Simulado 2 - Português, Ideb, Saeb, prova Brasil - COM GABARITO
QUESTÃO 1
(PROMOVER).
Leia o texto abaixo.
Turma
do bem
Tem
gente que trabalha para preservar a natureza, os bichos e as plantas.
Nos
zoológicos, pesquisadores estudam o comportamento dos animais e procuram criar
condições para ajudá-los. Há cientistas que acompanham bichos viajantes, outros
que protegem aves e ninhos e há também os que incentivam a criação de ambientes
naturais protegidos para garantir a vida de espécies ameaçadas de extinção.
Existem
ainda grupos de pessoas que fazem parte de organizações não-governamentais
(ONGs), que não estão ligadas ao governo e não recebem dinheiro público, nem
são empresas, pois não têm objetivo de conseguir lucro. Esses grupos agem em
várias áreas, como a educação de crianças, o auxílio a pessoas doentes e a
defesa da natureza.
Disponível
em: <http://recreionline.abril.com.br/fique_dentro/ciencia
/natureza/conteudo_144607.shtml>.
De acordo com
esse texto, as ONGs são
A)
escolas.
B)
grupos de cientistas do governo.
C) organizações não-governamentais.
D)
zoológicos.
QUESTÃO 2
Leia
o texto abaixo.
Pássaros
Os poemas são pássaros que chegam
Não se sabe de onde e pousam
No livro que lês
Quando fechas o livro, eles alçam voo
Como de um alçapão.
Que palavra no 4º verso, substitui pássaros no poema de Quintana?
A) Voo.
B) Livro.
C) Alçapão.
D) Eles.
QUESTÃO 3
Leia
o texto abaixo.
O Galo e a Pedra Preciosa
Esopo
Um Galo, que procurava no terreiro,
alimento para ele e suas galinhas, acaba por encontrar uma pedra preciosa de
grande beleza e valor. Mas, depois de observá-la por um instante, comenta
desolado:
— Se ao invés de mim, teu dono tivesse
te encontrado, ele decerto não iria se conter diante de tamanha alegria, e é
quase certo que iria te colocar em lugar digno de adoração. No entanto, eu te
achei e de nada me serves. Antes disso, preferia ter encontrado um simples grão
de milho, a que todas as jóias do Mundo!
Moral da História: A necessidade de cada um é o que
determina o real valor das coisas. www.sitededicas.com.br
O
tema desse texto é:
(A) a beleza e o valor da pedra preciosa
(B) a relação entre valor e
necessidade
(C) o alimento preferido de galos e
galinhas
(D) o encontro do galo com a pedra.
QUESTÃO 4
Leia o texto abaixo.
Quadrinhos
verdes
Conheça
Animalândia, a fantástica terra onde todos os bichos são vegetarianos e
conversam com o homem sobre a importância da preservação do meio ambiente! Este
foi o sonho de Florinha. Ela resolveu contá-lo durante a aula e a professora
aproveitou para falar sobre ecologia e preservação com toda a turma. Aposto que
você também vai adorar!
Ciência
Hoje das Crianças. n.
220. jan./fev. 2011. p. 24.
Nesse texto,
o trecho que apresenta uma opinião do autor é:
A) “...
onde todos os bichos são vegetarianos...”.
B) “Este
foi o sonho de Florinha.”.
C) “...
resolveu contá-lo durante a aula...”.
D) “Aposto que você também vai adorar!”.
QUESTÃO 5
(SAERS).
Leia o texto abaixo.
Como aprender
a tabuada de multiplicar
Se você
está aprendendo a tabuada, estuda e estuda e tem sempre alguma coisa que você
não sabe, faça o seguinte truque:
1)
Escreva num papel grande toda a tabuada de multiplicar. Aí você vai pensar nos
cálculos mais fáceis, por exemplo: Você sabe todos os números vezes 1, não
sabe?
Então
risque estes cálculos da sua tabuada: 2x1, 3x1, 4x1 e assim por diante.
2) Você
também sabe a tabuada do 2, não sabe? Então risque toda a tabuada do 2.
3)
Risque toda a tabuada do 10. Essa é muito fácil.
4) Qual
é a outra tabuada fácil?
5)
Continue fazendo assim, até que vão sobrar poucos cálculos, que são os mais
difíceis, como 7x8.
Aí você
decora só esses números.
Não é fácil?
Almanaque
Ruth Rocha. p. 59.
Adaptado.
Esse texto
serve para
A)
anunciar livros.
B) dar instruções.
C)
divertir crianças.
D)
riscar números.
QUESTÃO 6
(SADEAM). Leia
o texto abaixo:
O
Leão e o Inseto
Um
Inseto se aproximou de um Leão e disse sussurrando em seu ouvido: “Não tenho
nenhum medo de você, nem acho você mais forte que eu. Se você duvida disso, eu
o desafio para uma luta, e, assim, veremos quem será o vencedor.”
