SIMULADO - PROVA BRASIL - 44 Questões - Hora de Colorir - Atividades escolares

SIMULADO - PROVA BRASIL - 44 Questões

BLOCO 01
  1. (SAERS). Leia o texto abaixo.
Recreio, São Paulo: Abril, 19 mar. 2009, n. 471, p. 27. 

De acordo com esse texto, a tampa de garrafa de água será usada para
A) cortar as rodelas de presunto.
B) espetar as frutas no palito.
C) passar margarina nas rodelas.
D) passar o requeijão no pão.

02. (SADEAM). Leia o texto abaixo:
Tulipas da holanda

Todos os anos, durante a primavera, gente de todo o mundo procura um pequeno parque colorido e perfumado, cheio de lagos e flores, na Holanda.
Ali se encontra a famosa tulipa, a flor nacional do país. A floricultura é uma fonte de renda na Holanda e a cultura dessa flor constitui a base dessa renda.
O valor das tulipas está no tamanho das flores e na sua coloração. Suas cores são variadas, mas a Rainha da Noite é a mais apreciada pela sua raridade. É também conhecida como tulipa negra, embora sua cor seja azul-roxo bem escuro.
DIAS, Ieda; CARVALHO, Aciléia. Tulipas da Holanda. In: Bolhas de sabão. Belo Horizonte: Vigília, 1987. Fragmento. 

De acordo com esse texto, a expressão “Rainha da Noite” refere-se
A) à margem do lago.
B) à tulipa negra.
C) às cores na primavera.
D) às flores dos lagos.

03. (SPAECE). Leia o texto abaixo responda:
Disponível em: . Acesso em: 5 jun. 2010. 

Nesse texto, a expressão “cabeça oca” quer dizer
A) complicada.
B) fácil de influenciar.
C) pensa pouco.
D) teimosa.

04. (PM-CAMAÇARI). Leia o texto abaixo e responda. 
O ladrão e o cão de casa
Querendo um ladrão entrar em uma casa de noite para roubar, achou à porta um cão, que com latidos a impedia. O cauteloso ladrão, para acalmá-lo, lhe lançou um pedaço de pão. Mas o cão disse: — Bem entendo que me dás este pão para que cale, e te deixe roubar a casa, não por amor que me tenhas: porém já que o dono da casa me sustenta toda a vida. Não deixarei de latir, se não for embora, até que ele acorde, e te venha surrar. Não quero que este bocado de pão que me custe morrer de fome toda a minha vida. 

Moral: sempre terá amanhã, aquele que valoriza o que tem hoje. 

A conclusão do cachorro se deu porque, 
A) o dono não cuida dele.
B) o dono cuida bem dele.
C) o dono não quer cuidar mais dele.
D) o ladrão quer cuidar totalmente dele. 

05. (SADEAM). Leia o texto abaixo:
ANGELI. Ozzy. Folha de São Paulo, São Paulo, fev. 1997. 
Caderno Folhinha. 

No segundo quadrinho, o que confirma o que a menina disse sobre Ozzy é a quantidade de
A) autorretratos.
B) lixo no chão.
C) pincéis e tintas.
D) tinta na parede.

06. SAERJ). Leia o texto abaixo.
O Galo e a Pedra Preciosa
Esopo

Um Galo, que procurava no terreiro, alimento para ele e suas galinhas, acaba por encontrar uma pedra preciosa de grande beleza e valor. Mas, depois de observá-la por um instante, comenta desolado:
— Se ao invés de mim, teu dono tivesse te encontrado, ele decerto não iria se conter diante de tamanha alegria, e é quase certo que iria te colocar em lugar digno de adoração. No entanto, eu te achei e de nada me serves. Antes disso, preferia ter encontrado um simples grão de milho, a que todas as jóias do Mundo!

