Modelo de plano de aula alinhado à bncc
Modelo de Plano de aula para período de Pandemia
Alinhado da BNCC
Professora: ________________________________________________
Ano: __________ Turma: __________
Período:__________________
Data:____/____/______
ORGANIZADOR CURRICULAR: Língua Portuguesa
CAMPO DE ATUAÇÃO:
( ) Todos os Campos de Atuação
( ) Campo da Vida Cotidiana
( ) Campo Artístico-Literário
( ) Campo das Práticas de Estudo e Pesquisa
PRÁTICAS DE LINGUAGEM:
( )
Oralidade
( ) Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)
( ) Produção de textos (escrita compartilhada
e autônoma)
( ) Análise linguística/ semiótica
(Alfabetização)
( ) Escrita (compartilhada e autônoma)
OBJETOS
DE CONHECIMENTO:
( ) (EF15LP09)Oralidade pública/Intercâmbio
conversacional em sala de aula; Clareza na exposição de ideias.
( ) (EF12LP02) Formação de leitor; Atribuição de sentido ao
texto lido; Finalidade do texto/função social.
( ) (EF15LP01) Reconstrução das condições de
produção e recepção de textos; Contexto de produção e de circulação.
( )
(EF15LP03) Localizar informações explícitas.
( ) (EF15LP02) Estratégia de leitura;
antecipação, inferência e verificação.
( ) (EF15LP04) Estratégia de leitura;
Linguagem verbal e não-verbal; Uso dos recursos gráfico visuais.
( ) (EF12LP17) Compreensão em leitura; Identificação do tema
do texto.
( ) (EF15LP04) Estratégia de leitura;
Linguagem verbal e não-verbal; Uso dos recursos gráfico visuais.
( ) (EF12LP02) Formação de leitor; Atribuição
de sentido ao texto lido; Finalidade do texto/função social.
( ) (EF12LP04) Compreensão em leitura;
Unidade temática.
( ) (EF02LP12) Compreensão em leitura;
Identificação do tema do texto.
( ) (EF12LP18) Apreciação estética/Estilo;
Ritmo, fluência e entonação.
( ) (EF15LP15) Formação do leitor literário.
( ) (EF15LP16) Leitura colaborativa e
autônoma; Atribuição de sentido ao texto lido; Finalidade e função social.
( ) (EF12LP03) Construção do sistema
alfabético/ Estabelecimento de relações anafóricas na referenciação e
construção da coesão Segmentação e alinhamento da escrita.
( ) (EF02LP01) Construção do sistema
alfabético/ Convenções da escrita; Segmentação.
( ) (EF15LP05) Planejamento de texto; Adequação ao tema;
Adequação ao formato/estrutura do gênero; Adequação à esfera de circulação, ao
suporte físico e de circulação.
( ) (EF15LP06) Revisão de textos; Ortografia
e pontuação; Ampliação de ideias; Sequência lógica de ideias.
( ) (EF15LP07) Edição de textos; Disposição
gráfica (aspectos estruturantes dos gêneros discursivos).
( ) (EF02LP25) Forma de composição dos
textos/Adequação do texto às normas de escrita; Composição e estilo de cada
gênero.
( ) (EF02LP02) Construção do sistema alfabético e da
ortografia.
( ) (EF12Lp05) Escrita compartilhada; função
social do gênero
( ) (EF02LP13) Escrita autônoma e
compartilhada; Adequação a esfera de circulação.
( ) (EF02LP16) Forma de composição do texto;
Estrutura textual (composição e estilo do gênero).
( ) (EF02LP03) Construção do sistema
alfabético e da ortografia; Relação grafema x fonema; Relações biunívocas,
cruzadas e arbitrárias.
( )
(EF02LP06) Conhecimento do alfabeto do português do Brasil; Relação
grafema x fonema.
( ) (EF02LP04) Construção do sistema alfabético e da
ortografia; Convenções da língua; Sílabas canônicas e complexas.
( ) (EF02LP05) Construção do sistema alfabético e da
ortografia; Sons nasais.
( ) (EF02LP07) Conhecimento das diversas
grafias do alfabeto (Categorização gráfica)/ Acentuação.
( ) (EF02LP08) Segmentação de
palavras/Classificação de palavras por número de sílabas.
