
Em Alagoas. Onde
ele tem fama de cantor é treinados e vendidos a preços bem elevados.
Superinteressante, novembro de 1.996
Responda:
1- Qual
é o assunto do texto 1?
R
__________________________________________________________________
2-
Qual o nome do professor que faz algumas recomendações para se evitar a
transmissão da doença?
R__________________________________________________________________
3- A
que se refere o nome “ mensageiros de doenças”?
R
_________________________________________________________________
4-Quais
as formas de prevenção citadas no texto?
R_________________________________________________________________
5-Qual
o ponto em comum nos dois textos?
R_________________________________________________________________
6-Quais
as características físicas do galo- de- campina citadas no texto 2?
R___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
7-Onde
pode ser encontrado o galo- de- campina e qual é o ponto interessante apontado
no texto em se tratando na arte de
cantar?
R___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
8-
Assinale as afirmativas corretas:
( ) O
galo- de- campina se alimenta de sementes e frutinhas, tem as penas escuras,
mas a cabeça e o pescoço são claras.
( ) “ Os pombos domésticos não fazem apenas
sujeiras”. Quem afirma é o professor Cais, do Instituto de biociências, da
Universidade Estadual Paulista.
( ) Em Alagoas. O pombo caseiro tem fama de
cantor é treinados e vendidos a preços bem elevados.
( ) Nem todo
mundo sabe, porém, estas aves lindas, escolhidas pelo homem para simbolizar a
paz, são um perigo para a saúde.
9- Complete:
a-. Os pombos transmitem várias__________, por
meio de ____________e ____________
presentes nas penas, ou fungos e bactérias alojados nas _____________________ e frescas;
b- O contato com os _______________ pode
acarretar, entre outros problemas, ____________, a temível
__________________, que chega a causar _________________,
ou a histoplasmose, doença __________________ grave, cujos sintomas
são confundidos com os da pneumonia;
Substantivo
composto é o substantivo formado por duas ou mais palavras. Ex:
batata- doce, couve- flor, girassol e pé- de- moleque.
gramática:
1-No texto dois encontra-se um substantivo composto,
copie-o:
________________________________________________________________________________________________________________________________________
2-No texto 2,na 1ª linha, apresenta um verbo da 2ª
conjugação, qual é o verbo?
________________________________________________________________________________________________________________________________________
3-No trecho: Alimenta-se de sementes, frutinhas e
insetos.
A palavra destacada é:
( ) pronome do
caso reto
( ) pronome do
caso oblíquo
( ) advérbio
4-Conjugue os verbos treinar e vender nos tempos:
Treinar
presente
|
Pretérito imperfeito
|
Pretérito perfeito
|
Eu
|
Eu
|
Eu
|
Tu
|
Tu
|
Tu
|
Ele
|
Ele
|
Ele
|
Nós
|
Nós
|
Nós
|
Vós
|
Vós
|
Vós
|
Eles
|
Eles
|
Eles
|
vender
|
||
Futuro do presente
|
Futuro do pretérito
|
Pretérito mais que perfeito
|
Eu
|
Eu
|
Eu
|
Tu
|
Tu
|
Tu
|
Ele
|
Ele
|
Ele
|
Nós
|
Nós
|
Nós
|
Vós
|
Vós
|
Vós
|
Eles
|
Eles
|
Eles
|
Quero ver a resposta
ResponderExcluir