Moral da História: A necessidade de cada um é o que determina o real valor das coisas. www.sitededicas.com.br

O tema desse texto é:
(A) a beleza e o valor da pedra preciosa
(B) a relação entre valor e necessidade
(C) o alimento preferido de galos e galinhas
(D) o encontro do galo com a pedra

07. Leia o texto abaixo.
Guiando a Boiada

Boi, boiada, boiadeiro,
Boiadeiro, boi, boiada,
Vai correndo pela estrada,
Levantando o pó do chão.
Vai tangida pelo medo,
Vai tangida pela morte,
Vai tangida pela sorte,
Como o povo pela rua...
Não sabe para onde vai
Mas a coisa mais segura,
É o caminho derradeiro.
Boi, boiada, boiadeiro,
Seguindo na estrada escura.
Ruth Rocha. Boi, boiada, boiadeiro. São Paulo: Quinteto Editorial, 1987. 

Essa história se passa
A) na estrada.
B) na rua.
C) no frigorífico.
D) no sítio.

08. (SAERO). Leia o texto abaixo.
Tem gente olhando
Amanda era uma linda menina. Fazia pose na hora da foto, vivia sorrindo para todo mundo.
– Que bonitinha! – dizia a mãe que a estava olhando.
Amanda era também muito jeitosa. Combinava as cores da roupa com a fita do cabelo, ajeitava os brincos.
– Que caprichosa! – dizia a tia que a estava olhando.
Amanda era bondosa como ninguém!
Dava presente para todo mundo: no aniversário, no Natal e nos outros dias também.
– Que generosa! – dizia a professora que a estava olhando.
Amanda era atenciosa que só vendo! Tinha um lugar para cada coisa e guardava cada coisa no seu lugar.
– Que cuidadosa! – dizia o pai que a estava olhando.
MIRANDA, Simão. Tem gente olhando. Campinas, SP: Papirus, 2005. Fragmento. 

De acordo com esse texto, Amanda era um menina cuidadosa porque
A) ajeitava sempre o cabelo.
B) guardava cada coisa no lugar.
C) presenteava todo mundo.
D) vivia sorrindo para todos.

09. Leia o texto abaixo.
Fada feiticeira

Ricardo Azevedo. A casa do meu avô.São Paulo: Ática, 2003.

Os versos 17 a 24, construídos por meio de verbos, expressam
(A) os passos a serem seguidos por aqueles que desejam cozinhar bem.
(B) os desejos das pessoas ao sentirem o perfume da sobremesa de Geralda.
(C) as atitudes adotadas pela fada feiticeira ao preparar seus feitiços.
(D) as instruções para preparação dos quitutes da mãe brasileira.

10. Leia o texto abaixo.
 

No 2º quadrinho, a frase ― “Num sei pru causo di quê!” foi escrita dessa forma para mostrar que o Chico Bento:
A) tem um jeito diferente de falar. 
B) fala as palavras gaguejando. 
C) trata as pessoas com respeito. 
D) fala de maneira complicada.

11. (SPAECE). Leia o texto abaixo e responda:

Quanto mais sol, mais rápido!
Acontece a cada dois anos na Austrália uma corrida de carros bem diferente. Os veículos são pequenos, com espaço só para uma pessoa; achatadinhos, bem leves e com um painelzão brilhante no teto... tudo para ficarem bem mais rápidos. E cadê gasolina?
Ahá! É nisso que esses carrinhos são tão especiais: eles são movidos por energia solar!
Sacou, agora, para que servem os painéis? Eles captam a energia do sol e transformam em energia para o carro andar. Ops! Andar não, correr: o carro campeão da prova este ano, da equipe holandesa, chegava a fazer até 170 km por hora!
A competição é um jeito de ficar de olho na tecnologia. Os cientistas acreditam que o futuro tá aí, na energia que vem do sol. Ela é eficiente, e o melhor de tudo: não polui! Só o que custa caro são os painéis, mas, depois de tudo instalado no teto da casa, cada um pode ter sua própria fábrica de energia – sem postes, e sem contas no final do mês. Com a corrida australiana, estão sendo testados novos painéis e novos sistemas, que logo
podem fazer parte da nossa vida. Vamos torcer pelos carros-solares!
Disponível em: . Acesso em: 02 set. 2009. 