( ) (EF02LP09) Pontuação
( ) (EF02LP10) Sinonímia e antonímia/Morfologia/Pontuação.
( ) (EF02LP11) Morfologia (grau do
substantivo).
( ) (EF12LP07) Forma de composição do texto;
Adequação a estrutura composicional do gênero;
Rimas,
aliteração e assonância.
( )
(EF02LP28) Formas de composição de narrativas.
OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:
( )
(EF15LP09) – Expressar-se oralmente com clareza, preocupando-se em ser
compreendido pelo interlocutor e usando a palavra com tom de voz audível, boa
articulação e ritmo adequado, a fim de demonstrar, gradativamente, clareza e
organização nas exposições orais de ideias, considerando os diferentes
contextos sociais.
( ) (EF12LP02) Buscar, selecionar e ler, com a
mediação do professor (leitura compartilhada), textos que circulam em meios
impressos ou digitais, de acordo com as necessidades e interesses, atribuindo
sentido a sua leitura, para possibilitar a compreensão e a interpretação de
diferentes gêneros discursivos.
( ) (EF15LP01) Identificar, com a mediação do
professor, a função social de diferentes gêneros discursivos que circulam em
campo da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a
comunidade, a escola) e nas mídias impressa e oral, de massa e digital, de modo
a reconhecer, progressivamente, seu contexto de produção: para que foram
produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
( ) (EF15LP03) Localizar, com a mediação do
professor, informações explícitas em diferentes gêneros discursivos, como
requisito básico para a compreensão leitora.
( ) (EF15LP02)Estabelecer, com a mediação do
professor, expectativas em relação ao texto que vai ler e/ou ouvir
(pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do
texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de
produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem
como sobre destaques textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria
obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas
antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.
( ) (EF15LP04) Identificar o efeito de
sentido produzido pelo uso de recursos expressivos gráfico-visuais em textos
multissemióticos, para compreender gradativamente o uso desses recursos e
empregá-los quando necessário, dentro do contexto.
( )(EF12LP17) Ler e compreender, em
colaboração com os colegas e com a mediação do professor, enunciados de tarefas
escolares, diagramas, curiosidades, pequenos relatos de experimentos,
entrevistas, verbetes de enciclopédia infantil, entre outros gêneros do campo
investigativo, de modo a considerar a situação comunicativa e o tema/assunto do
texto.
( ) (EF15LP04) Identificar o efeito de
sentido produzido pelo uso de recursos expressivos gráfico-visuais em textos
multissemióticos.
( ) (EF12LP02) Buscar, selecionar e ler, com
a mediação do professor (leitura compartilhada), textos que circulam em meios
impressos ou digitais, de acordo com as necessidades e interesses.
( ) (EF12LP04) Ler e compreender, em
colaboração com os colegas e com a ajuda do professor ou já com certa
autonomia, listas, agendas, calendários, avisos, convites, receitas, instruções
de montagem (digitais ou impressos), dentre outros gêneros do Campo da Vida
Cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando
sua forma de organização à sua finalidade.
( ) (EF02LP12) Ler e compreender com certa
autonomia cantigas, letras de canção, dentre outros gêneros do Campo da Vida
Cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando
sua forma de organização à sua finalidade.
( ) (EF12LP18) Apreciar poemas e outros
textos versificados, observando rimas, sonoridades, jogos de palavras,
reconhecendo seu pertencimento ao mundo imaginário e sua dimensão de
encantamento, jogo e fruição.
( ) (EF15LP15) Reconhecer que os textos
literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica,
de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio
artístico da humanidade.
( ) (EF15LP16) Ler e compreender, em
colaboração com os colegas e com a ajuda do professor e, mais tarde, de maneira
autônoma, textos narrativos de maior porte como contos (populares, de fadas,
acumulativos, de assombração etc.) e crônicas.
( ) (EF12LP03) Copiar textos breves, mantendo
suas características e voltando para o texto sempre que tiver dúvidas sobre sua
distribuição gráfica, espaçamento entre as palavras, escrita das palavras e
pontuação.
( ) (EF15LP05) Planejar, com a ajuda do
professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os
interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito
(escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual
é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema,
pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações
necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes
pesquisadas.
( ) (EF02LP01) Utilizar, ao produzir o texto,
grafia correta de palavras conhecidas ou com estruturas silábicas já dominadas,
letras maiúsculas em início de frases e em substantivos próprios, segmentação
entre as palavras, ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação.
