Interpretação de texto para o 5º ano - A queixa do pavão - Hora de Colorir - Atividades escolares

Interpretação de texto para o 5º ano - A queixa do pavão

 


         A queixa do pavão

                   Todas as manhãs, o pavão, ave de plumagem linda e majestosa, acordava com o propósito de encantar a todos, também por sua voz.

                   Começava com algumas notas... Arriscava um canto, mas acabava espantando a todos.

                   “Que decepção!”, pensava o pavão, desanimado.

                   Revoltado com a situação, o pavão resolveu com o rei dos animais, o leão.

                   _ Ora, seu pavão! Tu és belo e majestoso! És invejado por sua imponência!

                   _ Mas eu quero cantar, senhor leão!

                   _ É verdade que não sabes cantar, mas diante de tanta beleza, por que se preocupa com isso?

                   Inconsolável, o pavão resmungou:

                   _ Com uma voz como a minha, a beleza nem aparece.

                   O leão disse:

                   _ Aceite-se como você é! Cada um nasce com um bem. Você tem beleza, eu tenho a força, o canário canta. Só você não está satisfeito! Pare de reclamar! Se tivesse a voz que deseja, amanhã teria outro motivo para queixar-se. Basta.

                                                                                     Fábula de Esopo.

1- De acordo com o texto, o pavão estava decepcionado, por quê?

(    A)               Tinha a voz muito bonita.                        (C) Queria cantar ao anoitecer.

(    B)               Tinha a voz muito feia.                            (D) Não queria cantar.

2- O leão disse ao pavão:

(    A)               Cada animal tem um bem. E como ele já tinha beleza, não deveria ficar satisfeito.

(    B)               Cada animal tem que ter muitos bens. E como ele já tinha uma, deveria adquirir mais.

(    C)               Cada animal tem um bem. E como ele já tinha beleza, deveria ficar satisfeito.

(    D)               Cada animal tem vários bens e deve se sobressair em todas.

3- O pavão achava nele mesmo um defeito. Que era:

(    A)               Sua beleza.                                        (C) Sua imponência.

(    B)               Sua plumagem.                                  (D) Sua voz.

4- Marque a alternativa que você imagina para esta fábula.

(    A)               “De grão em grão, a galinha enche o papo.”

(    B)               “Em vez de invejar o talento dos outros, aproveite o seu ao máximo.”

(    C)               “Aproveite o talento dos outros.”

(    D)               “Quem tudo quer, tudo perde.”

5- Pela leitura do texto, concluímos que o pavão não queria consolo, portanto, o leão:

(    A)               Não convenceu o pavão.              (C) Convenceu parcialmente o pavão.

    (B)               Convenceu o pavão.                     (D) Está quase conseguindo convencer o pavão.

6- O texto foi escrito em uma linguagem:

(    A)               Coloquial              (B) Regional                (C) Poética                (D) Formal

7- O narrador da história é:

(    A)               O pavão                                    (C) Narrador-observador

(    B)               O leão                                       (D) Narrador-personagem

8- Essa história tem a intenção de:

(    A)               Exprimir um desejo.                                 (C) Fazer uma crítica.

(    B)               Ensinar algo.                                            (D) Dar uma ordem.

9- O leão irritou-se com o pavão, porque mesmo ele sendo muito belo...

(    A)               Não se aceitava como era.              (C) Não aceitava encantar a todos com sua voz.

(    B)               Não aceitava ser tão belo.               (D) N.D.A.

10- “És invejado por sua imponência!” A expressão em destaque é sinônimo de:

(    A)               Humildade               (B) Altivez                (C) Modéstia                  (D) Insignificância

11- Com uma voz como a minha, a beleza nem aparece.” As palavras destacadas são respectivamente:  

(    A )               Preposição, pronome do caso reto, verbo da 2ª conjugação.

(    B)               Preposição, pronome possessivo, verbo 3ª conjugação.

(    C)               Advérbio, pronome possessivo, verbo 2ª conjugação.

(    D)               Preposição, pronome possessivo, verbo 2ª conjugação.

12- “...amanhã teria outro motivo para queixar-se.”  As expressões grifadas são:

(    A)               Advérbio, pronome demonstrativo.

(    B)               Advérbio, pronome do caso reto.

(    C)               Advérbio, pronome do caso oblíquo.

(    D)               Advérbio, pronome possessivo.

13- No texto aparece um pronome de tratamento, que é:

(    A)               Majestosa             (B) Senhor                (C) Rei                  (D) N.D.A.

14- No trecho: “Tu és belo e majestoso!” As palavras sublinhadas são:

(A)      Pronome do caso reto, adjetivos.                 (C) Pronome do caso reto, advérbios.

(B)      Pronome do caso oblíquo, adjetivos.            (D) Pronome possessivo, adjetivos.

15- No oitavo parágrafo, os dois-pontos foram usados para anunciar:

(    A)               A fala do leão.    (B) A fala do pavão.     (C) Uma citação.     (D) Um esclarecimento.

16- “Começava com algumas notas...” As reticências usadas na frase indicam:

(    A)               Continuação de uma ação.                            (C) Hesitação.

(    B)                Interrupção de pensamento.                         (D) N.D.A.

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