Modelo de plano de aula alinhado à bncc - Hora de Colorir - Atividades escolares

Modelo de plano de aula alinhado à bncc

plano de aula alinhado a bncc


Modelo de Plano de aula para período de Pandemia
Alinhado da BNCC

Professora: ________________________________________________
Ano: __________  Turma:        __________ Período:__________________
Data:____/____/______

ORGANIZADOR CURRICULAR: Língua Portuguesa

CAMPO DE ATUAÇÃO:
(   )  Todos os Campos de Atuação
(   ) Campo da Vida Cotidiana
(    ) Campo Artístico-Literário
(    ) Campo das Práticas de Estudo e Pesquisa

PRÁTICAS DE LINGUAGEM:
(   ) Oralidade
(   ) Leitura/escuta (compartilhada e autônoma)
(   ) Produção de textos (escrita compartilhada e autônoma)
(    ) Análise linguística/ semiótica (Alfabetização)
(    ) Escrita (compartilhada e autônoma)


OBJETOS DE CONHECIMENTO:
(    ) (EF15LP09)Oralidade pública/Intercâmbio conversacional em sala de aula; Clareza na exposição de ideias.
(    ) (EF12LP02)  Formação de leitor; Atribuição de sentido ao texto lido; Finalidade do texto/função social.
(    ) (EF15LP01) Reconstrução das condições de produção e recepção de textos; Contexto de produção e de circulação.
(    )  (EF15LP03) Localizar informações explícitas.
(    ) (EF15LP02) Estratégia de leitura; antecipação, inferência e verificação.
(    ) (EF15LP04) Estratégia de leitura; Linguagem verbal e não-verbal; Uso dos recursos gráfico visuais.
(    ) (EF12LP17)  Compreensão em leitura; Identificação do tema do texto.
(    ) (EF15LP04) Estratégia de leitura; Linguagem verbal e não-verbal; Uso dos recursos gráfico visuais.
(    ) (EF12LP02) Formação de leitor; Atribuição de sentido ao texto lido; Finalidade do texto/função social.
(    ) (EF12LP04) Compreensão em leitura; Unidade temática.
(    ) (EF02LP12) Compreensão em leitura; Identificação do tema do texto.
(    ) (EF12LP18) Apreciação estética/Estilo; Ritmo, fluência e entonação.
(    ) (EF15LP15)  Formação do leitor literário.
(    ) (EF15LP16) Leitura colaborativa e autônoma; Atribuição de sentido ao texto lido; Finalidade e função social.
(    ) (EF12LP03) Construção do sistema alfabético/ Estabelecimento de relações anafóricas na referenciação e construção da coesão Segmentação e alinhamento da escrita.
(    ) (EF02LP01) Construção do sistema alfabético/ Convenções da escrita; Segmentação.
(    ) (EF15LP05)  Planejamento de texto; Adequação ao tema; Adequação ao formato/estrutura do gênero; Adequação à esfera de circulação, ao suporte físico e de circulação.
(    ) (EF15LP06) Revisão de textos; Ortografia e pontuação; Ampliação de ideias; Sequência lógica de ideias.
(    ) (EF15LP07) Edição de textos; Disposição gráfica (aspectos estruturantes dos gêneros discursivos).
(    ) (EF02LP25) Forma de composição dos textos/Adequação do texto às normas de escrita; Composição e estilo de cada gênero.
(    ) (EF02LP02)  Construção do sistema alfabético e da ortografia.
(    ) (EF12Lp05) Escrita compartilhada; função social do gênero
(   ) (EF02LP13) Escrita autônoma e compartilhada; Adequação a esfera de circulação.
(    ) (EF02LP16) Forma de composição do texto; Estrutura textual (composição e estilo do gênero).
(    ) (EF02LP03) Construção do sistema alfabético e da ortografia; Relação grafema x fonema; Relações biunívocas, cruzadas e arbitrárias.
(    )  (EF02LP06) Conhecimento do alfabeto do português do Brasil; Relação grafema x fonema.
(    ) (EF02LP04)  Construção do sistema alfabético e da ortografia; Convenções da língua; Sílabas canônicas e complexas.
(    ) (EF02LP05)  Construção do sistema alfabético e da ortografia; Sons nasais.
(    ) (EF02LP07) Conhecimento das diversas grafias do alfabeto (Categorização gráfica)/ Acentuação.
(    ) (EF02LP08) Segmentação de palavras/Classificação de palavras por número de sílabas.
(    ) (EF02LP09) Pontuação
(    ) (EF02LP10) Sinonímia e antonímia/Morfologia/Pontuação.
(    ) (EF02LP11) Morfologia (grau do substantivo).
(    ) (EF12LP07) Forma de composição do texto; Adequação a estrutura composicional do gênero;
Rimas, aliteração e assonância.
(   ) (EF02LP28) Formas de composição de narrativas.

OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM:
(   ) (EF15LP09) – Expressar-se oralmente com clareza, preocupando-se em ser compreendido pelo interlocutor e usando a palavra com tom de voz audível, boa articulação e ritmo adequado, a fim de demonstrar, gradativamente, clareza e organização nas exposições orais de ideias, considerando os diferentes contextos sociais.
(   ) (EF12LP02) Buscar, selecionar e ler, com a mediação do professor (leitura compartilhada), textos que circulam em meios impressos ou digitais, de acordo com as necessidades e interesses, atribuindo sentido a sua leitura, para possibilitar a compreensão e a interpretação de diferentes gêneros discursivos.
(    ) (EF15LP01) Identificar, com a mediação do professor, a função social de diferentes gêneros discursivos que circulam em campo da vida social dos quais participa cotidianamente (a casa, a rua, a comunidade, a escola) e nas mídias impressa e oral, de massa e digital, de modo a reconhecer, progressivamente, seu contexto de produção: para que foram produzidos, onde circulam, quem os produziu e a quem se destinam.
(    ) (EF15LP03) Localizar, com a mediação do professor, informações explícitas em diferentes gêneros discursivos, como requisito básico para a compreensão leitora.
(    ) (EF15LP02)Estabelecer, com a mediação do professor, expectativas em relação ao texto que vai ler e/ou ouvir (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o universo temático, bem como sobre destaques textuais, recursos gráficos, imagens, dados da própria obra (índice, prefácio etc.), confirmando antecipações e inferências realizadas antes e durante a leitura de textos, checando a adequação das hipóteses realizadas.
(    ) (EF15LP04) Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos gráfico-visuais em textos multissemióticos, para compreender gradativamente o uso desses recursos e empregá-los quando necessário, dentro do contexto.
(    )(EF12LP17) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a mediação do professor, enunciados de tarefas escolares, diagramas, curiosidades, pequenos relatos de experimentos, entrevistas, verbetes de enciclopédia infantil, entre outros gêneros do campo investigativo, de modo a considerar a situação comunicativa e o tema/assunto do texto.
(    ) (EF15LP04) Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos gráfico-visuais em textos multissemióticos.
(    ) (EF12LP02) Buscar, selecionar e ler, com a mediação do professor (leitura compartilhada), textos que circulam em meios impressos ou digitais, de acordo com as necessidades e interesses.
(    ) (EF12LP04) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor ou já com certa autonomia, listas, agendas, calendários, avisos, convites, receitas, instruções de montagem (digitais ou impressos), dentre outros gêneros do Campo da Vida Cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade.
(    ) (EF02LP12) Ler e compreender com certa autonomia cantigas, letras de canção, dentre outros gêneros do Campo da Vida Cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto do texto e relacionando sua forma de organização à sua finalidade.
(    ) (EF12LP18) Apreciar poemas e outros textos versificados, observando rimas, sonoridades, jogos de palavras, reconhecendo seu pertencimento ao mundo imaginário e sua dimensão de encantamento, jogo e fruição.
(    ) (EF15LP15) Reconhecer que os textos literários fazem parte do mundo do imaginário e apresentam uma dimensão lúdica, de encantamento, valorizando-os, em sua diversidade cultural, como patrimônio artístico da humanidade.
(    ) (EF15LP16) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor e, mais tarde, de maneira autônoma, textos narrativos de maior porte como contos (populares, de fadas, acumulativos, de assombração etc.) e crônicas.
(    ) (EF12LP03) Copiar textos breves, mantendo suas características e voltando para o texto sempre que tiver dúvidas sobre sua distribuição gráfica, espaçamento entre as palavras, escrita das palavras e pontuação.
(    ) (EF15LP05) Planejar, com a ajuda do professor, o texto que será produzido, considerando a situação comunicativa, os interlocutores (quem escreve/para quem escreve); a finalidade ou o propósito (escrever para quê); a circulação (onde o texto vai circular); o suporte (qual é o portador do texto); a linguagem, organização e forma do texto e seu tema, pesquisando em meios impressos ou digitais, sempre que for preciso, informações necessárias à produção do texto, organizando em tópicos os dados e as fontes pesquisadas.
