Gramática contextualizada - #6 - Hora de Colorir - Atividades escolares

Gramática contextualizada - #6


O gato, o galo e o ratinho
Esopo
Um ratinho vivia num buraco com sua mãe, depois de sair sozinho pela primeira vez, contou a ela:
– Mãe, você não imagina os bichos estranhos que encontrei! Um era bonito e delicado, tinha um pelo muito macio e um rabo elegante, um rabo que se movia formando ondas. O outro era um monstro horrível! No alto da cabeça e debaixo do queixo ele tinha pedaços de carne crua, que balançavam quando ele andava. De repente, os lados do corpo dele se sacudiram e ele deu um grito apavorante. Fiquei com tanto medo que fugi correndo, bem na hora que ia conversar um pouco com o simpático.
– Ah, meu filho! – respondeu a mãe – Esse seu monstro era uma ave inofensiva; o outro era um gato feroz, que num segundo teria te devorado.
Moral: Jamais confie nas aparências.
Disponível em:.
Acesso em: 22 fev. 2018.
1- De acordo com esse texto, o ratinho fugiu correndo porque:
(A) estava sozinho.       (B) ficou com medo.      (C) viu um bicho com rabo.   (D) encontrou bichos estranhos.
2- No texto, quem tinha o pelo macio e o rabo que fazia ondas era:
(A) a mãe do ratinho.        (B) o ratinho.           (C) o gato.                          (D) a ave.
3- Na frase: “– Ah, meu filho!”, os sinais de pontuação são:
(A) Travessão, vírgula e ponto de interrogação         
(B) Travessão, vírgula e ponto de exclamação
(C)Virgula, vírgula e ponto final                          
(D)Travessão, dois pontos e ponto de interrogação
4- Retire do texto:
quatro adjetivos:___________________________________
Um advérbio (classifique-o):__________________________
Duas palavras no feminino:__________________________________
Um verbo da 3° conjugação:__________________________________
5- No texto, o acontecimento que deu início a essa história foi o ratinho:
(A) ter medo da ave.                             (B) morar no buraco.   
(C) ver bichos estranhos.                      (D) sair sozinho pela primeira vez.

Leia o texto

Milho Embonecado
Mariane Bigio
São João tava chegando                                         O Caldeirão esquentou
Era tempo de colheita                                               A espiga foi cozida
Na roça de seu José                                                 Uma oração à mesa
Toda a família se ajeita                                             Em gratidão à comida…
A mãe, a vó e o filho…                                              O milho se embonecar
Todos vão colher o milho                                          É a roça se enfeitar
A safra estava perfeita!                                              De maneira agradecida!

Manézinho gritou: – Eita!
Que danado aconteceu?
O milho tá com cabelo
Olha o “tanto” que cresceu!
José pegou a espiga
Reparou com certa intriga:
– Foi a chuva que Deus deu!

Glossário:Safra: É o período compreendido entre o preparo do solo para o plantio até a colheita de determinada cultura.
1- De acordo com o texto, todos vão colher o milho porque:
(A) o milho não se desenvolveu                              (B) a safra estava perfeita.
(C) a roça de milho era de seu José.                      (D) o dia de São João estava chegando.
2- Nesse texto, no final da história, faz-se uma oração à mesa para agradecer a:
(A) safra.                 (B) família.          (C) comida.                  (D) colheita.
3- Podemos dizer que este poema tem, _______ versos e _______ estrofes.
4- O assunto principal do poema é:_______________________________________

Ratinho vai-se embora
Marô, o cão, encontra o ratinho de trouxa nas costas.
– Vai viajar, ratinho? – ele pergunta.
– É – diz o rato –, minha vida ficou insuportável na fazenda. O dono me detesta. Mas eu sempre tentei ser seu amigo. Dividi seu pão, provei da sua farinha, roí os velhos papéis que se acumulavam. Várias vezes, subi à sua mesa durante a refeição para cumprimentá-lo. Mas, agora, fica todo vermelho, berra e me expulsa a vassouradas...
– Pobre, ratinho! – suspira Marô.
– E hoje, ele trouxe um gato do mercado! Então, está decidido: azar dele, estou saindo de casa.
Disponível em:

LP-2EF-WEB.pdf>. Acesso em: 19 mar. 2018.

1- Essa história termina com o ratinho
(A) indo viajar.    (B) saindo de casa.    (C) subindo na mesa.     (D) fugindo da fazenda.
2- Classifique as frases do texto: (Afirmativa, exclamativa, interrogativa)
a)   – Vai viajar, ratinho? (_________________________________)
b)   – Pobre, ratinho! (________________________________)
c)   Então, está decidido: azar dele, estou saindo de casa. (__________________________)
d)   – E hoje, ele trouxe um gato do mercado! (________________________________)
e)   O dono me detesta. (_____________________________________)

4- Classifique os pronomes presentes no texto:
a)   me:______________________________
b)   minha:___________________________
c)   ele:_____________________________
d)   dele:____________________________
5- No texto, a personagem principal da história é
(A) o dono da fazenda.     (B) Marô, o cão.      (C) o ratinho.          (D) o gato.
6- No texto, ao ser tratado com berros e vassouradas, o ratinho se sentiu
(A) nervoso.             (B) assustado.                 (C) rejeitado.          (D) apavorado.
7- Ao trazer um gato do mercado, conclui-se que o dono da fazenda queria que o gato
(A) vigiasse a fazenda.                                (B) devorasse o ratinho.     
(C) virasse amigo do cão.                           (D) ficasse amigo do ratinho.
Leia o texto
Homem de Ferro da vida real
Novo recorde de voo

Quem nunca sonhou em ter uma das invenções futuristas do personagem Tony Stark, o Homem de Ferro? Pois saiba que algumas delas não estão tão longe da nossa realidade!
O britânico Richard Browning desenvolveu um traje cheio de gadgets, capaz de voar. No início de novembro, ele quebrou um recorde mundial e se tornou o homem mais rápido em um traje com motor a jato controlado pelo corpo.
O inventor de 38 anos usou uma roupa construída por ele mesmo. O traje é controlado pelo movimento dos braços e possui um painel com informações sobre consumo de combustível na viseira do capacete.
Disponível em:
WiayRzRrwdU>. Acesso em: 10 maio 2018.

Gadgets: designa os dispositivos eletrônicos portáteis de maneira genérica.

1- No trecho “O inventor de 38 anos usou uma roupa construída por ele mesmo.”, o termo “ele” substitui qual palavra citada anteriormente?
(A) Homem de ferro.       (B) Personagem.             (C) Tony Stark.                                (D) Inventor.
2- Qual o objetivo desse texto?
(A) Dar uma notícia.                (B) Fazer um convite.             (C) Deixar um recado.       (D) Vender um produto.


Um comentário