Nesse texto, o trecho que apresenta uma opinião dos cientistas é:
A) “... eles são movidos por energia solar!”. (ℓ. 8)
B) “... o futuro tá aí, na energia que vem do sol.”. (ℓ. 16-17)
C) “... o que custa caro são os painéis,...”. (ℓ. 18-19)
D) “... estão sendo testados novos painéis...”. (ℓ. 22-23)

BLOCO 02

12. (SPAECE). Leia o texto abaixo responda:

DA LAMPARINA À ENERGIA ELÉTRICA

O sítio da vovó Valdenice fica em São João de Iracema, num lugar muito bonito e, o melhor de tudo, é que é pertinho da cidade. É para lá que eu vou nos finais de semana. No sábado passado, eu resolvi ir ao sítio à noite. Eu já tinha atravessado a porteira, quando, de repente, a luz se apagou..., mas pernas pra quem te quero! Ao perceber que eu tinha medo de escuro, vovó caiu na risada e resolveu me contar sobre a sua infância, onde apenas uma lamparina e a lua brilhante iluminavam a singela casa de pau a pique onde morava com sua família. “O escuro não me amedrontava, só incomodava um pouco na hora de ir na privada que ficava afastada da casa: eu tinha receio de cair no buraco.”
Após abrir seu coração, vovó emocionada me disse:
– É, minha neta. Apesar de ser do tempo da lamparina, eu jamais poderia esquecer as recordações que ficaram na minha mente até hoje.
Nós sorrimos e ficamos abraçadas por um longo tempo. Desde então, perdi o medo do escuro e percebi que apesar da minha cidade ser simples e pequena no tamanho, com seus um mil oitocentos e cinquenta habitantes, ela é grande no meu coração e inesquecível na mente dos moradores.
RIBEIRO, Tarine Silva. Aluna da 4ª Série da E. E. Professora Joanita B. B. Carvalho. Na ponta do lápis. Fundação Itaú Social, 2005. *Adaptado: Reforma Ortográfica.

Leia novamente o trecho.
Após abrir seu coração, vovó emocionada me disse:...”. (ℓ. 16)
Nesse trecho, a palavra destacada indica
A) a causa da avó estar emocionada.
B) a condição para que a avó falasse.
C) o local onde a avó da menina se encontrava.
D) o momento em que a avó se emocionou

13. SEPR). Leia a fábula abaixo:
Operário
O operário pegou o minguado salário em notas fedorentas, rasgadas, imundas.
Olhou para o caixa com cara tão desconsolada que o caixa disse:
- Espero que você não tenha medo de micróbios!
- Micróbios? Que micróbios podem sobreviver com um salário desses?

Há um traço de humor no trecho:
A) O operário pegou o minguado salário.
B) Espero que não tenha medo de micróbios!
C) Que micróbios podem sobreviver com um salário desses?
D) Notas fedorentas, rasgadas e imundas.

14. (Prova Brasil). Leia o texto abaixo.
Feias, sujas e imbatíveis
(fragmento)

As baratas estão na Terra há mais de 200 milhões de anos, sobrevivem tanto no deserto como nos pólos e podem ficar até 30 dias sem comer. Vai encarar?
Férias, sol e praia são alguns dos bons motivos para comemorar a chegada do verão e achar que essa é a melhor estação do ano. E realmente seria, se não fosse por um único detalhe: as baratas. Assim como nós, elas também ficam bem animadas com o calor. Aproveitam a aceleração de seus processos bioquímicos para se reproduzirem mais rápido e, claro, para passearem livremente por todos os cômodos de nossas casas.
Nessa época do ano, as chances de dar de cara com a visitante indesejada, ao acordar durante a noite para beber água ou ir ao banheiro, são três vezes maiores.

Revista Galileu. Rio de Janeiro: Globo, Nº 151, Fev. 2004, p.26.

No trecho “Vai encarar?” (ℓ. 2), o ponto de interrogação tem o efeito de:
(A) apresentar.
(B) avisar.
(C) desafiar.
(D) questionar.

15. (SAERS). Leia o texto abaixo.
TEXTO 1:
Celular na Escola
Permitir ou não o uso desses aparelhos nas dependências do colégio é uma discussão bastante
atual. Conheça algumas opiniões:

Quando os primeiros celulares chegaram ao mercado brasileiro, na década de 90, eles eram sonho de consumo para muita gente. Quase vinte anos depois, estão tão popularizados que até crianças vivem a carregar modelos ultramodernos, inclusive na escola, onde esses aparelhos já fazem parte do cotidiano dos alunos. “O celular se justifica pela necessidade dos pais monitorarem seus filhos, mas chegou-se a um exagero de uso”, opina Daniel Lobato Brito, diretor administrativo do Colégio Pio XII, em São Paulo.

