Interpretação de tirinha - Para o Ensino Médio - Hora de Colorir - Atividades escolares

Interpretação de tirinha - Para o Ensino Médio

  1. Observe o cartum. 
Sobre ela, é correto afirmar:
  1. A comunicação virtual está cheia de signos não verbais, na tentativa de aproximar-se, ao máximo, de uma conversa feita pessoalmente.
  2. É uma crítica aos jovens e adolescentes que perderam o hábito de escrever por efeito do uso da internet.
  3. Ela mostra o futuro da língua, no qual as pessoas não usarão mais palavras para comunicar-se.
  4. Como os jovens não sabem mais falar pessoalmente, recorrem ao mundo virtual para comunicar-se sem palavras.
  5. Demonstra a realidade da internet, na qual as pessoas precisam fazer várias coisas ao mesmo tempo e, por isso, acabam usando menos a palavra.


Observe a tirinha
QUESTIONANDO-DONA-ARANHA.png
Disponível em: .


  1.  O registro linguístico usado pelo aluno pode ser considerado

  1. muito formal, porque ele se sentiu coagido pela presença dos colegas.
  2. coloquial, uma vez que se trata de uma pessoa que ainda está em fase de escolarização.
  3. informal, uma vez que o aluno não usou pronomes de tratamento adequados.
  4. formal, pois ele se dirigia a alguém hierarquicamente superior. 
  5. coloquial, pois denuncia a origem social e econômica do aluno.
3-    Observe a gravura.


No que consiste o humor na tira?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


A professora questiona do ponto de vista gramatical (sintático), mas o aluno interpreta a frase de maneira conotativa. A professora espera a resposta. O eleitor, o que não recebe.

Nenhum comentário