Como organizar as avaliações diagnósticas - Modelo de ficha - Hora de Colorir - Atividades escolares

Como organizar as avaliações diagnósticas - Modelo de ficha



Olá!

Hoje vou compartilhar com vocês uma maneira que eu encontrei, e que me ajudou muito, de organizar as avaliações diagnósticas que aplicamos. Eu usei esse método tanto como professora e também como coordenadora.

É indiscutível a importância  das avaliações diagnósticas para o desenvolvimento de nossos alunos. Elas devem servir para nortear nosso trabalho em sala de aula e para quem é coordenadora para que seja possível identificar possíveis dificuldades que a professora não tenha percebido ainda e principalmente para auxiliar o professor a fazer as intervenções necessárias. Porém se esse trabalho não for organizado de maneira eficaz  ele se torna somente um monte de papel na gaveta.(Já aconteceu comigo e tenho certeza que muitos professores aí também se identificam! )

Segue abaixo o modelo da ficha que eu utilizo e em vermelho eu preenchi com exemplos e/ou sugestões para que você possa aproveitar ao máximo.

Modelo de ficha para avaliações diagnósticas - Para professores e/ou coordenadores.


Avaliações diagnósticas

Turma: ____3º ano____________                    Data: ____/____/______
Disciplina: _Matemática
Conteúdo:  Situações problemas
Número de alunos presentes: ___________
Porcentagem da turma: *abaixo eu explicarei como fazer o cálculo


        
Nome
Erros(neste campo você colocará quais questões o aluno errou)
Total de acertos
Porcentagem
1.   
 Ana
 2- 3
 3

2.   
 Carla
 1
 4

3.   
 José
 4 - 5
 3

4.   
 Lucas
 1- 3 -5
 2

5.   




6.   




7.   




8.   




9.   




10.        




11.        




12.        




13.        





Questões ( Neste campo da ficha eu costumo colocar o conteúdo que cada questão apresenta.)
1- Adição e composição
2- Divisão 
3- Medidas de tempo
4- multiplicação
5- Subtração

Você anotando as questões que cada aluno errou e tendo na ficha o conteúdo de cada questão fica fácil identificar em qual conteúdo a turma apresentou maior dificuldade.


* Normalmente eu guardo junto com a ficha uma cópia da avaliação aplicada 

Cálculo da porcentagem dos alunos

Para exemplificar vamos fazer o cálculo da aluna ANA.

Possibilidades de acertos: 05
Total de acertos: 03

Tendo essas informações é só aplicar a regra de 3:

05   ----------100
03   ----------   x

5x= 100.3
5x=300
x= 300/5
x= 60

Assim a porcentagem de acertos da aluna Ana é 60%.

Cálculo da porcentagem da turma.

Neste caso devemos pensar da seguinte maneira:
- Quantas questões tem cada avaliação? (Neste caso são 5)
- Quantos alunos realizaram a avaliação?(Neste caso 4)
- Se todos os alunos tivessem acertado todas as questões qual o total de acertos da turma toda? (neste caso basta multiplicar o numero de alunos pelo numero de questões da prova, ou seja, 4.5=20)
- Qual a soma dos acertos da turma? (nesse caso 12)


Tendo essas informações é só aplicar a regra de 3:

20 acertos -------------- 100%
12 acertos --------------  x%

20x= 12.100
20x= 1200
x= 1200/20
x= 60

Logo a porcentagem de acertos da turma é de 60%



Segue abaixo um link para o download da ficha em arquivo do word para que você possa editá-la!

Clique aqui para fazer o download da ficha


E aí? Gostou? Deixe suas sugestões nos comentários!



Nenhum comentário