Como organizar as avaliações diagnósticas - Modelo de ficha
Olá!
Hoje vou compartilhar com vocês uma maneira que eu encontrei, e que me ajudou muito, de organizar as avaliações diagnósticas que aplicamos. Eu usei esse método tanto como professora e também como coordenadora.
É indiscutível a importância das avaliações diagnósticas para o desenvolvimento de nossos alunos. Elas devem servir para nortear nosso trabalho em sala de aula e para quem é coordenadora para que seja possível identificar possíveis dificuldades que a professora não tenha percebido ainda e principalmente para auxiliar o professor a fazer as intervenções necessárias. Porém se esse trabalho não for organizado de maneira eficaz ele se torna somente um monte de papel na gaveta.(Já aconteceu comigo e tenho certeza que muitos professores aí também se identificam! )
Segue abaixo o modelo da ficha que eu utilizo e em vermelho eu preenchi com exemplos e/ou sugestões para que você possa aproveitar ao máximo.
Modelo de ficha para avaliações diagnósticas - Para professores e/ou coordenadores.
Avaliações
diagnósticas
Turma:
____3º ano____________ Data:
____/____/______
Disciplina:
_Matemática
Conteúdo: Situações problemas
Número de alunos
presentes: ___________
Porcentagem da
turma: *abaixo eu explicarei como fazer o cálculo
Nome
|
Erros(neste campo você colocará quais questões o aluno errou)
|
Total de acertos
|
Porcentagem
|
|
1.
|
Ana
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2- 3
|
3
|
|
2.
|
Carla
|
1
|
4
|
|
3.
|
José
|
4 - 5
|
3
|
|
4.
|
Lucas
|
1- 3 -5
|
2
|
|
5.
|
||||
6.
|
||||
7.
|
||||
8.
|
||||
9.
|
||||
10.
|
||||
11.
|
||||
12.
|
||||
13.
|
Questões ( Neste campo da ficha eu costumo colocar o conteúdo que cada questão apresenta.)
1- Adição e composição
2- Divisão
3- Medidas de tempo
4- multiplicação
5- Subtração
Você anotando as questões que cada aluno errou e tendo na ficha o conteúdo de cada questão fica fácil identificar em qual conteúdo a turma apresentou maior dificuldade.
* Normalmente eu guardo junto com a ficha uma cópia da avaliação aplicada
Cálculo da porcentagem dos alunos
Para exemplificar vamos fazer o cálculo da aluna ANA.
Possibilidades de acertos: 05
Total de acertos: 03
Tendo essas informações é só aplicar a regra de 3:
05 ----------100
03 ---------- x
5x= 100.3
5x=300
x= 300/5
x= 60
Assim a porcentagem de acertos da aluna Ana é 60%.
Cálculo da porcentagem da turma.
Neste caso devemos pensar da seguinte maneira:
- Quantas questões tem cada avaliação? (Neste caso são 5)
- Quantos alunos realizaram a avaliação?(Neste caso 4)
- Se todos os alunos tivessem acertado todas as questões qual o total de acertos da turma toda? (neste caso basta multiplicar o numero de alunos pelo numero de questões da prova, ou seja, 4.5=20)
- Qual a soma dos acertos da turma? (nesse caso 12)
Tendo essas informações é só aplicar a regra de 3:
20 acertos -------------- 100%
12 acertos -------------- x%
20x= 12.100
20x= 1200
x= 1200/20
x= 60
Logo a porcentagem de acertos da turma é de 60%
Segue abaixo um link para o download da ficha em arquivo do word para que você possa editá-la!
Clique aqui para fazer o download da ficha
E aí? Gostou? Deixe suas sugestões nos comentários!
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