Intepretação de lenda - O outro sapo - Hora de Colorir - Atividades escolares

Intepretação de lenda - O outro sapo

 

O outro sapo


                                                                                              Jon Scieszka

         Era uma vez um sapo. Certo dia, quando estava sentado na sua vitória-régia, viu uma linda princesa descansando a beira do lago. O sapo pulou dentro da água, foi nadando até ela e mostrou a cabeça por cima das plantas aquáticas.

         “Perdão, ó linda princesa”, disse ele com sua voz mais triste e patética. ”Será que eu poderia contar com a vossa ajuda?”

         A princesa estava prestes a dar um salto e sair correndo, mas ficou com pena daquele sapo com sua voz tão triste e patética. Assim, ela perguntou:

         “O que posso fazer para te ajudar, sapinho?

         “Bem”, disse o sapo. “Na verdade, eu não sou sapo, mas um belo príncipe transformado em sapo pelo feitiço de uma bruxa malvada. E esse feitiço só pode ser quebrado pelo beijo de uma linda princesa”. A princesa pensou um pouco, depois ergueu o sapo nas mãos e lhe deu um beijo.

         “Foi só uma brincadeira”, disse o sapo.

         Pulou de volta no lago, e a princesa enxugou a baba de sapo dos seus lindos lábios.

O Patinho realmente feio e outras histórias malucas. São Paulo. Companhia das letrinhas, 1997.

 

1- Na frase: “Será que eu poderia contar com a vossa ajuda?”  A linguagem do sapo normalmente, é utilizada em situações:

(A) de brincadeiras                                   (C) de formalidades

(B) de conversa com amigos                    (D) de conversa com os meus pais

 

2- “Perdão, ó linda princesa”, disse ele com sua voz mais triste e patética. “Será que eu poderia contar com a vossa ajuda?” Nessa parte o sapo queria:

(A) fazer um pedido à princesa.             (C) cumprimentar a princesa.

(B) fazer um elogio à princesa.              (D) pedir perdão à princesa.

 

3- Qual o trecho que apresenta a fala da princesa?

(A) “Era uma vez um sapo”.        (C) “O que posso fazer para te ajudar, sapinho”.

(B) “Foi só uma brincadeira”.      (D) “Será que eu poderia contar com vossa ajuda?”

 

 

                                                                       Dia 03 de outubro de 2020 (sábado).

4- No texto, qual o significado da palavra patética?

(A) comovente            (B) assustada             (C) crítica           (D) animada

 

5- Qual o gênero desse texto?

(A) poema                   (B) bilhete                   (C) fábula            (D) conto

 

6- Na frase: “Perdão, ó linda princesa”, disse ele com sua voz mais triste e patética.

A quem se refere a palavra grifada?

(A) a princesa             (B) ao sapo              (C) ao príncipe           (D) a bruxa

 

7- Qual o conteúdo desse gênero de texto?

(A) um fato imaginário.                       (C) uma receita para ganhar beijo.

(B) um fato ocorrido.                           (D) a vida de uma princesa.

 

8- Qual é a função desse texto para os leitores?

(A) transmitir informações.                      (C) tentar convencer alguém a fazer algo.

(B) dar notícias da lindas princesa.        (D) distrair, entreter as pessoas.

 

9- Qual é o assunto do texto?

(A) um sapo que prega uma peça na princesa.

(B) um sapo que estava enfeitiçado.

(C) uma princesa piedosa.

(D) um belo príncipe transformado em sapo.

 

10- O fato engraçado dessa história é:

(A) o jeito do sapo se dirigir a princesa.  

(B) a esperteza do sapo em enganar a princesa. 

(C) a voz patética do sapo, ao falar com a princesa.

(D) o susto da princesa ao ver o sapo.

 

11- Qual é o problema que faz o fato desta história acontecer?

(A) A bruxa ter enfeitiçado o sapo deste texto.

(B) As plantas aquáticas da beira do lago.

(C) A pena que a princesa sentiu do príncipe.

(D) O sapo ter desejado um beijo da princesa.

 

2 comentários