E voando
rapidamente sobre o Leão, deu-lhe uma ferroada no nariz. O Leão, tentando
pegá-lo com as garras, apenas atingia a si mesmo, ficando, assim, bastante
ferido.
Desse
modo, o Inseto venceu o Leão, e entoando o mais alto que podia uma canção que
simbolizava sua vitória sobre o Rei dos animais, foi embora relatar seu feito
para o mundo.
Mas, na
ânsia de voar para longe e rapidamente espalhar a notícia, acabou preso numa
teia de aranha.
Então se
lamentou dizendo: “Ai de mim, eu que sou capaz de vencer a maior das feras, fui
vencido por uma simples Aranha.”
Moral da
História: O menor dos
nossos inimigos é frequentemente o mais perigoso.
ESOPO.
Disponível em: <http://sitededicas.uol.com.br>.
Acesso em: 24 mar. 2010.
No final
dessa história, o inseto
A)
comemorou a vitória com os animais.
B)
desafiou o leão para uma luta.
C) foi derrotado por uma aranha.
D) fugiu da luta voando rapidamente.
QUESTÃO 7
PROEB).
Leia o texto abaixo.
Sorvete
de Azeitona
O garoto
chega na sorveteria e pergunta:
– Tem
sorvete de azeitona?
Aí o
cara responde:
– Não.
Dia
seguinte:
– Tem
sorvete de azeitona?
– Não.
Outro
dia:
– Tem
sorvete de azeitona?– Não.
Outro
dia:
– Tem
sorvete de azeitona?
– Tem
!!!
– Eca !!
Disponível
em: <http://boaspiadas.blogspot.com/2007/07/piada-infantil.html>
Esse texto é
engraçado porque
A) o
vendedor não respondeu ao garoto.
B) o
sorvete era de azeitona.
C) o
garoto queria sorvete.
D) o garoto não quis comer o
sorvete.
QUESTÃO 8
A passeata
da Emília
– Dona
Dora, aqui é a diretora da escola da Emília.
– Ai,
meu Deus! O que foi que a minha filha aprontou?!
– Calma.
Dona Dora, ela não aprontou nada muuuiiito grave! Ela é uma das melhores alunas
da classe.
– Então
o que aconteceu? Ela se machucou?
– Não,
Dona Dora. Ela... eu explico. É que ela começou uma passeata aqui na escola,
ela está reivindicando aula nas férias de julho e de fim de ano!
– O
quê?! A Emília quer ter aula nas férias também?
– Pois
é! Ela até já convenceu alguns coleguinhas! Estão começando uma passeata.
Será que
a senhora poderia vir aqui?
Meia
hora depois:
–
Emília, minha filha! Emília...
–
Queremos aula nas férias! Queremos aula nas férias! Mãe, tô ocupada! Não tá
vendo?
– Me
obedece, hein?! Senão vou tomar uma providência.
– Mãe,
tô ocupada! Queremos aula nas férias! Queremos...
– Foi
você quem pediu. (Cócegas). Acorda já! (Mais cócegas.) Vamos, acorda menina!
– Para,
manhê. Hã! Eu tava sonhando?!
–
Estava, e no primeiro dia de férias! A Aninha e a Juju estão te esperando para
brincar.
Vamos,
levanta.
– Aula
nas férias?! Nem em sonho!
YAMASHITA,
Tereza; BRÁS, Luis. Dias Incríveis. São Paulo: Callis, 2006. p. 19. *
Adaptado: Reforma Ortográfica.
(Nesse texto, uma das frases ditas por Emília
foi:
A) “–
Ai, meu Deus!”. (. 3)
B) “–
Emília, minha filha!”. (. 18)
C) “– Mãe, tô ocupada!”. (. 23)
D) “– Me obedece, hein?!”. (. 21)
QUESTÃO 09
Leia os textos abaixo.
Texto 1
Troco um
fusca branco
Por um cavalo
cor de vento
Um cavalo
mais veloz que o pensamento.
Quero que ele
me leve pra bem longe
E que galope
ao deus-dará
Que já me
cansei deste engarrafamento...
(Roseana
Murray. Classificados poéticos. São Paulo: Companhia Ed. Nacional, 2004.)
Texto 2
VENDO OU
TROCO caminhão ford 1971
VENDO OU
TROCO F-100 AZUL ANO 71 DIESEL MECANISMO OPERACIONAL VALOR R$10.000,00 (aceito
troca por veículo de passeio)
tel:****-****.
http://carros.viaki.com/mercado
Na comparação
dos textos acima, concluímos que o texto 1
(A) é um classificado de jornal; o 2 é um classificado
poético.
(B) descreve um fusca 1971; o 2 divulga um caminhão
moderno.
(C) anuncia um cavalo cor de vento; o 2 anuncia um fusca
branco.
(D) é estruturado em forma de versos; o 2 apresenta a
linguagem objetiva.
Post a Comment