Revista Ensino fundamental, ano 4, nº 46, dezembro 2007, seção Comportamento, p.6,.

TEXTO 2:
Fórum na comunidade “ Pode celular 
na sala de aula?”
Ravi

Celular na sala de aula atrapalha muito, até porque não é simplesmente o toque do celular, mas tem gente que ATENDE o celular se escondendo do professor (ou tentando...) e fica falando, ou então, quando o dono do celular não fala nada, a turma, ou alguns colegas de classe ficam soltando piadas, enchendo o saco, zoando, etc... atrapalhando a galera e a concentração do professor que pode perder o raciocínio ou ainda expulsar os alunos de sala. E concluindo: o celular, em sala de aula, deve ser banido, e tratado com severidade os que descumprirem as regras.
http://www.orkut.com (adaptado)

Com relação aos dois textos podemos afirmar que:
(A) utilizam a mesma linguagem.
(B) tratam do mesmo assunto.
(C) destinam-se ao mesmo público.
(D) circulam no mesmo lugar

16. (Prova Brasil). Leia os textos abaixo.
Texto I
MEU DIÁRIO
7 de julho 

Pai é um negócio fogo, o meu, o do Toninho, do Mauro, do Joca, do Zé Luís e do Beto são mais ou menos. O meu deixa jogar na rua, mas nada de chegar perto da avenida. O Toninho está terminantemente proibido de ir ao bar do Seu Porfírio. O do Beto é bem bravo, só que nunca está em casa: por isso, o Beto é o maior folgado e faz o que quer. Também, quando o pai chega, mixou a brincadeira. O do Joca é que nem o meu. O do Zé Luís deixa, mas é obrigatório voltar às seis em ponto e o do Mauro às vezes deixa tudo, outras dá bronca que Deus me livre, tudo na tal língua estrangeira que ele inventou. 
AZEVEDO, Ricardo. Nossa rua tem um problema. São Paulo: Paulinas, 1986.

Texto I



17. Leia o texto abaixo.
A escola onde João estuda realizou uma gincana, dentre outras tarefas, destacou-se a de arrecadar alimentos não perecíveis para doação em orfanato. O gráfico abaixo registra o resultado da arrecadação em quilos por equipe.

  
Com base nos dados do gráfico acima, classifique do primeiro ao quarto colocado a equipes participantes. Marque a resposta certa:
    (A) Amarelo, Azul; Verde e Vermelho.
    (B) Verde, Amarelo, Vermelho e Azul.
    (C) Vermelho, Verde, Azul e Amarelo. 
    (D) Vermelho, Azul, Verde e Amarelo. 

18. (SEPR). Leia o texto abaixo:
Leia o texto abaixo.
O LAGARTO MEDROSO
 (Cecília Meireles. Ou isto ou aquilo & inéditos. São Paulo, Melhoramentos/MEC, 1972)

Na sexta linha do poema, a expressão “depressa, depressa” dá a idéia de:
A) Explicação.
B) Modo.
C) Lugar.
D) Dúvida.

19. (SAEPE). Leia o texto abaixo.

A palavra AHÁÁ!!, no último quadrinho, está escrita com letras maiores:
(A) porque a palavra é sem sentido.
(B) para enfatizar a reação de satisfação da mulher.
(C) porque a palavra é pequena.
(D) para enfatizar a reação de desespero do homem
20. (PM-CAMAÇARI). Leia o texto abaixo e responda. 
O ladrão e o cão de casa
Querendo um ladrão entrar em uma casa de noite para roubar, achou à porta um cão, que com latidos a impedia. O cauteloso ladrão, para acalmá-lo, lhe lançou um pedaço de pão. Mas o cão disse: — Bem entendo que me dás este pão para que cale, e te deixe roubar a casa, não por amor que me tenhas: porém já que o dono da casa me sustenta toda a vida. Não deixarei de latir, se não for embora, até que ele acorde, e te venha surrar. Não quero que este bocado de pão que me custe morrer de fome toda a minha vida. 

