4 filmes inspiradores que vão mudar seu jeito de pensar - Hora de Colorir - Atividades escolares

4 filmes inspiradores que vão mudar seu jeito de pensar

Nem todo mundo gosta de filmes, conheço pessoas que assistem um filme por ano, no máximo. Certo isso não é incomum, porém todos gostamos de ouvir boas histórias. Uma história boa como diria J.R.R Tolkien - da série O Senhor dos Anéis - deve ser uma descida ao inferno e o ressurgimento das cinzas. 

Todos nós praticamos isso diariamente, não sendo novidade alguma para alguns professores descer ao "inferno" todos os dias e ressurgir ao céu. Pensando então em inspirar você, listei alguns filmes que me inspiraram profundamente a repensar a forma de educar.

Cada um deles tem a minha opinião e por quê acho esses filmes geniais

1 - Como estrelas na terra


O filme conta a história de uma criança que sofre de dislexia. 

Ishaan Awasthi, de 9 anos, já repetiu uma vez o terceiro ano e corre o risco de repetir de novo. As letras dançam na sua frente, como diz, e não consegue acompanhar as aulas. 
O pai de Ishaan acredita apenas na hipótese de falta de disciplina e trata Ishaan com muita rigor e falta de sensibilidade. Após serem chamados na escola para falar com a diretora, o pai de Ishaan decide levá-lo para um internato, sem que a mãe saiba. Tal atitude só fez regredir Ishaan, a vontade de aprender e de ser criança. Ishaan visivelmente entra em depressão, sentindo  a falta da mãe, do irmão mais velho, da vida... pois a filosofia do internato é a de disciplinar "cavalos selvagens". Inesperadamente, um professor substituto de Artes apercebe-se de que algo de errado se passsava com Ishaan. Realizou então o diagnóstico de dislexia e imediatamente pôs em prática um ambicioso plano para ajudar Ishaan, que tinha perdido a vontade de viver.

Esse filme quando vi pela primeira vez, sinceramente em sua proposta não me atraiu de primeira. Porém, o filme me conquistou pela sua sensibilidade e atenção aos detalhes. 
Olhando o garoto Ishaan geralmente me lembro de muitos alunos em que me faltou paciência ou ainda achei que eles não eram capazes. 

Sim, é difícil admitir que pensamos assim. É triste, porém no dia a dia, alguns alunos não acompanham nosso ritmo. Nosso ritmo é diferente, eles não são obrigados a entender que nós estamos com o conteúdo atrasado ou ainda que a diretora não vai gostar de alguma coisa. Com isso muitas vezes somos imprudentes e cometemos atos impensados.

Ele está no youtube pra você ver: 



Ah e pra você professor que quer aplicar este filme em sala de aula e fazer uma análise. Acesse este post que fizemos pra você.


2 - Coach Carter - Um treino para vida

Richmond, Califórnia, 1999. O dono de uma loja de artigos esportivos, Ken Carter (Samuel L. Jackson), aceita ser o técnico de basquete de sua antiga escola, onde conseguiu recordes e que fica em uma área pobre da cidade. Para surpresa de muitos ele impõe um rígido regime, em que os alunos que queriam participar do time tinham de assinar um contrato que incluía um comportamento respeitoso, modo adequado de se vestir e ter boas notas em todas as matérias. A resistência inicial dos jovens acaba e o time sob o comando de Carter vai se tornando imbatível. Quando o comportamento do time fica muito abaixo do desejável Carter descobre que muitos dos seus jogadores estão tendo um desempenho muito fraco nas salas de aula. Assim Carter toma uma atitude que espanta o time, o colégio e a comunidade.

Professor bom é aquele que leva salgadinho pra sala de aula, passa tarefas com música, não da prova, passa todo mundo? Olha esse filme vem mostrar o contrário.
O tal "Carter" é durão, implicante, chato, exigente e vendo o filme que é o melhor professor que aqueles alunos poderiam pedir. 

Olha o trailer pra você:




3 - Meu nome é rádio

Anderson, Carolina do Sul, 1976, na escola secundária T. L. Hanna. Harold Jones (Ed Harris) é o treinador local de futebol americano, que fica tão envolvido em preparar o time que raramente passa algum tempo com sua filha, Mary Helen (Sarah Drew), ou sua esposa, Linda (Debra Winger). Jones conhece um jovem "lento", James Robert Kennedy (Cuba Gooding Jr.), mas Jones nem ninguém sabia o nome dele, pois ele não falava e só perambulava em volta do campo de treinamento. Jones se preocupa com o jovem quando alguns dos jogadores da equipe fazem uma "brincadeira" de péssimo gosto, que deixou James apavorado. Tentando compensar o que tinham feito com o jovem, Jones o coloca sob sua proteção, além de lhe dar uma ocupação. Como ainda não sabia o nome dele e pelo fato dele gostar de rádios, passou a se chamá-lo de Radio. Mas ninguém sabia que, pelo menos em parte, a razão da preocupação de Jones é que tentava não repetir uma omissão que cometera, quando era um garoto.


Será que um professor é responsável somente pelos alunos que ele tem? Eu também achava que não, entretanto, depois de ver esse filme minha opinião mudou. 
Nem sempre é fácil mesmo fazer o bem e vencer na vida, mas o técnico Jones  prova nesse filme que é possível fazer a diferença.

Olha o trailer pra você: 


PS: Ele tem uma trilha sonora muito boa também, vale a pena conferir:




4 - Desafiando Gigantes

Técnico do Shiloh Eagles há seis anos, Grant Taylor (Alex Kendrick) nunca conseguiu levar sua equipe ao título da temporada. Além do mau desempenho no trabalho, Grant deve enfrentar outros problemas graves em casa e seu estado psicológico e moral nunca esteve tão abatido. Quando tudo parece estar prestes a ir por água abaixo, uma intervenção misteriosa muda o seu destino.





Este filme por muitos anos foi o melhor filme que eu já havia assistido. Na verdade hoje eu compreendo que sua verdadeira intenção é motivar quem é professor a colocar seus planos nas mãos de Deus. Tem uma trilha sonora de tirar o fôlego e cenas tão incríveis que chegam a arrepiar.


Esse filme você pode assistir no youtube mesmo:



Olha só uma música da trilha:


Se você não entende inglês, recomendo fortemente que acesse a tradução da música clicando aqui.


Nenhum comentário