Gramática contextualizada para o 5º ano - Hora de Colorir - Atividades escolares

Gramática contextualizada para o 5º ano





Texto I 

Manual de etiqueta sustentável


50 dicas para enfrentar o aquecimento global e outros desafios da atualidade.

“Passe adiante este manual. Discuta-o com os amigos, vizinhos, o pessoal de prédio. 

Disseminar as práticas aqui sugeridas é uma atitude sustentável. 

Depois de lido e discutido, recicle a revista. Ou faça origamis, calço de mesa. 

Aproveite o embalo para ajudar uma ONG. 

Melhor: invente sua própria ONG e cobre de seus representantes. O futuro a gente faz”.

Fonte: HTTP://planetasustentavel.abril.com.br/cartilha/


Texto II


“Nossas ideias comprometias com o bem comum são sementes. 

Se as guardarmos, nunca darão frutos. 

Se as distribuirmos, estamos possibilitando que os outros as plantem e colham os frutos de 

um novo mundo, melhor e possível”.


Fonte: HTTP://noticias.ambientebrasil.com.br/noticia/?id=21414

 

1- Os textos lidos tratam do mesmo assunto. Sobre o que eles falam:


a) A necessidade de plantar árvores.

b) A valorização da conversa entre os amigos.

c) Os cuidados que devemos ter ao plantar e colher.

d) A importância de partilhar ideias e práticas visando o bem comum.

Leia os textos retirados do livro “Bem-te-li”, produzido por alunos da 4ª série:


“É comum grandes áreas de floresta e reservas ambientais serem devastadas pelas 

queimadas causadas por agricultores. Para preparar a terra para novas plantações, 

põem fogo no mato seco, sem nenhum cuidado. 

Aí o fogo se alastra, queimando tudo. Quantos desastres ecológicos já aconteceram 

desse jeito?  Seria bom se o homem do campo fosse orientado para o preparo da terra, 

sem precisar fazer queimadas”.

                       

  Fonte: Felipe Freire de Aragão, 13 anos. Livro Bem-te-li. 4ª série. P. 168.



“Não dá para aceitar a atitude de alguns brasileiros que sejam nossas praias, parques e ruas,

 e quando viajam para o exterior, dão uma de educados.

Lixo esparramado é um problema de saúde, além de deixar a cidade feia. 

Assim, é preciso que a população se interesse pelo ambiente, não apenas da boca pra fora. 

Se cada um tirar sua própria sujeira do caminho de todos, vamos conseguir viver num lugar 

mais limpo e melhor”.


Fonte: Caio Sergio M. Brasil Borges, 11 anos. Livro Bem-te-li. 4ª série, p.168.


1- Os dois textos tratam:

a) Das reservas ambientais.                              b) Da falta de cuidados com o meio ambiente.

c) Do lixo nas cidades.                                      d) Dois cuidados com o preparo da terra.

É moleza para os mais velhos.
   Priscila Razon, de 15 anos, começa a se espreguiçar. Ela estuda na mesma escola de Larissa, mas suas aulas são à tarde. Só no meio da manhã o cérebro da jovem dá os comandos para o corpo pular da cama. Outros hormônios dessa fase se crescimento fazem com que seu relógio biológico se atrase em algumas horas. Por isso, o dia está apenas começando para ela.
                                Fonte: Revista Nova Escola, vol 4/ edição especial.
1-   No trecho;” O dia está apenas começando para ela.  A palavra destacada se refere a :
(   ) escola               (   ) Priscila                      (   ) Larissa                                 (   ) horas
2-   A palavra destacada do exercício anterior é:
(   ) pronome  de tratamento
(   ) pronome oblíquo
(   ) pronome pessoal do caso reto.
3-   Retire um verbo da 1ª conjugação e um verbo da 2ª conjugação:
__________________________________________________________________________

Nenhum comentário