Moral: sempre terá amanhã, aquele que valoriza o que tem hoje. 

O que diz na moral “sempre terá amanhã, aquele que valoriza o que tem hoje”, se dá porque o cachorro
A) não cuida da casa.
B) negocia com o ladrão.
C) cuida da casa.
D) aceita o pão. 

21. (Prova Brasil). Leia o texto abaixo.

A ideia central do texto é:

(A) a chuva na floresta. 
(B) a importância do Sol. 
(C) a vida na floresta. 
(D) o movimento das águas.
22. (Prova Brasil). Leia o texto abaixo.
A raposa e as uvas

Num dia quente de verão, a raposa passeava por um pomar. Com sede e calor, sua atenção foi capturada por um cacho de uvas. 
“Que delícia”, pensou a raposa, “era disso que eu precisava para adoçar a minha boca”. E, de um salto, a raposa tentou, sem sucesso, alcançar as uvas. 
Exausta e frustrada, a raposa afastou-se da videira, dizendo: “Aposto que estas uvas estão verdes.” 
Esta fábula ensina que algumas pessoas quando não conseguem o que querem, culpam as circunstâncias.
(http://www1.uol.com.br/crianca/fabulas/noflash/raposa. htm)

A frase que expressa uma opinião é:

(A) “a raposa passeava por um pomar.” (ℓ. 1-2).
(B) “sua atenção foi capturada por um cacho de uvas.” (ℓ. 2-3).
(C) “a raposa afastou-se da videira” (ℓ. 7-8)
(D) “aposto que estas uvas estão verdes” (ℓ. 9-10).



























BLOCO 03
01. Observe na figura abaixo, o caminho percorrido por Tiago. Ele saiu do ponto A e  chegou ao ponto B.


Como ele fez para chegar ao ponto B?
(A) Avançou 6, girou para a esquerda, avançou 4.
(B) Avançou 5, girou para a direita, avançou 3.
(C) Avançou 5, girou para a esquerda, avançou 3.
(D) Avançou 4, girou para a direita, avançou 2.

02. (Projeto conseguir – DC). Quais figuras são necessárias para se construir um sólido geométrico como o mostrado abaixo?


03. Mariana colou diferentes figuras numa página de seu caderno de Matemática, como mostra o desenho abaixo.
Essas figuras têm em comum 
(A) o mesmo tamanho. 
(B) o mesmo número de lados. 
(C) a forma de quadrado. 
(D) a forma de retângulo. 

04. (Projeto conseguir – DC). Uma fábrica produz espelhos de vários formatos. Observe algumas peças:
Qual par de espelhos possui seus lados com a mesma medida?
(A) 1 e 2 
(B) 2 e 3
(C) 3 e 4 
(D) 1 e 4

05. SEPR). João Pedro montou uma barraca de sucos na festa da escola, vendeu 50 copos de 200ml. Sabendo-se que ele havia feito 12 litros de suco. Quantos litros sobraram?
(A) 1litro
(B) 2 litros
(C) 5 litros
(D) 10 litros

06. (Projeto conseguir – DC).   Algumas crianças escolheram a figura abaixo para ampliar:
Veja as ampliações feitas por algumas delas:
Quem ampliou corretamente a figura?
(A) Júlia 
(B) Pedro
(C) Maria 
(D) Vítor

07. (Projeto conseguir – DC). Observe a ilustração abaixo e observe o tamanho das chaves.
Qual a diferença em centímetros da chave maior para a chave menor?
(A) 5 cm 
(B) 2 cm 
(C) 8 cm 
(D) 6 cm

08. (Projeto conseguir – DC). Todos os dias, Rodrigo tem chegado atrasado a seu trabalho por causa do engarrafamento. Hoje ele teve 20 minutos de atraso. 
Em segundos, esse tempo representa:
(A) 200 segundos
(B) 2000 segundos
(C) 1200 segundos
(D) 120 segundos

