História da Tecnologia - Hora de Colorir - Atividades escolares

História da Tecnologia

(EF05HI06) Comparar o uso de diferentes linguagens e tecnologias no processo de comunicação e avaliar os significados sociais, políticos e culturais atribuídos a elas.

 História da tecnologia

 A história da tecnologia é quase tão antiga como a história da humanidade, desde quando as pessoas começaram a usar ferramentas para caçar e se proteger. Para serem criadas, todas as ferramentas necessitaram, antes de tudo, utilizar um recurso natural adequado. Assim, a história da tecnologia acompanha a cronologia do uso dos recursos naturais, desde as ferramentas e fontes de energia mais simples às ferramentas e fontes de energia mais complexas. 

 

VANTAGENS DA INTERNET 

- Uma fonte de informações  atualizadas,

- Menos custo de dinheiro; 

- Menos gastos de tempo para pesquisas, 

- Conversar com pessoas do outro lado do mundo. 


 


A comunicação entre as pessoas está cada dia mais rápida. Até parece que o mundo está diminuindo. 

Os meios de comunicação 

Quando falamos em tecnologia, o que vem a nossa mente são os meios de comunicação. Os meios de comunicação são artifícios que permitem a comunicação entre pessoas, contribuindo com o processo de transmissão de
informações. Ao longo da história, o homem sempre desenvolveu formas para se comunicar: sinais, desenhos, cartas, criação de alguns objetos, etc. 

O Começo de tudo 

Pintura rupestre: Um dos mais antigos meios de comunicação, que foi utilizado pelos homens pré históricos como transmissão de informações. Essa comunicação era por meio de uma arte que permitia o entendimento sobre o desejo deles. Considera-se arte rupestre as representações sobre rochas do homem da pré-história, em que se incluem gravuras e pinturas. 

Com o desenvolvimento tecnológico, os meios de comunicação foram se tornando mais eficazes. O telégrafo revolucionou a forma de se comunicar à distância, sendo considerado um dos primeiros sistemas modernos de comunicação. 

Em seguida, outros meios de comunicação foram inventados, com destaque para o telefone, rádio, televisão, celular e internet. Todos eles são bastante utilizados em várias partes do mundo, proporcionando o diálogo e a troca de informações entre pessoas de diferentes pontos do planeta. 

A internet, por exemplo, permite que informações sejam obtidas com extrema rapidez e facilidade. Algumas redes sociais possibilitam a comunicação instantânea entre pessoas localizadas em diferentes lugares. Outro avanço é a realização de cursos à distância, que podem ser realizados através de aulas acompanhadas pelo computador. 

Portanto, os meios de comunicação sempre estiveram presentes na vida do homem, sendo essenciais para a difusão das informações (jornais, revistas, televisão, rádio, etc.) e para as atividades econômicas. 




1- Responda: 

a) De que maneira esses meios de comunicação estão encurtando as distâncias? __________________________________________________________________

__________________________________________________________________

b) Quais são os meios de comunicação que aparecem nas imagens acima? __________________________________________________________________

__________________________________________________________________

c) Cite outros meios de comunicação que você conhece? 

__________________________________________________________________

d) De acordo com as imagens acima, escreva duas vantagens e duas desvantagens da internet:

__________________________________________________________________

__________________________________________________________________

e) Qual é o meio de comunicação mais antigo ?

 _________________________________________________________________

 f) E o mais atual ?

_________________________________________________________________


 

5 comentários