Interpretação e gramática - Texto narrativo - O pulo do gato II
O pulo do gato
A raposa andava maluca para pegar o gato. Mas ela sabia como todo mundo
sabe, que o gato é o maior mestre pulador e nem adiantava tentar agarrá-lo. Com
um salto de banda, o danado sempre se safava. Decidiu então a raposa usar da
esperteza. Chegou-se para o gato e propôs a paz:
- Chega de correr atrás um do outro, mestre gato. Vamos agora viver em
paz!
- Não é bem assim, comadre raposa – corrigiu o gato. – Não é um que corre
atrás do outro, é uma que corre atrás do outro, é a “uma”, que é a senhora, que
corre atrás do “outro”, que sou eu…
–
Bom, de qualquer forma, vamos fazer as pazes, amigo gato. Como o senhor é
mestre em pulos, proponho que, para celebrar nosso acordo de amizade, o senhor
me dê um curso de pulos, para eu ficar tão puladora como o senhor. Pago-lhe
cada lição com os mais saborosos filés de rato que o senhor já experimentou! O
gato aceitou e começaram as lições no mesmo dia.
A raposa era aluna dedicada e o gato ótimo professor. Ensinou o salto de banda,
o salto em espiral, a cambalhota simples, a cambalhota-com-pirueta, o duplo-mortal,
o triplo-mortal e até o saca-rolha-composta. A raposa todos eles aprendia,
praticava depois das aulas e, logo, já estava tão mestre em pulos quanto o
gato.
Decidiu então que já era chegada a hora de colocar em prática seu plano sinistro.
No começo de outra aula, esgueirou-se por trás do gato e deu um bote,
caprichando no salto mais certeiro que o mestre lhe tinha ensinado! E o gato?
Deu um volteio de banda, rolou no ar, e a raposa passou chispando por ele, indo
esborrachar-se num toco de aroeira.
Ainda
tonta da queda, a raposa voltou-se para o gato e protestou:
– Mas
mestre gato, esse pulo o senhor não me ensinou!
- Não ensinei, nem ensino! Esse é o segredo que me salva de malandros
como a senhora, comadre raposa. Esse é o pulo do gato!
BANDEIRA,Pedro.
Nova Escola,nº48.
01. Vocabulário.
a.
esgueirar:
sair ou afastar-se cautelosamente, sem dar na
vista, para livrar-se de alguma coisa.
b.
volteio:
rodopio ou dança ao redor (de seu próprio eixo ou
de algo), volta.
c.
chispando:
Lançando, soltando chispas ('faíscas, lampejos')
d.
esborrachar-se:
Esmagar-se; fazer rebentar, apertando ou
achatando....
e.
aroeira: é o nome popular de uma árvore da família das Anacardiáceas, que produz
madeira.
Interpretação do
texto
03. Responda.
a)
Qual é o tema principal?
______________________________________________________________
______________________________________________________________
b)
O que o gato ensinou para a raposa?
___________________________________________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________
c)
Por que o gato não ensinou tudo o que sabia a raposa?
______________________________________________________________
______________________________________________________________
______________________________________________________________
d)
Qual era o “plano sinistro” citado no quinto parágrafo?
______________________________________________________________
_____________________________________________________________.
04. Marque a resposta correta.
a. Na frase: “com um
salto de banda, o danado sempre se safava.” O que significa
a palavra em negrito?
a)
esborrachava.
b)
livrava.
c)
exibia
d)
prejudicava.
b. Qual a proposta feita
ao gato pela raposa?
a)
viver cada um no seu canto.
b) viver
em paz.
c)
dividir os filés de rato.
d)
brigar para sempre.
c. O que o texto diz a
respeito da raposa e do gato?
a)
medrosos.
b)
amigos.
c)
espertos.
d)
lentos.
d. Para que a raposa se
tornou aluna do gato?
a)
fazer as pazes com ele.
b)
conseguir uma chance de devorá-lo.
c)
distrair-se com ele.
d)
brincar, pois se sentia sozinho.
e. Por que o plano da
raposa não deu certo:
a)
agiu sem pensar.
b)
errou os pulos ensinados.
c)
confiou demais em sua esperteza.
d)
era uma aluna desatenciosa.