(    ) (EF02LP01) Utilizar, ao produzir o texto, grafia correta de palavras conhecidas ou com estruturas silábicas já dominadas, letras maiúsculas em início de frases e em substantivos próprios, segmentação entre as palavras, ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação.
(    ) (EF15LP06) Reler e revisar o texto produzido com a ajuda do professor e a colaboração dos colegas, para corrigi-lo e aprimorá-lo, fazendo cortes, acréscimos, reformulações, correções de ortografia e pontuação.
(    ) (EF15LP07) Editar a versão final do texto, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, ilustrando, quando for o caso, em suporte adequado, manual ou digital.
(   ) (EF02LP25) Identificar e reproduzir, em relatos de experimentos, entrevistas, verbetes de enciclopédia infantil, digitais ou impressos, a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros, inclusive em suas versões orais.
(     ) (EF02LP02) Segmentar palavras em sílabas e remover e substituir sílabas iniciais, mediais ou finais para criar novas palavras.
(    ) (EF12LP05) Planejar e produzir, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor, (re)contagens de histórias, poemas e outros textos versificados (letras de canção, quadrinhas, cordel), poemas visuais, tiras e histórias em quadrinhos, dentre outros gêneros do campo artístico-literário, considerando a situação comunicativa e a finalidade do texto.
(    ) (EF02LP13) Planejar e produzir bilhetes e cartas, em meio impresso e/ou digital, dentre outros gêneros do Campo da Vida Cotidiana, considerando a situação comunicativa e o tema/assunto/finalidade do texto.
(    ) (EF02LP16) Identificar e reproduzir, em bilhetes, recados, avisos, cartas, e-mails, receitas (modo de fazer), relatos (digitais ou impressos), a formatação e diagramação específica de cada um desses gêneros.
(    ) (EF02LP03) Ler e escrever palavras com correspondências regulares diretas entre letras e fonemas (f, v, t, d, p, b) e correspondências regulares contextuais (c e q; e e o, em posição átona em final de palavra).
(    ) (EF02LP06) Perceber o princípio acrofônico que opera nos nomes das letras do alfabeto.
(    ) (EF02LP04) Ler e escrever corretamente palavras com sílabas CV, V, CVC, CCV, identificando que existem vogais em todas as sílabas.
(    ) (EF02LP05) Ler e escrever corretamente palavras com marcas de nasalidade (til, m, n).
(   ) (EF02LP07) Escrever palavras, frases, textos curtos nas formas imprensa e cursiva.
(   ) (EF02LP08) Segmentar corretamente as palavras ao escrever frases e textos.
(    ) (EF02LP09) Usar adequadamente ponto final, ponto de interrogação e ponto de exclamação.
(   ) (EF02LP10) Identificar sinônimos de palavras de texto lido, determinando a diferença de sentido entre eles, e formar antônimos de palavras encontradas em texto lido pelo acréscimo do prefixo de negação in-/im-.
(    ) (EF02LP11) Formar o aumentativo e o diminutivo de palavras com os sufixos -ão e -inho/-zinho.
(    ) (EF12LP07) Identificar e (re)produzir, em cantiga, quadras, quadrinhas, parlendas, trava-línguas e canções, rimas, aliterações, assonâncias, o ritmo de fala relacionado ao ritmo e à melodia das músicas e seus efeitos de sentido.
(   ) (EF02LP28) Reconhecer o conflito gerador de uma narrativa ficcional e sua resolução, além de palavras, expressões e frases que caracterizam personagens e ambientes.

DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES UTILIZADAS PARA ATINGIR OS OBJETIVOS:
(    ) Auto ditado
(    ) Interpretação de texto de diferentes gêneros textuais.
(    ) Gramática contextualizada
(    ) Ditado
(    ) Produção de texto
(    ) Leitura e cópia.

ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS E RECURSOS:      
(   ) Vídeo-aula através de grupos no WhatsApp.
(   ) Atividades impressas.
(   ) Atendimento individual através de áudios ou vídeo chamadas.



AVALIAÇÃO:
Verificar se o aluno:
(EF15LP04) Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos gráfico-visuais em textos multissemióticos, para compreender gradativamente o uso desses recursos e empregá-los quando necessário, dentro do contexto.
(EF12LP02) Buscar, selecionar e ler, com a mediação do professor (leitura compartilhada), textos que circulam em meios impressos ou digitais, de acordo com as necessidades e interesses, atribuindo sentido a sua leitura, para possibilitar a compreensão e a interpretação de diferentes gêneros discursivos.



REFERÊNCIAS:

Um comentário