Gramática contextualizada - #6
O gato, o
galo e o ratinho
Esopo
Um ratinho
vivia num buraco com sua mãe, depois de sair sozinho pela primeira vez, contou
a ela:
– Mãe, você
não imagina os bichos estranhos que encontrei! Um era bonito e delicado, tinha
um pelo muito macio e um rabo elegante, um rabo que se movia formando ondas. O
outro era um monstro horrível! No alto da cabeça e debaixo do queixo ele tinha
pedaços de carne crua, que balançavam quando ele andava. De repente, os lados
do corpo dele se sacudiram e ele deu um grito apavorante. Fiquei com tanto medo
que fugi correndo, bem na hora que ia conversar um pouco com o simpático.
– Ah, meu
filho! – respondeu a mãe – Esse seu monstro era uma ave inofensiva; o outro era
um gato feroz, que num segundo teria te devorado.
Moral: Jamais confie nas
aparências.
Disponível
em:.
Acesso em: 22
fev. 2018.
1- De
acordo com esse texto, o ratinho fugiu correndo porque:
(A)
estava sozinho. (B) ficou com medo. (C) viu um bicho com rabo. (D) encontrou bichos estranhos.
2- No texto, quem tinha o pelo macio e o rabo que fazia
ondas era:
(A) a mãe do ratinho. (B) o ratinho. (C) o gato. (D) a ave.
3- Na frase: “– Ah, meu filho!”, os sinais de pontuação são:
(A)
Travessão, vírgula e ponto de interrogação
(B) Travessão,
vírgula e ponto de exclamação
(C)Virgula,
vírgula e ponto final
(D)Travessão,
dois pontos e ponto de interrogação
4-
Retire do texto:
quatro
adjetivos:___________________________________
Um advérbio
(classifique-o):__________________________
Duas palavras no
feminino:__________________________________
Um verbo da 3°
conjugação:__________________________________
5- No texto, o acontecimento que deu início a
essa história foi o ratinho:
(A) ter medo da ave.
(B) morar no buraco.
(C) ver bichos estranhos.
(D) sair
sozinho pela primeira vez.
Leia
o texto
Milho Embonecado
Mariane
Bigio
São João tava
chegando O Caldeirão esquentou
Era tempo de colheita
A espiga foi cozida
Na roça de seu José
Uma oração à mesa
Toda a família se
ajeita Em gratidão à comida…
A mãe, a vó e o
filho… O
milho se embonecar
Todos vão colher o
milho
É a roça se enfeitar
A safra estava perfeita! De maneira agradecida!
Manézinho gritou: –
Eita!
Que danado aconteceu?
O milho tá com cabelo
Olha o “tanto” que
cresceu!
José pegou a espiga
Reparou com certa
intriga:
– Foi a chuva que
Deus deu!
Glossário:Safra:
É o período compreendido entre o preparo do solo para o plantio até a colheita
de determinada cultura.
1- De acordo com o texto, todos vão colher o milho porque:
(A)
o milho não se desenvolveu (B) a safra
estava perfeita.
(C)
a roça de milho era de seu José. (D) o dia de São João estava
chegando.
2- Nesse texto, no final da história, faz-se uma oração à
mesa para agradecer a:
(A)
safra. (B) família. (C) comida. (D) colheita.
3- Podemos dizer que este
poema tem, _______ versos e _______ estrofes.
4- O assunto principal do poema
é:_______________________________________
Ratinho vai-se embora
Marô, o cão, encontra
o ratinho de trouxa nas costas.
– Vai viajar,
ratinho? – ele pergunta.
– É – diz o rato –,
minha vida ficou insuportável na fazenda. O dono me detesta. Mas eu sempre
tentei ser seu amigo. Dividi seu pão, provei da sua farinha, roí os velhos
papéis que se acumulavam. Várias vezes, subi à sua mesa durante a refeição para
cumprimentá-lo. Mas, agora, fica todo vermelho, berra e me expulsa a
vassouradas...
– Pobre, ratinho! –
suspira Marô.
– E hoje, ele trouxe
um gato do mercado! Então, está decidido: azar dele, estou saindo de casa.
Disponível
em:
LP-2EF-WEB.pdf>.
Acesso em: 19 mar. 2018.
1- Essa história termina com o ratinho
(A) indo viajar.
(B) saindo de casa. (C) subindo
na mesa. (D) fugindo da fazenda.
2- Classifique as frases do
texto: (Afirmativa, exclamativa, interrogativa)
a)
– Vai viajar, ratinho? (_________________________________)
b)
– Pobre, ratinho!
(________________________________)
c)
Então, está decidido: azar dele, estou saindo
de casa. (__________________________)
d)
– E hoje, ele trouxe um gato do mercado!
(________________________________)
e)
O dono me detesta. (_____________________________________)
4-
Classifique os pronomes presentes no texto:
a)
me:______________________________
b)
minha:___________________________
c)
ele:_____________________________
d)
dele:____________________________
5- No texto, a personagem principal da história
é
(A) o dono da fazenda.
(B) Marô, o cão. (C) o
ratinho. (D) o gato.
6- No texto, ao ser tratado com berros e vassouradas, o
ratinho se sentiu
(A)
nervoso. (B) assustado. (C) rejeitado. (D) apavorado.
7-
Ao trazer um gato do mercado,
conclui-se que o dono da fazenda queria que o gato
(A)
vigiasse a fazenda. (B) devorasse o
ratinho.
(C)
virasse amigo do cão.
(D) ficasse amigo do ratinho.
Leia o texto
Homem de
Ferro da vida real
Novo recorde de voo
Quem nunca
sonhou em ter uma das invenções futuristas do personagem Tony Stark, o Homem de
Ferro? Pois saiba que algumas delas não estão tão longe da nossa realidade!
O britânico
Richard Browning desenvolveu um traje cheio de gadgets, capaz de voar. No
início de novembro, ele quebrou um recorde mundial e se tornou o homem mais
rápido em um traje com motor a jato controlado pelo corpo.
O inventor
de 38 anos usou uma roupa construída por ele mesmo. O traje é controlado pelo
movimento dos braços e possui um painel com informações sobre consumo de
combustível na viseira do capacete.
Disponível em:
WiayRzRrwdU>.
Acesso em: 10 maio 2018.
Gadgets: designa os
dispositivos eletrônicos portáteis de maneira genérica.
1- No trecho “O inventor de 38 anos usou uma roupa construída por ele
mesmo.”, o termo “ele” substitui qual palavra citada anteriormente?
(A) Homem de ferro. (B)
Personagem. (C) Tony Stark. (D) Inventor.
2- Qual o objetivo desse texto?
(A) Dar uma notícia. (B) Fazer um convite. (C) Deixar um recado. (D) Vender um produto.
Tem gabarito
ResponderExcluir