______________________________________________________________
05. Enumere
as frases conforme os acontecimentos da história.
a.
(___) A aluna era dedicada e o gato
ótimo professor.
b.
(___) A raposa andava maluca para pegar
o gato.
c.
(___) Chegada a hora a raposa deu um
bote no gato, caprichando no salto mais
certeiro.
d.
(___) Ela propôs ao gato que parassem de
correr um atrás do outro e fizessem as pazes.
e.
(___) Ainda tonta da queda, a raposa
voltou-se para o gato e protestou.
f. (___) A
raposa pediu ao gato que lhe desse um curso de pulos.
g
.(___) O gato conseguiu escapar da
raposa e disse: Esse é o pulo do gato!
11- A esperteza do gato teve como consequência:
a)
ser pego pela raposa
b)
a raposa confiar nele
c)
salvar a própria vida
d)
nda
6- De acordo com o texto, a raposa fez ao gato a seguinte proposta:
(A) viver em paz.
(B) dividir os filés de rato.
(C) brigar para sempre.
(D) viver cada um no seu canto.
7- A raposa tornou-se aluna do gato para:
(A) distrair-se com ela.
(B) brincar, poi se sentia sozinho.
(C) era uma aluna desatenciosa.
(D) conseguir uma chance de devorá-lo.
8- O plano da raposa fracassou porque ela:
(A) confiou demais em sua esperteza.
(B) errou os pulos ensinados.
(C) era uma aluna desatenciosa.
(D) agiu sem pensar.
9- Em "esgueirou-se por trás
do gato e deu um bote"... a palavra sublinhada pode ser substituída por:
(A) ajustou-se.
(B) voltou-se.
(C) tirou.
(D) iniciou.
10- Em "chegada a hora de colocar seu plano sinistro", a frase
quer dizer:
(A) que era o momento certo para atacar o gato.
(B) que a raposa estava esperando sua próxima aula.
(C) que a raposa voltou-se para o gato e protestou.
(D) que não é o momento certo para atacar o gato.
11- Em que momento da história o gato passou a
desconfiar da atitude da raposa:
(A) no início da história.
(B) no final da história.
(C) no meio da história.
(D) do início ao fim da história.
Gramática
12- A frase apresenta dois artigos definidos, dois
substantivos comuns, um adjetivo e dois verbos:
(A) A raposa, todos eles aprendia.
(B) A raposa andava maluca para pegar o gato.
(C) Esse é o segredo que me salva de malandros.
(D) N.D.A.
13-Vamos agora viver em paz!- a frase é:
(A) negativa.
(B) interrogativa.
(C) exclamativa.
(D) afirmativa.
14- No trecho: Não é um que corre atrás
do outro... há advérbio de:
(A) tempo e modo.
(B) lugar e tempo.
(C)negação e lugar.
(D)N.D.A.
15- As aspas no
trecho: É "uma" que corre atrás da "outra", indica:
(A) uso de palavras no sentido figurado.
(B) que a frase é negativa.
(C) um pensamento interrompido.
16- No trecho: Chegou-se para o gato e
propôs a paz. A palavra destaca é:
(A) um pronome do caso reto e se refere ao gato.
(B) um pronome do caso oblíquo e se refere a raposa.
(C) um verbo do presente e se refere ao autor do
texto.
17- O gato aceitou e começaram as lições no mesmo dia.
O verbo da frase está no:
(A) presente.
(B) pretérito perfeito.
(C) futuro do presente.
18- A frase anterior no plural ficaria assim:
(A) Os gatos aceitaram as lições.
(B) Os gatos aceitarão as lições.
(C) Os gatos
aceitariam as lições.
19- Todas as palavras são substantivos compostos:
(A) duplo-mortal, raposa, amigo.
(B) triplo-mortal, cambalhota-com-piruleta,
duplo-mortal.
(C) esborrachou, saca-rolha-composto, aprendia.
Muito bom esse exercício!!
ResponderExcluir