09. (Projeto conseguir – DC). Para ir a escola Bruna acorda às 6h 45min. Leva 15 minutos para se arrumar e 10 minutos para tomar café. 
A que horas ela estará pronta para sair?
(A) 7h
(B) 6h 45min
(C) 6h 40min
(D) 7h 10min
10.(Saresp 2007). Quantos metros Cacá passeia com seu cachorro, no percurso da casa para o parque, sabendo que cada lado de um quadrado representa 1 m?
(A) 18 m
(B) 20 m
(C) 22 m
(D) 24 m

11. (Projeto conseguir). Esta é a quantia que José conseguiu economizar este mês:
Se ele trocar as moedas por cédulas de 10 reais, com quantas notas ele ficará no total?
(A) 3 
(B) 21 
(C) 4 
(D) 6


BLOCO 04
12. Vejamos o desenho abaixo, que representa a planta baixa da construção que Francisco vai fazer.
Nesse desenho, cada quadradinho corresponde a 10 metros quadrados. 
Qual é a área total a ser ocupada pela construção: casa, piscina e garagem? 
A) 210 metros quadrados 
B) 250 metros quadrados 
C) 310 metros quadrados 
D) 380 metros quadrados
13. Um número tem 8 unidades de milhar, 3 centenas, 1 dezena e 9 unidades.
O número composto é
(A) 319.
(B) 831.
(C) 8 319.
(D) 9 138.

14. (SPAECE). Na reta numérica, abaixo, a distância entre os pontos E, F, G, H, I e J são as mesmas.
Que ponto está representando o número 1990?
A) F.
B) G.
C) H.
D) I.

15. Um ônibus sai do ponto inicial com 25 passageiros.
  • No 1º ponto, descem 3 pessoas e entram 5.
  •  No segundo ponto, descem 9 e entram 3.
A expressão numérica que representa essa situação é
(A) 25 - 3 - 5 + 9 - 3 = 23.
(B) 25 - 3 + 5 - 9 + 3 = 21.
(C) 25 - 3 + 5 - 9 - 3 = 15.
(D) 25 - 3 - 5 - 9 + 3 = 11.

16. Carlos recebeu um folheto informando sobre o calendário de vacinação da Gripe A - Influenza (H1N1), contendo os 4 grupos a serem imunizados.
No posto de saúde próximo à casa de Carlos, já foram vacinadas 350 pessoas de cada grupo. Ao todo, foram vacinadas
(A) 1200 pessoas.
(B) 1290 pessoas.
(C) 1400 pessoas.
(D) 1490 pessoas.

17. (Revistaescola.abril.com.br.) Um dia tem 24 horas, 1 hora tem 60 minutos e 1 minuto tem 60 segundos. Que fração da hora corresponde a 35 minutos?
(A)           (B)           (C)         (D)

18. A população da África do Sul, país onde se realiza a Copa do Mundo de Futebol em 2010, é de aproximadamente 47.900.000 habitantes. Este número, escrito por extenso, fica 
(A) quarenta e sete milhões e novecentos mil.
(B) quatrocentos e setenta e nove milhões.
(C) quatrocentos e setenta e nove mil.
(D) quarenta e sete mil e novecentos.
19. (Projeto consequir – DC). Ana vende docinhos para festa. Para confecção de 100 doces ela gasta R$ 8,00. Ela vende o cento por R$ 16,00. 
Qual a porcentagem que ela tem de lucro?
(A) 100%
(B) 20%
(C) 25%
(D) 50%

20. Um estudante pretende se inscrever para participar de um campeonato. O valor das inscrições está apresentado na tabela abaixo.


Sabendo que o estudante vai se inscrever na abertura do campeonato, qual o valor que ele vai pagar?
(A) R$ 30,00
(B) R$ 35,00
(C) R$ 60,00
(D) R$ 70,00

21. 
(PROVA BRASIL). Vamos medir o parafuso?
O parafuso mede:
(A) 2,1 cm. 
(B) 2,2 cm. 
(C) 2,3 cm. 
(D) 2,5 cm. 

22. (PROMOVER). Observe a operação abaixo.
Nessa operação, o quadradinho está representando qual número?
A) 26
B) 24
C) 17
D) 16

Nenhum comentário