( ) (EF15LP06) Reler e revisar o texto
produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo
e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de
ortografia e pontuação.
( ) (EF15LP07) Editar a versão final do
texto, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, ilustrando,
quando for o caso, em suporte adequado, manual ou digital.
( ) (EF02LP25) Identificar e reproduzir, em
relatos de experimentos, entrevistas, verbetes de enciclopédia infantil,
digitais ou impressos, a formatação e diagramação específica de cada um desses
gêneros, inclusive em suas versões orais.
( ) (EF02LP02) Segmentar palavras em sílabas
e remover e substituir sílabas iniciais, mediais ou finais para criar novas
palavras.
( ) (EF12LP05) Planejar e produzir, em
colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, (re)contagens de
histórias, poemas e outros textos versificados (letras de canção, quadrinhas,
cordel), poemas visuais, tiras e histórias em quadrinhos, dentre outros gêneros
do campo artístico-literário, considerando a situação comunicativa e a
finalidade do texto.
( )
(EF02LP13) Planejar e produzir bilhetes e cartas, em meio impresso e/ou
digital, dentre outros gêneros do Campo da Vida Cotidiana, considerando a
situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.
( ) (EF02LP16) Identificar e reproduzir, em
bilhetes, recados, avisos, cartas, e-mails, receitas (modo de fazer), relatos
(digitais ou impressos), a formatação e diagramação específica de cada um
desses gêneros.
( )
(EF02LP03) Ler e escrever palavras com correspondências regulares diretas entre
letras e fonemas (f, v, t, d, p, b) e correspondências regulares contextuais (c
e q; e e o, em posição átona em final de palavra).
( ) (EF02LP06) Perceber o princípio acrofônico
que opera nos nomes das letras do alfabeto.
( ) (EF02LP04) Ler e escrever corretamente
palavras com sílabas CV, V, CVC, CCV, identificando que existem vogais em todas
as sílabas.
( ) (EF02LP05) Ler e escrever corretamente
palavras com marcas de nasalidade (til, m, n).
( ) (EF02LP07) Escrever palavras, frases,
textos curtos nas formas imprensa e cursiva.
( ) (EF02LP08) Segmentar corretamente as
palavras ao escrever frases e textos.
( ) (EF02LP09) Usar adequadamente ponto
final, ponto de interrogação e ponto de exclamação.
( ) (EF02LP10) Identificar sinônimos de
palavras de texto lido, determinando a diferença de sentido entre eles, e
formar antônimos de palavras encontradas em texto lido pelo acréscimo do
prefixo de negação in-/im-.
( ) (EF02LP11) Formar o aumentativo e o
diminutivo de palavras com os sufixos -ão e -inho/-zinho.
( ) (EF12LP07) Identificar e (re)produzir, em
cantiga, quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas e canções, rimas,
aliterações, assonâncias, o ritmo de fala relacionado ao ritmo e à melodia das
músicas e seus efeitos de sentido.
( ) (EF02LP28) Reconhecer o conflito gerador
de uma narrativa ficcional e sua resolução, além de palavras, expressões e
frases que caracterizam personagens e ambientes.
DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES UTILIZADAS PARA
ATINGIR OS OBJETIVOS:
( ) Auto ditado
( ) Interpretação de texto de diferentes
gêneros textuais.
( ) Gramática contextualizada
( ) Ditado
( ) Produção de texto
( ) Leitura e cópia.
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS E RECURSOS:
( ) Vídeo-aula através de grupos no WhatsApp.
( ) Atividades impressas.
( ) Atendimento individual através de áudios
ou vídeo chamadas.
AVALIAÇÃO:
Verificar
se o aluno:
(EF15LP04)
Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos
gráfico-visuais em textos multissemióticos, para compreender gradativamente o
uso desses recursos e empregá-los quando necessário, dentro do contexto.
(EF12LP02)
Buscar, selecionar e ler, com a mediação do professor (leitura compartilhada),
textos que circulam em meios impressos ou digitais, de acordo com as
necessidades e interesses, atribuindo sentido a sua leitura, para possibilitar
a compreensão e a interpretação de diferentes gêneros discursivos.
REFERÊNCIAS:
MUITO BOM!
ResponderExcluir