Simulado 2 - Português, Ideb, Saeb, prova Brasil - COM GABARITO
QUESTÃO 1
(PROMOVER).
Leia o texto abaixo.
Turma
do bem
Tem
gente que trabalha para preservar a natureza, os bichos e as plantas.
Nos
zoológicos, pesquisadores estudam o comportamento dos animais e procuram criar
condições para ajudá-los. Há cientistas que acompanham bichos viajantes, outros
que protegem aves e ninhos e há também os que incentivam a criação de ambientes
naturais protegidos para garantir a vida de espécies ameaçadas de extinção.
Existem
ainda grupos de pessoas que fazem parte de organizações não-governamentais
(ONGs), que não estão ligadas ao governo e não recebem dinheiro público, nem
são empresas, pois não têm objetivo de conseguir lucro. Esses grupos agem em
várias áreas, como a educação de crianças, o auxílio a pessoas doentes e a
defesa da natureza.
Disponível
em: <http://recreionline.abril.com.br/fique_dentro/ciencia
/natureza/conteudo_144607.shtml>.
De acordo com
esse texto, as ONGs são
A)
escolas.
B)
grupos de cientistas do governo.
C) organizações não-governamentais.
D)
zoológicos.
QUESTÃO 2
Leia
o texto abaixo.
Pássaros
Os poemas são pássaros que chegam
Não se sabe de onde e pousam
No livro que lês
Quando fechas o livro, eles alçam voo
Como de um alçapão.
Que palavra no 4º verso, substitui pássaros no poema de Quintana?
A) Voo.
B) Livro.
C) Alçapão.
D) Eles.
QUESTÃO 3
Leia
o texto abaixo.
O Galo e a Pedra Preciosa
Esopo
Um Galo, que procurava no terreiro,
alimento para ele e suas galinhas, acaba por encontrar uma pedra preciosa de
grande beleza e valor. Mas, depois de observá-la por um instante, comenta
desolado:
— Se ao invés de mim, teu dono tivesse
te encontrado, ele decerto não iria se conter diante de tamanha alegria, e é
quase certo que iria te colocar em lugar digno de adoração. No entanto, eu te
achei e de nada me serves. Antes disso, preferia ter encontrado um simples grão
de milho, a que todas as jóias do Mundo!
Moral da História: A necessidade de cada um é o que
determina o real valor das coisas. www.sitededicas.com.br
O
tema desse texto é:
(A) a beleza e o valor da pedra preciosa
(B) a relação entre valor e
necessidade
(C) o alimento preferido de galos e
galinhas
(D) o encontro do galo com a pedra.
QUESTÃO 4
Leia o texto abaixo.
Quadrinhos
verdes
Conheça
Animalândia, a fantástica terra onde todos os bichos são vegetarianos e
conversam com o homem sobre a importância da preservação do meio ambiente! Este
foi o sonho de Florinha. Ela resolveu contá-lo durante a aula e a professora
aproveitou para falar sobre ecologia e preservação com toda a turma. Aposto que
você também vai adorar!
Ciência
Hoje das Crianças. n.
220. jan./fev. 2011. p. 24.
Nesse texto,
o trecho que apresenta uma opinião do autor é:
A) “...
onde todos os bichos são vegetarianos...”.
B) “Este
foi o sonho de Florinha.”.
C) “...
resolveu contá-lo durante a aula...”.
D) “Aposto que você também vai adorar!”.
QUESTÃO 5
(SAERS).
Leia o texto abaixo.
Como aprender
a tabuada de multiplicar
Se você
está aprendendo a tabuada, estuda e estuda e tem sempre alguma coisa que você
não sabe, faça o seguinte truque:
1)
Escreva num papel grande toda a tabuada de multiplicar. Aí você vai pensar nos
cálculos mais fáceis, por exemplo: Você sabe todos os números vezes 1, não
sabe?
Então
risque estes cálculos da sua tabuada: 2x1, 3x1, 4x1 e assim por diante.
2) Você
também sabe a tabuada do 2, não sabe? Então risque toda a tabuada do 2.
3)
Risque toda a tabuada do 10. Essa é muito fácil.
4) Qual
é a outra tabuada fácil?
5)
Continue fazendo assim, até que vão sobrar poucos cálculos, que são os mais
difíceis, como 7x8.
Aí você
decora só esses números.
Não é fácil?
Almanaque
Ruth Rocha. p. 59.
Adaptado.
Esse texto
serve para
A)
anunciar livros.
B) dar instruções.
C)
divertir crianças.
D)
riscar números.
QUESTÃO 6
(SADEAM). Leia
o texto abaixo:
O
Leão e o Inseto
Um
Inseto se aproximou de um Leão e disse sussurrando em seu ouvido: “Não tenho
nenhum medo de você, nem acho você mais forte que eu. Se você duvida disso, eu
o desafio para uma luta, e, assim, veremos quem será o vencedor.”
