Interpretação de texto informativo - 5º ou 6º ano - Hora de Colorir - Atividades escolares

Interpretação de texto informativo - 5º ou 6º ano


Celular e adolescentes: uma relação perigosa
·        O celular tira o sono de jovens

Uma pesquisa feita em Flandres, na Bélgica, com 1.656 estudantes de 13 a 17 anos, revelou que o uso do celular à noite é prática recorrente entre os adolescentes e isso está diretamente relacionado ao aumento do nível de cansaço desses jovens após algum tempo.
A preocupação maior dos pais no que diz respeito à mídia, é com relação ao tempo que as crianças gastam vendo TV, ouvindo música ou navegando na Internet. O celular é visto como um simples aparelho de comunicação, útil em situações de emergência, mas os jovens hoje usam os meios de comunicação modernos de forma que os pais nem imaginam.
Casos de cansaço excessivo informado pelos adolescentes foram atribuídos ao abuso na utilização do celular, tanto em ligações quanto em trocas de mensagens de texto. Eles gastam muito tempo se conectando com outras pessoas, e alguns deles fazem isso a noite inteira.
Por outro lado, um melhor rendimento escolar está relacionado a uma boa noite de sono. Estudos revelam que adolescentes que dormem menos estão mais propensos a problemas cognitivos ou comportamentais em sala de aula. Os pais devem estar alerta: é preciso restringir ou proibir o uso do celular após a hora de dormir.
Especialistas recomendam que crianças e adolescentes tenham entre oito e dez horas de sono por noite para manter uma vida saudável e um bom desempenho durante o dia. Além disso, os pais que desconfiam que seus filhos estejam sofrendo de distúrbios do sono devem recorrer a consultas com pediatras ou especialistas na área. E dar conselhos como: durma bem para melhorar suas notas.
·        Uso de celular: necessidade ou vício?
É possível afirmar que o celular é o dispositivo mais usado no mundo, ele deixa de ser uma agenda telefônica e passa a ter várias utilidades (notícias, pesquisas, filmes e séries, redes sociais, etc.), podemos perceber que atualmente a utilização do aparelho tornou-se um vício para os indivíduos. O uso de celular durante a aula é um utensílio de desatenção ou de auxílio?
Através do uso do celular é possível esclarecer dúvidas realizando pesquisas (que anteriormente eram feitas em bibliotecas), assistir á "vídeo-aulas" e debater sobre determinado assunto por meio de grupos em redes sociais (Facebook, WhatSapp, Messenger). Pode-se destacar também pontos negativos. Segundo a pesquisa do "Hypescience" (hiper ciência), o uso excessivo do celular pode prejudicar a memória, assim afetando também sua saúde. Além disso, fazendo com que com que o aluno tenha desconcentração, pois com o uso do "smarthphone" (traduzido do inglês: Celular inteligente) fica ainda mais difícil de obter a atenção do aluno, assim não tendo absorção completa do assunto.
Logo, faz-se necessário os filhos terem educação por parte dos pais ou responsáveis para que haja a utilização do dispositivo apenas quando necessário e de forma adequada, deve-se impôr regras para o uso moderado, assim beneficiando o professor e o aluno fazendo a aula fluir melhor.
Líria Alves.
1-          Qual o tema central do texto?
R:___________________________________________________________________
2-          Segundo as informações do texto, qual foi a revelação da pesquisa?
R:_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3-          Qual é a maior preocupação dos pais mediante ao uso do celular?
R:________________________________________________________________________________________________________________________________________
4-          De acordo com especialistas quantas horas de sono por noite uma criança ou adolescente deve ter?
R:________________________________________________________________________________________________________________________________________
5-          Como você faz a utilização do celular no dia-dia?
R:________________________________________________________________________________________________________________________________________
6-          De acordo com pesquisas o que o uso excessivo do celular pode causar?
R:________________________________________________________________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________
7-          Coloque V para verdadeiro e F para falso:
(   ) Especialistas recomendam que crianças e adolescentes tenham entre oito e doze horas de sono por noite.
(    ) Através do uso do celular é possível esclarecer dúvidas realizando pesquisas.
(    ) Um melhor rendimento escolar não está relacionado a uma boa noite de sono.
(    ) O uso excessivo do celular não prejudica a memória, nem sua saúde.
(   ) Os adolescentes gastam muito tempo se conectando com outras pessoas, e alguns deles fazem isso a noite inteira.
8-          Assinale a resposta correta:
a)          O texto acima é um texto?
(   ) descritivo                        (   ) literário                                      (   ) Informativo
b)          Segundo o texto, quem tem uma boa noite de sono tem?
(   ) Uma vida saúdavel       (   ) Um dia cansativo           (   ) Boas notas na escola.
9-          Ordene os fatos de acordo com os acontecimentos do texto:
(    ) Os pais devem estar alerta: é preciso restringir ou proibir o uso do celular após a hora de dormir.
(    ) Os jovens hoje usam os meios de comunicação modernos de forma que os pais nem imaginam.
(    ) Faz-se necessário os filhos terem educação por parte dos pais ou responsáveis para que haja a utilização do dispositivo apenas quando necessário.
(    ) Os pais que desconfiam que seus filhos estejam sofrendo de distúrbios do sono devem recorrer a consultas com pediatras ou especialistas na área.
(     ) Recomendam que crianças e adolescentes tenham entre oito e dez horas de sono por noite para manter uma vida saudável.
(     ) O uso do celular à noite é prática recorrente entre os adolescentes.











3 comentários