Interpretação e gramática - Texto narrativo - O pulo do gato II - Hora de Colorir - Atividades escolares

Interpretação e gramática - Texto narrativo - O pulo do gato II


O pulo do gato

  A raposa andava maluca para pegar o gato. Mas ela sabia como todo mundo sabe, que o gato é o maior mestre pulador e nem adiantava tentar agarrá-lo. Com um salto de banda, o danado sempre se safava. Decidiu então a raposa usar da esperteza. Chegou-se para o gato e propôs a paz:
             - Chega de correr atrás um do outro, mestre gato. Vamos agora viver em paz!
             - Não é bem assim, comadre raposa – corrigiu o gato. – Não é um que corre atrás do outro, é uma que corre atrás do outro, é a “uma”, que é a senhora, que corre atrás do “outro”, que sou eu…
            – Bom, de qualquer forma, vamos fazer as pazes, amigo gato. Como o senhor é mestre em pulos, proponho que, para celebrar nosso acordo de amizade, o senhor me dê um curso de pulos, para eu ficar tão puladora como o senhor. Pago-lhe cada lição com os mais saborosos filés de rato que o senhor já experimentou! O gato aceitou e começaram as lições no mesmo dia.      A raposa era aluna dedicada e o gato ótimo professor. Ensinou o salto de banda, o salto em espiral, a cambalhota simples, a cambalhota-com-pirueta, o duplo-mortal, o triplo-mortal e até o saca-rolha-composta. A raposa todos eles aprendia, praticava depois das aulas e, logo, já estava tão mestre em pulos quanto o gato.
            Decidiu então que já era chegada a hora de colocar em prática seu plano sinistro. No começo de outra aula, esgueirou-se por trás do gato e deu um bote, caprichando no salto mais certeiro que o mestre lhe tinha ensinado! E o gato? Deu um volteio de banda, rolou no ar, e a raposa passou chispando por ele, indo esborrachar-se num toco de aroeira.
            Ainda tonta da queda, a raposa voltou-se para o gato e protestou:
            – Mas mestre gato, esse pulo o senhor não me ensinou!
- Não ensinei, nem ensino! Esse é o segredo que me salva de malandros como a senhora, comadre raposa. Esse é o pulo do gato!
BANDEIRA,Pedro. Nova Escola,nº48.
01. Vocabulário.
a. esgueirar: sair ou afastar-se cautelosamente, sem dar na vista,  para livrar-se de alguma coisa.
b. volteio: rodopio ou dança ao redor (de seu próprio eixo ou de algo), volta.
c. chispando: Lançando, soltando chispas ('faíscas, lampejos')
d. esborrachar-se: Esmagar-se; fazer rebentar, apertando ou achatando....
e. aroeira: é o nome popular de uma árvore da família das Anacardiáceas, que produz madeira. 

Interpretação do texto
03. Responda.
a) Qual é o tema principal?
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b) O que o gato ensinou para a raposa?
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c) Por que o gato não ensinou tudo o que sabia a raposa?
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d) Qual era o “plano sinistro” citado no quinto parágrafo?
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04. Marque a resposta correta.

a. Na frase: “com um salto de banda, o danado sempre se safava.” O que significa a palavra em negrito?
a)    esborrachava.
b)    livrava.
c)    exibia
d)    prejudicava.

b. Qual a proposta feita ao gato pela raposa?
a)    viver cada um no seu canto.
b)    viver em paz.
c)    dividir os filés de rato.
d)    brigar para sempre.

c. O que o texto diz a respeito da raposa e do gato?
a)    medrosos.
b)    amigos.
c)    espertos.
d)    lentos.

d. Para que a raposa se tornou aluna do gato?
a)    fazer as pazes com ele.
b)    conseguir uma chance de devorá-lo.
c)    distrair-se com ele.
d)    brincar, pois se sentia sozinho.

