22 de março – Dia Mundial da Água - 5º ano - Hora de Colorir - Atividades escolares

22 de março – Dia Mundial da Água - 5º ano





Diante da importância da água para a nossa sobrevivência e da necessidade urgente de manter esse recurso disponível, surgiu o Dia Mundial da Água. Essa data, comemorada no dia 22 de março, foi criada em 1992 pela Organização das Nações Unidas (ONU) e visa à ampliação da discussão sobre esse tema tão importante. Esta data é destinada a reflexão e discussão sobre a relação homem e água e aborda temas como a conservação e proteção da água, desenvolvimento correto dos recursos hídricos* e medidas para resolver problemas relacionados com a poluição d’água. Além de instituir esta data, a ONU divulgou, no mesmo dia, a Declaração Universal dos Direitos da Água.
Os temas do Dia Mundial da Água variam a cada ano. Em 2018 será "Soluções naturais para a água".
A água é essencial para todos os seres vivos e cobre cerca de 3/4 da superfície da terra. Os oceanos são responsáveis por 97% de toda a água do planeta, entretanto não podemos beber água do mar, por isso é necessário que as fontes de água doce sejam preservadas.
Além de ser o principal constituinte do corpo humano e essencial para o pleno funcionamento do organismo, a água é utilizada de diversas formas, principalmente para alimentação e sobrevivência dos animais e plantas. Atualmente, milhões de pessoas em todo o mundo não dispõem de água ou não a tem com boa qualidade.
Com o Dia Mundial da Água, espera-se que resíduos industriais, entulhos* e produtos tóxicos que são despejadas no meio ambiente sejam reduzidos e evite a poluição e contaminação deste importante recurso hídrico.
É de fundamental importância a conscientização da população mundial em relação à educação ambiental e atitudes do dia-a-dia fazem a diferença. Cada pequena atitude de uma pessoa se multiplicada pelos habitantes de um lugar ou região pode causar um impacto surpreendente. A forma que cuidamos do meio ambiente tem efeito direto na preservação da água. A preservação de áreas verdes e nascentes d’água, o cuidado com as matas ciliares, o planejamento do crescimento das cidades (impermeabilização* do solo), a irrigação na agricultura, o combate ao desperdício, entre outros são preocupações que devem lembrar a importância do uso sustentável* desse recurso e a urgente necessidade de conservação dos ambientes aquáticos.
A água é a seiva do nosso planeta. O equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água, preserve...não desperdice.

Fonte: Dia Mundial da Água - 22 de março - InfoEscola
_________________________________________________________________
Vocabulário:
a) Hidricos: que contém ou é constituído de água.
b) Entulhos: são os resíduos (lixo) de qualquer material.
c) Impermeabilização: tratado para não ser atravessado pela água
d) Sustentável: que resiste, que mantem o equilíbrio.
A - Responda:
1) Quem criou o Dia Mundial da Água? Em que dia é comemorada a data?
___________________________________________________________________
2) Por foi criado o Dia Mundial da Água?
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
3) Por que a água é importante?
___________________________________________________________________
___________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________________________________________________

4) Leia a frase, reflita e escreva sobre.
a) “Só percebemos o valor da água depois que a fonte seca”.
___________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________________________________________________
b) “Cuidar bem da água é cuidar antecipadamente das futuras gerações”.
___________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________________________________________________
c) “A qualidade da água e a qualidade de vida andam juntas”.
___________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________________________________________________
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
B - Onde encontramos água em nosso planeta? Circule a resposta correta.
oceano rios solo plantas geleiras lagos
ar granizo nuvens animais mangues neve
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------C – Coloque V (verdadeiro) e F (falso).
a. (___) A água constitui 70% do nosso corpo; hidrata e regula nossa temperatura.
b. (___) No planeta encontramos a água nos estados sólido, líquido e gasoso.
c. (___) A água é um líquido incolor (sem cor), inodoro (sem cheiro), insípida (sem sabor) e, essencial para a sobrevivência humana.
d. (___) Água Potável é toda água própria para o consumo humano.
e. (___) A água doce apropriada para o consumo humano, corresponde a apenas 2,5% do total. Menos de 0,5% está em depósitos acessíveis ao homem.

Escreva em seu caderno as utilidades da água que as figuras sugerem. 
1 
2 
 
3 
 
4 
5 
 
6 
 
7 
8 
9 
      

10 
 
- Marque com um X onde a água utilizada também pode ser desperdiçada. 
- Você se recorda de mais possiblidades de uso da água? Quais? 
______________________________________________________________________________________________..................................................................................................................................... 
Ciclo d”água na natureza 
      
    



Nenhum comentário