Simulado 2 - Português, Ideb, Saeb, prova Brasil - COM GABARITO - Hora de Colorir - Atividades escolares

Simulado 2 - Português, Ideb, Saeb, prova Brasil - COM GABARITO


 


QUESTÃO 1

(PROMOVER). Leia o texto abaixo.

Turma do bem

Tem gente que trabalha para preservar a natureza, os bichos e as plantas.

Nos zoológicos, pesquisadores estudam o comportamento dos animais e procuram criar condições para ajudá-los. Há cientistas que acompanham bichos viajantes, outros que protegem aves e ninhos e há também os que incentivam a criação de ambientes naturais protegidos para garantir a vida de espécies ameaçadas de extinção.

Existem ainda grupos de pessoas que fazem parte de organizações não-governamentais (ONGs), que não estão ligadas ao governo e não recebem dinheiro público, nem são empresas, pois não têm objetivo de conseguir lucro. Esses grupos agem em várias áreas, como a educação de crianças, o auxílio a pessoas doentes e a defesa da natureza.

Disponível em: <http://recreionline.abril.com.br/fique_dentro/ciencia

/natureza/conteudo_144607.shtml>.

De acordo com esse texto, as ONGs são

A) escolas.

B) grupos de cientistas do governo.

C) organizações não-governamentais.

D) zoológicos.

 

QUESTÃO 2

 

Leia o texto abaixo.

Pássaros

Os poemas são pássaros que chegam

Não se sabe de onde e pousam

No livro que lês

Quando fechas o livro, eles alçam voo

Como de um alçapão.

 

Que palavra no 4º verso, substitui pássaros no poema de Quintana?

A) Voo.

B) Livro.

C) Alçapão.

D) Eles.

 

 

 

QUESTÃO 3

 

Leia o texto abaixo.

O Galo e a Pedra Preciosa

Esopo

 

Um Galo, que procurava no terreiro, alimento para ele e suas galinhas, acaba por encontrar uma pedra preciosa de grande beleza e valor. Mas, depois de observá-la por um instante, comenta desolado:

— Se ao invés de mim, teu dono tivesse te encontrado, ele decerto não iria se conter diante de tamanha alegria, e é quase certo que iria te colocar em lugar digno de adoração. No entanto, eu te achei e de nada me serves. Antes disso, preferia ter encontrado um simples grão de milho, a que todas as jóias do Mundo!

 

Moral da História: A necessidade de cada um é o que determina o real valor das coisas. www.sitededicas.com.br

 

O tema desse texto é:

(A) a beleza e o valor da pedra preciosa

(B) a relação entre valor e necessidade

(C) o alimento preferido de galos e galinhas

(D) o encontro do galo com a pedra.

 

QUESTÃO 4

 

Leia o texto abaixo.

Quadrinhos verdes

 

Conheça Animalândia, a fantástica terra onde todos os bichos são vegetarianos e conversam com o homem sobre a importância da preservação do meio ambiente! Este foi o sonho de Florinha. Ela resolveu contá-lo durante a aula e a professora aproveitou para falar sobre ecologia e preservação com toda a turma. Aposto que você também vai adorar!

Ciência Hoje das Crianças. n. 220. jan./fev. 2011. p. 24.

 

Nesse texto, o trecho que apresenta uma opinião do autor é:

A) “... onde todos os bichos são vegetarianos...”.

B) “Este foi o sonho de Florinha.”.

C) “... resolveu contá-lo durante a aula...”.

D) “Aposto que você também vai adorar!”.

 

QUESTÃO 5

 

(SAERS). Leia o texto abaixo.

Como aprender a tabuada de multiplicar

Se você está aprendendo a tabuada, estuda e estuda e tem sempre alguma coisa que você não sabe, faça o seguinte truque:

1) Escreva num papel grande toda a tabuada de multiplicar. Aí você vai pensar nos cálculos mais fáceis, por exemplo: Você sabe todos os números vezes 1, não sabe?

Então risque estes cálculos da sua tabuada: 2x1, 3x1, 4x1 e assim por diante.

2) Você também sabe a tabuada do 2, não sabe? Então risque toda a tabuada do 2.

3) Risque toda a tabuada do 10. Essa é muito fácil.

4) Qual é a outra tabuada fácil?

5) Continue fazendo assim, até que vão sobrar poucos cálculos, que são os mais difíceis, como 7x8.

Aí você decora só esses números.

Não é fácil?

Almanaque Ruth Rocha. p. 59. Adaptado.

 

Esse texto serve para

A) anunciar livros.

B) dar instruções.

C) divertir crianças.

D) riscar números.

 

QUESTÃO 6

 

(SADEAM). Leia o texto abaixo:

O Leão e o Inseto

 

Um Inseto se aproximou de um Leão e disse sussurrando em seu ouvido: “Não tenho nenhum medo de você, nem acho você mais forte que eu. Se você duvida disso, eu o desafio para uma luta, e, assim, veremos quem será o vencedor.”

