Distinguindo fatos e opiniões da internet - Interpretação de texto - Hora de Colorir - Atividades escolares

Distinguindo fatos e opiniões da internet - Interpretação de texto


1. Leia o texto e fique conhecendo alguns fatos e opiniões sobre a internet.

Como distinguir fatos de opiniões na internet - A internet oferece inúmeros recursos e oportunidades para aprender, mas também contém uma grande quantidade de informações que pode não ser nem útil nem confiável. Qualquer um pode publicar comentários ou informações na internet, por isso os usuários precisam desenvolver algumas habilidades de pensamento critico para julgar a veracidade das informações disponíveis online.
Isso é particularmente verdadeiro para crianças que tendem a acreditar que "se está na internet, deve ser verdade". Tradicionalmente, os recursos impressos sempre tiveram seus meios de proteção—como editores, revisores ou verificadores de fatos — para eliminar erros, mentiras e informações pouco precisas. Entretanto, em muitos casos, a internet não possui esses meios de proteção para verificar a validade das informações publicadas online.
É importante saber como a internet funciona e que qualquer um pode criar um site na Web, sem que ninguém lhe pergunte nada. Além disso, crie o hábito de verificar, questionar e confirmar o que encontra online.
Dicas para ajudar a identificar informações falsas
    É importante aprender desde cedo a distinguir fatos de opiniões, bem como a reconhecer informações tendenciosas, persuasivas ou preconceituosas.
    Crie o hábito de confrontar as informações online com outras fontes. Para isso, consulte outros sites da Web ou mídias — como jornais, revistas e livros, para verificar as informações.
    Utilize várias fontes de informação e não apenas a internet. Amplie o acesso a fontes de informações alternativas.
    Aprenda técnicas eficazes para encontrar informações online. Isso vai melhorar muito suas habilidades de obter informações de qualidade. Uma maneira de conseguir isso é usando vários mecanismos de pesquisa, em vez de apenas um.
      Sempre faça perguntas que auxiliam a verificar o principal objetivo de um site. Por exemplo, qual o propósito do site? Divertir? Vender? O site contém informações de contato sobre o autor ou uma seção "Sobre nós"? O site é patrocinado por uma empresa, pessoa ou é uma discussão pública? A internet é o melhor local para encontrar as informações que está procurando?
Disponível em: http://www.microsoft.com/brasil/athome/security/children/kidmisinfo.mspx Publicado em 14 dez. 2004. Acesso em: 30 jan. 2011. (Adaptação


1- Qual o gênero do texto?
a) Notícia            b) texto narrativo                  c) texto informativo     d) artigo

2- Qual o tema do texto?
____________________________________________________________________________________________________________________________

3- De acordo com o texto:
a) Tudo que encontramos na internet é verdade.
b) Os jornais e revistas, por exemplo,  sempre tiveram seus meios de proteção—como editores, revisores ou verificadores de fatos.
c) Os dados que temos na internet passa antes de irem para o ar por editores para que se verifique a veracidade dos fatos.
d) Nda

4- No trecho: “Crie o hábito de confrontar as informações online com outras fontes.” O termo em destaque pode ser substituido por:
a) Afrontar
b) Lutar
c) Conferir
d) Identificar

5- Na frase: “A internet oferece inúmeros recursos e oportunidades para aprender.” Quem é o sujeito da frase?
a) Inumeros recursos
b) A internet
c) oferece inúmeros recursos e oportunidades para aprender.
d) Oportunidades para aprender

6- Na frase abaixo:
A internet oferece inúmeros recursos e oportunidades para aprender, mas também contém uma grande quantidade de informações que pode não ser nem útil nem confiável.
A conjunção em destaque:
a) Transmite uma ideia de oposição.
b) Transmite uma ideia de explicação.
c) Transmite uma ideia de alternancia.
d) Transmite uma ideia de conclusão.

7- Marque a alternativa que apresenta advérbios.
a) Utilize várias fontes de informação e não apenas a internet.
b) Isso vai melhorar muito suas habilidades de obter informações de qualidade.
c)Amplie o acesso a fontes de informações alternativas.
d) A e B estão corretas.

8- No trecho: “"O site é patrocinado por uma empresa, pessoa ou é uma discussão pública?, são artigos:
a) Uma, é, por
b) O e uma
c) Site
d) É

9- No trecho: “Amplie o acesso a fontes de informações alternativas.”, um antônimo para a palavra em destaque é:
a) Aumentar
b) Alargar
c) Diminuir
d) Reduzir
e) As alternativas c e d estão corretas.

10-       Assinale a resposta onde aparece: palavra polissílaba, dissílaba, monossílaba e trissílaba.
a) Informação, distingueir, opiniões, não
b) Tradicionalmente, fontes, qual, proteção
c) Ajudar, validade, hábito, que
d) Eficazes, exemplo, um, vender

Nenhum comentário