Interpretação de textos curtos - Receita, tirinha, charge, texto informativo - Hora de Colorir - Atividades escolares

Interpretação de textos curtos - Receita, tirinha, charge, texto informativo

 TEXTO 1

Leia a tirinha para responder às questões a seguir.

 

1- Assinale a alternativa correta em relação à tirinha acima:

a) No terceiro quadrinho, a fala do personagem revela que ele estava

(A) aliviado.                  (B) afetuoso.             (C) chateado.                 (D) apressado.

 

b) O humor do texto pode se apresentar de diversas formas. Nessa tirinha, a graça está no

jogo de sentido das palavras. Em qual palavra há esse jogo?

(A) Amor.                   (B) Banco.                        (C) Missão.                         (D) Perto.

TEXTO 2

 


 Leia e analise o cartaz ao lado.

1- Qual recurso o autor utilizou para enfatizar a ideia

da violência?

(A) A imagem de uma arma em punho. 

(B) As palavras com cores diferentes.

(C) Os diferentes tamanhos das letras.

 (D) O fundo de cor preto do cartaz.

 

2- Esse texto tem por finalidade:

(A) apresentar um fato.          (C) convencer o leitor.

(B) divulgar uma pesquisa.    (D) instruir o leitor.

 

TEXTO 03

            Iogurte  surpresa

         Você vai precisar de:

1 litro de leite

½  lata de leite condensado

1 pacote de gelatina

Suco de ¼ de limão

 

         Modo de preparo:

1- Peça a ajuda de um adulto para ferver o leite.

2- coloque tudo no liquidificador e bata até ficar cremoso.

3- Deixe gelar por uma hora e, então sirva.

 

1- Quais as medidas usadas nos produtos para o preparo do iogurte?

(A) Colher de sopa, jarra.                              (C) Litro, lata e pacote.

(B) Liquidificador, panela.                              (D) Xícara, colher, copo.

 

2- Esse texto foi escrito para:

(A) Adultos            (B) Chefes de cozinha               (C) Crianças                (D) Idosos

 

TEXTO 04

Leia o texto e responda às questões.

 

Menino de 12 anos morre em casa após supostamente cair de rede em brincadeira com outras crianças em MT

Garoto sofreu o acidente à tarde e não contou para a mãe; família deu remédio depois que ele se queixou de dor de cabeça. Menino passou mal, SAMU foi chamado, mas vítima não resistiu e morreu às 20h.

         Um menino de 12 anos morreu na noite desse domingo (22) após supostamente cair de uma rede em Rondonópolis, a 218 km de Cuiabá. Segundo a Polícia Civil, a criança teria sofrido a queda no período da tarde e morreu por volta de 20h. O menino estaria na rede com outras duas crianças e teria batido a cabeça.

          O caso foi registrado no bairro João Antônio Fagundes. Inicialmente o acidente ocorreu em uma casa perto da residência da família do garoto. [...]

 

1- Segundo o texto, a causa da morte do garoto foi

(A) um acidente sofrido fora de casa. 

(B) uma irresponsabilidade da família do garoto.                             

(C) uma queda da rede em que brincava. 

(D) um medicamento tomado sem receita médica.

 

2- Após o acidente, quem foi chamado para socorrer o garoto acidentado?

______________________________________________________________________________________________________________________________________

                                                       

3- A finalidade desse texto é:

(A) divulgar uma campanha infantil.              

(C) ensinar a socorrer uma vítima.

(B) informar sobre um tipo de ação médica.

(D) noticiar um acontecimento recente.

 

4- Onde você poderá encontrar esse tipo de texto?

(A) cartazes nas escolas.                      (C) jornais e revistas.

(B) livros literários.                                 (D) rótulos de produtos.

 

 TEXTO 05

Leia o texto:          

    A árvore e o machado

         Havia uma vez um machado que não tinha cabo. As árvores resolveram que uma delas lhe daria a madeira para fazer um cabo.
         Um lenhador, encontrando o machado de cabo novo, começou a derrubar a mata.
         Uma árvore disse a outra:
           – Nós mesmas é que temos culpa do que está acontecendo.
         Se não tivéssemos dado um cabo ao machado, estaríamos agora livres dele.

ROCHA, Ruth. (Esopo). São Paulo, FTD, 2006.

a) Este texto é:

(A) bilhete                                          (B) poema               

(C) fábula                                           (D) conto

b) A frase que expressa uma opinião é:

(A) “Nós mesmas é que temos culpa do que está acontecendo.”

(B) “um lenhador, (...) começou a derrubar a mata.”

(C) “Havia uma vez um machado que não tinha cabo.”

(D) “...uma delas lhe daria a madeira para fazer um cabo.”

Nenhum comentário