Interpretação de texto sobre reciclagem - Vai e Volta - Hora de Colorir - Atividades escolares

Interpretação de texto sobre reciclagem - Vai e Volta


Caminhos do mundo


VAI E VOLTA
Isadora Marques e Júlia Marques
Lembra de quando as garrafas de refrigerante só eram feitas de vidro? Depois de consumir, cada um levava a sua para comprar outra cheia. Os cascos voltavam para a fábrica e lá eram reutilizados para colocar mais refrigerante. Isso é a logística reversa: o fluxo de retorno dos produtos para os fabricantes após o consumo, na tentativa de reaproveitá-los de alguma forma. Resultado: quantidade menor de lixo para os aterros.
O fluxo reverso é tão importante que ganhou legislação federal específica. É o caso das pilhas, baterias e pneus, embalagens de agrotóxicos. Esses produtos demoram muito tempo para serem decompostos ou liberam as substâncias nocivas ao ambiente. É obrigação do fabricante recolher e reprocessá-la para evitar que sejam descartados junto com o lixo orgânico.

Por onde volta, então?
A adequação a essas leis ainda está engatinhando, mas já é possível perceber avanços. É o que ocorre com as embalagens de agrotóxicos. Das que entram em Minas, 95% retornam para a reciclagem ou para a incineração em um ano. De acordo com o coordenador de fiscalização do uso e comércio de agrotóxicos do Instituto Mineiro de Agropecuária, Thales Fernandes, o sucesso desse recolhimento é resultado de uma parceria entre fiscalização e informação. As indústrias recolhem as embalagens porque sabem que a multa é pesada.  Em contrapartida, é feita uma campanha forte para estimular o agricultor a devolver.  “Todos sabem disso, já fizemos várias palestras, cartazes, folders, colocamos isso no rádio, até o padre fala”, brinca Thales.
Divulgação é o que falta ainda para a logística reversa de pneus. A Superintendência de Limpeza Urbana de Belo Horizonte disponibiliza um galpão na BR 040, bairro Jardim Filadélfia, para guardar os pneus que vem das borracharias. Além disso, existem espalhadas por Belo Horizonte 31 “Unidades de Recebimentos de Pequenos Volumes”, onde as pessoas podem devolver os pneus usados. Daí, os fabricantes recolhem esse material e levam para indústrias de reciclagem.
E as pilhas e baterias? Existe uma norma que regulamenta a quantidade limite dos componentes tóxicos. Os fabricantes que produzem materiais cuja composição excede esse limite são obrigados a recolhê-los, mas a maioria não faz isso. Os Correios de Minas tomaram a iniciativa de colocar cata-pilhas em 42 agências espalhadas por 11 cidades mineiras, 23 em Belo Horizonte. Quem tem pilha ou bateria de celular usada pode depositar no recipiente adequado. Dos Correios, elas vão para uma empresa recicladora em São Paulo. 

Quem leva?
Os dados revelam que os consumidores participam muito pouco. em média, 200 quilos de pilhas são recebidos por mês em todo o Estado. “Ainda é insignificante o que a gente arrecada em cima do volume comercializado de pilhas”, pondera o diretor dos Correios, Ferrando Miranda.
Para a consultora ambiental, Gisele Mello, é necessário maior número de postos de coleta, em locais fácil acesso. Mas a grande dificuldade ainda é fazer as pessoas se interessarem em devolver o material usado, seja por meio de descontos na compra de novos produtos ou pela obrigatoriedade. “A gente tem mania de colocar que o produtor é o grande vilão, mas não adianta ele montar o canal, colocar acessível os pontos de coleta se os consumidores não fizerem nada” afirma Gisele.

MARQUES, Isadora; MARQUES e Júlia. Revista Manuelzão. Ano 12, n. 55, dez. 2009.

1-   Esse texto é um:
a)   (    ) Literário                          b) (   ) jornalístico                  c) (   ) industrial  d) publicitário
 
2- De onde foi retirada a notícia?
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3- O fato noticiado pode prejudicar, de alguma forma, você e sua família? Justifique sua resposta.
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4- Sublinhe no texto, os materiais que devem ser recolhidos e reciclados em vez de serem jogados no lixo de casa.
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5- Você e sua família têm o hábito de guardar os materiais mencionados na notícia e, depois, leva-los a locais próprios para reciclá-lo? Justifique sua resposta.
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6- O que pode acontecer quando esses materiais são jogados em locais impróprios?
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7- O que é feito com os pneus velhos? Qual o destino deles?
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8- Por que as embalagens de agrotóxicos, pilhas e baterias não podem ser jogadas em qualquer lugar?
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Gramática:

1- No primeiro parágrafo existem dois pronomes:
( A ) possessivo do caso reto
( B ) possessivo do caso oblíquo
( C ) do caso reto e do caso oblíquo

3- No quarto parágrafo, grife os substantivos próprios existentes.

4- Retire do texto:
- frase interrogativa: _____________________________________________
- frase afirmativa:_________________________________________________

5- Passe as frases para o singular:
 Os dados revelam que os consumidores praticam muito pouco.
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