O leão de dentro do Guarda-roupa - Hora de Colorir - Atividades escolares

O leão de dentro do Guarda-roupa

 



Um conto de esperança

Nos anos de 1949 até 1954 o britânico Clive Staples Lewis era inspirado a escrever a série de contos As crônicas de Nárnia. A série vendeu mais de 120 milhões de cópias mundialmente e foi considerada uma das obras literárias mais bem sucedidas de todos os tempos.

O período em que a história foi escrita era de pós segunda guerra. O mundo estava se recuperando das atrocidades vividas. Lewis propôs contar uma história que desse esperança as crianças e que elas se tornassem crianças novamente.

Os quatro reis da era de ouro de Nárnia

A história acontece em torno de Pedro, Suzana, Edmundo e Lúcia. Quatro crianças que vivem na Inglaterra e que descobrem um mundo paralelo fantástico. Diferentemente do seu mundo, em Nárnia as crianças são Reis e Rainhas escolhidas para realizar grandes feitos.
Para criação da expectativa o autor usa de elementos como profecias. Os próprios personagens fazem a narração das profecias para inserir as crianças na história daquele universo.  

O principal objetivo das crianças naquele mundo é trazer a paz perdida diversas vezes por ação do mal. Na série de livros o mal é personificado pela Feiticeira Jadis que está presente do começo ao fim da série.

O verdadeiro Rei Aslam

A expectativa criada no livro é sempre pela aparição sempre misteriosa do rei Aslam. Este personagem é introduzido na trama como alguém eterno que não nasceu em tempo algum e que nunca terá seu fim.

No primeiro livro da série é narrada a criação do mundo de Nárnia. Aslam é retratado como o responsável pela criação de tudo a partir de um lugar completamente vazio.

Em uma infeliz sequência de acontecimentos a feiticeira é trazida ao novo mundo criado por Aslam e as crianças são as culpadas disso. Aslam então coloca como tarefa dos personagens a contenção do mal que eles causaram.

É tudo uma alegoria

O autor da história além de escritor de romances era cristão e também autor de diversos livros sobre o assunto. Lewis teve sua vida pautada em tal assunto e criou em sua mente o mundo de Nárnia onde o leitor consegue realizar comparações com o mundo real.
O objetivo desta história é dar as crianças noções da lógica cristã por meio de um romance fácil e divertido de ler.

Aslam o rei é a representação de Jesus Cristo o Deus uno e trino do universo cristão. Isto é claramente inserido na trama com sutis pistas ao leitor deixadas no comportamento e nos dizeres do personagem. Ao decorrer das aventuras o leitor vai se apaixonando por tal personagem de tal forma que o objetivo do livro torna-se encontrar Aslam.

Seu amigo J.R.R Tolkien

Lewis era amigo pessoal do filólogo e escritor da saga “O senhor dos Anéis”. Essa amizade lhes rendeu longas conversas e troca de experiências na escrita de seus romances.

Tolkien por sua vez não gostava de retratar alegorias. Seu objetivo na criação da terra média era simplesmente criar um mundo completamente diferente onde os personagens não são comparações diretas a pessoas do mundo real.


As obras por terem esta diferença fundamental são completamente diferentes. Porém, Tolkien era também Cristão e inseriu na história elementos que permitem encontrar traços dos valores Cristãos. 

Os filmes

A Disney produziu 3 filmes contando as histórias adaptadas para o cinema. Entretanto, estas histórias sofreram algumas modificações. 

Alguns anos atrás foi produzido uma série de desenho animado altamente fiel aos livros. Elas estão disponíveis no YouTube.



Nenhum comentário