E voando rapidamente sobre o Leão, deu-lhe uma ferroada no nariz. O Leão, tentando pegá-lo com as garras, apenas atingia a si mesmo, ficando, assim, bastante ferido.

Desse modo, o Inseto venceu o Leão, e entoando o mais alto que podia uma canção que simbolizava sua vitória sobre o Rei dos animais, foi embora relatar seu feito para o mundo.

Mas, na ânsia de voar para longe e rapidamente espalhar a notícia, acabou preso numa teia de aranha.

Então se lamentou dizendo: “Ai de mim, eu que sou capaz de vencer a maior das feras, fui vencido por uma simples Aranha.”

Moral da História: O menor dos nossos inimigos é frequentemente o mais perigoso.

ESOPO. Disponível em: <http://sitededicas.uol.com.br>.

 Acesso em: 24 mar. 2010.

 

No final dessa história, o inseto

A) comemorou a vitória com os animais.

B) desafiou o leão para uma luta.

C) foi derrotado por uma aranha.

D) fugiu da luta voando rapidamente.

 

QUESTÃO 7

 

PROEB). Leia o texto abaixo.

Sorvete de Azeitona

O garoto chega na sorveteria e pergunta:

– Tem sorvete de azeitona?

Aí o cara responde:

– Não.

Dia seguinte:

– Tem sorvete de azeitona?

– Não.

Outro dia:

– Tem sorvete de azeitona?– Não.

Outro dia:

– Tem sorvete de azeitona?

– Tem !!!

– Eca !!

Disponível em: <http://boaspiadas.blogspot.com/2007/07/piada-infantil.html>

 

Esse texto é engraçado porque

A) o vendedor não respondeu ao garoto.

B) o sorvete era de azeitona.

C) o garoto queria sorvete.

D) o garoto não quis comer o sorvete.

 

QUESTÃO 8

 

A passeata da Emília

 

– Dona Dora, aqui é a diretora da escola da Emília.

– Ai, meu Deus! O que foi que a minha filha aprontou?!

– Calma. Dona Dora, ela não aprontou nada muuuiiito grave! Ela é uma das melhores alunas da classe.

– Então o que aconteceu? Ela se machucou?

– Não, Dona Dora. Ela... eu explico. É que ela começou uma passeata aqui na escola, ela está reivindicando aula nas férias de julho e de fim de ano!

– O quê?! A Emília quer ter aula nas férias também?

– Pois é! Ela até já convenceu alguns coleguinhas! Estão começando uma passeata.

Será que a senhora poderia vir aqui?

Meia hora depois:

– Emília, minha filha! Emília...

– Queremos aula nas férias! Queremos aula nas férias! Mãe, tô ocupada! Não tá vendo?

– Me obedece, hein?! Senão vou tomar uma providência.

– Mãe, tô ocupada! Queremos aula nas férias! Queremos...

– Foi você quem pediu. (Cócegas). Acorda já! (Mais cócegas.) Vamos, acorda menina!

– Para, manhê. Hã! Eu tava sonhando?!

– Estava, e no primeiro dia de férias! A Aninha e a Juju estão te esperando para brincar.

Vamos, levanta.

– Aula nas férias?! Nem em sonho!

YAMASHITA, Tereza; BRÁS, Luis. Dias Incríveis. São Paulo: Callis, 2006. p. 19. * Adaptado: Reforma Ortográfica.

 

 (Nesse texto, uma das frases ditas por Emília foi:

A) “– Ai, meu Deus!”. (. 3)

B) “– Emília, minha filha!”. (. 18)

C) “– Mãe, tô ocupada!”. (. 23)

D) “– Me obedece, hein?!”. (. 21)

 

QUESTÃO 09

Leia os textos abaixo.

Texto 1

 

Troco um fusca branco

Por um cavalo cor de vento

Um cavalo mais veloz que o pensamento.

Quero que ele me leve pra bem longe

E que galope ao deus-dará

Que já me cansei deste engarrafamento...

 

(Roseana Murray. Classificados poéticos. São Paulo: Companhia Ed. Nacional, 2004.)

 

Texto 2

 

VENDO OU TROCO caminhão ford 1971

VENDO OU TROCO F-100 AZUL ANO 71 DIESEL MECANISMO OPERACIONAL VALOR R$10.000,00 (aceito troca por veículo de passeio)

tel:****-****.

http://carros.viaki.com/mercado

 

Na comparação dos textos acima, concluímos que o texto 1

(A) é um classificado de jornal; o 2 é um classificado poético.

(B) descreve um fusca 1971; o 2 divulga um caminhão moderno.

(C) anuncia um cavalo cor de vento; o 2 anuncia um fusca branco.

(D) é estruturado em forma de versos; o 2 apresenta a linguagem objetiva.


Nenhum comentário