e. Por que o plano da raposa não deu certo:
a)    agiu sem pensar.
b)    errou os pulos ensinados.
c)    confiou demais em sua esperteza.
d)    era uma aluna desatenciosa.
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05. Enumere as frases conforme os acontecimentos da história.
a. (___)  A aluna era dedicada e o gato ótimo professor.
b. (___)  A raposa andava maluca para pegar o gato.  
c. (___)  Chegada a hora a raposa deu um bote no gato, caprichando no salto mais certeiro.           
d. (___)  Ela propôs ao gato que parassem de correr um atrás do outro e fizessem as pazes.
e. (___)  Ainda tonta da queda, a raposa voltou-se para o gato e protestou.
f.  (___)  A raposa pediu ao gato que lhe desse  um curso de pulos.  
g .(___)  O gato conseguiu escapar da raposa e disse: Esse é o pulo do gato!

11-  A esperteza do gato teve como consequência:
a) ser pego pela raposa
b) a raposa confiar nele
c) salvar a própria vida
d) nda

6- De acordo com o texto, a raposa fez ao gato a seguinte proposta:
(A) viver em paz.
(B) dividir os filés de rato.
(C) brigar para sempre.
(D) viver cada um no seu canto.

7- A raposa tornou-se aluna do gato para:
(A) distrair-se com ela.
(B) brincar, poi se sentia sozinho.
(C) era uma aluna desatenciosa.
(D) conseguir uma chance de devorá-lo.

8- O plano da raposa fracassou porque ela:
(A) confiou demais em sua esperteza.
(B) errou os pulos ensinados.
(C) era uma aluna desatenciosa.
(D) agiu sem pensar.

9- Em "esgueirou-se  por trás do gato e deu um bote"... a palavra sublinhada pode ser substituída por:
(A)  ajustou-se.
(B) voltou-se.
(C) tirou.
(D) iniciou.

10- Em "chegada a hora de colocar seu plano sinistro", a frase quer dizer:
(A) que era o momento certo para atacar o gato.
(B) que a raposa estava  esperando sua próxima aula.
(C) que a raposa voltou-se para o gato  e protestou.
(D) que não é o momento certo para atacar o gato.

11- Em que momento da história o gato passou a desconfiar da atitude da raposa:
(A) no início da história.
(B) no final da história.
(C) no meio da história.
(D) do início ao fim da história.
Gramática

12- A frase apresenta dois artigos definidos, dois substantivos comuns, um adjetivo e dois verbos:
(A) A raposa, todos eles aprendia.
(B) A raposa andava maluca para pegar o gato.
(C) Esse é o segredo que me salva de malandros.
(D) N.D.A.

13-Vamos agora viver em paz!- a frase é:
(A) negativa.
(B) interrogativa.
(C) exclamativa.
(D) afirmativa.

14- No trecho: Não é um que corre atrás do outro... há advérbio de:
(A) tempo e modo.
(B) lugar e tempo.
(C)negação e lugar.
(D)N.D.A.

15-  As aspas no trecho: É "uma" que corre atrás da "outra", indica:
(A) uso de palavras no sentido figurado.
(B) que a frase é negativa.
(C) um pensamento interrompido.

16- No trecho: Chegou-se para o gato e propôs a paz. A palavra destaca é:
(A) um pronome do caso reto e se refere ao gato.
(B) um pronome do caso oblíquo e se refere a raposa.
(C) um verbo do presente e se refere ao autor do texto.

17- O gato aceitou e começaram as lições no mesmo dia. O verbo da frase está no:
(A) presente.
(B) pretérito perfeito.
(C) futuro do presente.

18- A frase anterior no plural ficaria assim:
(A) Os gatos aceitaram as lições.
(B) Os gatos aceitarão as lições.
(C) Os  gatos aceitariam as lições.

19- Todas as palavras são substantivos compostos:
(A) duplo-mortal, raposa, amigo.
(B) triplo-mortal, cambalhota-com-piruleta, duplo-mortal.
(C) esborrachou, saca-rolha-composto, aprendia.

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