Interpretação de texto para o 5º ano - A queixa do pavão
A
queixa do pavão
Todas as manhãs, o pavão, ave
de plumagem linda e majestosa, acordava com o propósito de encantar a todos,
também por sua voz.
Começava com algumas notas...
Arriscava um canto, mas acabava espantando a todos.
“Que decepção!”, pensava o
pavão, desanimado.
Revoltado com a situação, o
pavão resolveu com o rei dos animais, o leão.
_ Ora, seu pavão! Tu és belo
e majestoso! És invejado por sua imponência!
_ Mas eu quero cantar, senhor
leão!
_ É verdade que não sabes
cantar, mas diante de tanta beleza, por que se preocupa com isso?
Inconsolável, o pavão
resmungou:
_ Com uma voz como a minha, a
beleza nem aparece.
O leão disse:
_ Aceite-se como você é! Cada
um nasce com um bem. Você tem beleza, eu tenho a força, o canário canta. Só
você não está satisfeito! Pare de reclamar! Se tivesse a voz que deseja, amanhã
teria outro motivo para queixar-se. Basta.
Fábula
de Esopo.
1- De acordo com o texto, o pavão
estava decepcionado, por quê?
( A)
Tinha a voz muito bonita. (C) Queria cantar ao
anoitecer.
( B)
Tinha a voz muito feia. (D) Não queria
cantar.
2- O leão disse ao pavão:
( A)
Cada animal tem um bem. E como
ele já tinha beleza, não deveria ficar satisfeito.
( B)
Cada animal tem que ter muitos
bens. E como ele já tinha uma, deveria adquirir mais.
( C)
Cada animal tem um bem. E como
ele já tinha beleza, deveria ficar satisfeito.
( D)
Cada animal tem vários bens e
deve se sobressair em todas.
3- O pavão achava nele mesmo um
defeito. Que era:
( A)
Sua beleza. (C) Sua
imponência.
( B)
Sua plumagem. (D) Sua voz.
4- Marque a alternativa que você
imagina para esta fábula.
( A)
“De grão em grão, a galinha enche
o papo.”
( B)
“Em vez de invejar o talento dos
outros, aproveite o seu ao máximo.”
( C)
“Aproveite o talento dos outros.”
( D)
“Quem tudo quer, tudo perde.”
5- Pela leitura do texto, concluímos
que o pavão não queria consolo, portanto, o leão:
( A)
Não convenceu o pavão. (C) Convenceu parcialmente o
pavão.
(B)
Convenceu o pavão. (D) Está quase conseguindo
convencer o pavão.
6- O texto foi escrito em uma
linguagem:
( A)
Coloquial (B) Regional (C) Poética (D) Formal
7- O narrador da história é:
( A)
O pavão (C)
Narrador-observador
( B)
O leão (D)
Narrador-personagem
8- Essa história tem a intenção de:
( A)
Exprimir um desejo. (C) Fazer uma crítica.
( B)
Ensinar algo. (D)
Dar uma ordem.
9- O leão irritou-se com o pavão,
porque mesmo ele sendo muito belo...
( A)
Não se aceitava como era. (C) Não aceitava encantar a todos
com sua voz.
( B)
Não aceitava ser tão belo. (D) N.D.A.
10- “És invejado por sua imponência!”
A expressão em destaque é sinônimo de:
( A)
Humildade (B) Altivez (C) Modéstia (D) Insignificância
11- “Com uma voz como a minha,
a beleza nem aparece.” As palavras destacadas são respectivamente:
( A )
Preposição, pronome do caso reto,
verbo da 2ª conjugação.
( B)
Preposição, pronome possessivo,
verbo 3ª conjugação.
( C)
Advérbio, pronome possessivo, verbo
2ª conjugação.
( D)
Preposição, pronome possessivo,
verbo 2ª conjugação.
12- “...amanhã teria outro motivo
para queixar-se.” As expressões
grifadas são:
( A)
Advérbio, pronome demonstrativo.
( B)
Advérbio, pronome do caso reto.
( C)
Advérbio, pronome do caso
oblíquo.
( D)
Advérbio, pronome possessivo.
13- No texto aparece um pronome de
tratamento, que é:
( A)
Majestosa (B) Senhor (C) Rei (D) N.D.A.
14- No trecho: “Tu és belo
e majestoso!” As palavras sublinhadas são:
(A)
Pronome do caso reto,
adjetivos. (C) Pronome do
caso reto, advérbios.
(B)
Pronome do caso oblíquo,
adjetivos. (D) Pronome
possessivo, adjetivos.
15- No oitavo parágrafo, os
dois-pontos foram usados para anunciar:
( A)
A fala do leão. (B) A fala do pavão. (C) Uma citação. (D) Um esclarecimento.
16- “Começava com algumas notas...”
As reticências usadas na frase indicam:
( A)
Continuação de uma ação. (C) Hesitação.
( B)
Interrupção de pensamento. (D) N.D.A.
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