E voando
rapidamente sobre o Leão, deu-lhe uma ferroada no nariz. O Leão, tentando
pegá-lo com as garras, apenas atingia a si mesmo, ficando, assim, bastante
ferido.
Desse
modo, o Inseto venceu o Leão, e entoando o mais alto que podia uma canção que
simbolizava sua vitória sobre o Rei dos animais, foi embora relatar seu feito
para o mundo.
Mas, na
ânsia de voar para longe e rapidamente espalhar a notícia, acabou preso numa
teia de aranha.
Então se
lamentou dizendo: “Ai de mim, eu que sou capaz de vencer a maior das feras, fui
vencido por uma simples Aranha.”
Moral da
História: O menor dos
nossos inimigos é frequentemente o mais perigoso.
ESOPO.
Disponível em: <http://sitededicas.uol.com.br>.
Acesso em: 24 mar. 2010.
No final
dessa história, o inseto
A)
comemorou a vitória com os animais.
B)
desafiou o leão para uma luta.
C) foi derrotado por uma aranha.
D) fugiu da luta voando rapidamente.
QUESTÃO 7
PROEB).
Leia o texto abaixo.
Sorvete
de Azeitona
O garoto
chega na sorveteria e pergunta:
– Tem
sorvete de azeitona?
Aí o
cara responde:
– Não.
Dia
seguinte:
– Tem
sorvete de azeitona?
– Não.
Outro
dia:
– Tem
sorvete de azeitona?– Não.
Outro
dia:
– Tem
sorvete de azeitona?
– Tem
!!!
– Eca !!
Disponível
em: <http://boaspiadas.blogspot.com/2007/07/piada-infantil.html>
Esse texto é
engraçado porque
A) o
vendedor não respondeu ao garoto.
B) o
sorvete era de azeitona.
C) o
garoto queria sorvete.
D) o garoto não quis comer o
sorvete.
QUESTÃO 8
A passeata
da Emília
– Dona
Dora, aqui é a diretora da escola da Emília.
– Ai,
meu Deus! O que foi que a minha filha aprontou?!
– Calma.
Dona Dora, ela não aprontou nada muuuiiito grave! Ela é uma das melhores alunas
da classe.
– Então
o que aconteceu? Ela se machucou?
– Não,
Dona Dora. Ela... eu explico. É que ela começou uma passeata aqui na escola,
ela está reivindicando aula nas férias de julho e de fim de ano!
– O
quê?! A Emília quer ter aula nas férias também?
– Pois
é! Ela até já convenceu alguns coleguinhas! Estão começando uma passeata.
Será que
a senhora poderia vir aqui?
Meia
hora depois:
–
Emília, minha filha! Emília...
–
Queremos aula nas férias! Queremos aula nas férias! Mãe, tô ocupada! Não tá
vendo?
– Me
obedece, hein?! Senão vou tomar uma providência.
– Mãe,
tô ocupada! Queremos aula nas férias! Queremos...
– Foi
você quem pediu. (Cócegas). Acorda já! (Mais cócegas.) Vamos, acorda menina!
– Para,
manhê. Hã! Eu tava sonhando?!
–
Estava, e no primeiro dia de férias! A Aninha e a Juju estão te esperando para
brincar.
Vamos,
levanta.
– Aula
nas férias?! Nem em sonho!
YAMASHITA,
Tereza; BRÁS, Luis. Dias Incríveis. São Paulo: Callis, 2006. p. 19. *
Adaptado: Reforma Ortográfica.
(Nesse texto, uma das frases ditas por Emília
foi:
A) “–
Ai, meu Deus!”. (
. 3)
B) “–
Emília, minha filha!”. (
. 18)
C) “– Mãe, tô ocupada!”. (
. 23)
D) “– Me obedece, hein?!”. (
. 21)
QUESTÃO 09
Leia os textos abaixo.
Texto 1
Troco um
fusca branco
Por um cavalo
cor de vento
Um cavalo
mais veloz que o pensamento.
Quero que ele
me leve pra bem longe
E que galope
ao deus-dará
Que já me
cansei deste engarrafamento...
(Roseana
Murray. Classificados poéticos. São Paulo: Companhia Ed. Nacional, 2004.)
Texto 2
VENDO OU
TROCO caminhão ford 1971
VENDO OU
TROCO F-100 AZUL ANO 71 DIESEL MECANISMO OPERACIONAL VALOR R$10.000,00 (aceito
troca por veículo de passeio)
tel:****-****.
http://carros.viaki.com/mercado
Na comparação
dos textos acima, concluímos que o texto 1
(A) é um classificado de jornal; o 2 é um classificado
poético.
(B) descreve um fusca 1971; o 2 divulga um caminhão
moderno.
(C) anuncia um cavalo cor de vento; o 2 anuncia um fusca
branco.
(D) é estruturado em forma de versos; o 2 apresenta a
linguagem objetiva.


Post a Comment