Racismo na guerra - Dica de seriado para o dia da consciência negra - Hora de Colorir - Atividades escolares

Racismo na guerra - Dica de seriado para o dia da consciência negra


Estamos nos aproximando de um feriado muito importante no Brasil que é o dia da consciência negra. 

O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado, no Brasil, em 20 de novembro. Foi criado em 2003 como efeméride incluída no calendário escolar — até ser oficialmente instituído em âmbito nacional mediante a lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011, sendo feriado em cerca de mil cidades em todo o país e nos estados de Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso e Rio de Janeiro através de decretos estaduais. Em estados que não aderiram à lei a responsabilidade é de cada câmara de vereadores, que decide se haverá o feriado no município.

A ocasião é dedicada à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data foi escolhida por coincidir com o dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695.


A história de zumbi dos palmares possuem versões controversas e existem relatos que o próprio zumbi possuia escravos (Veja uma matéria sobre isso que saiu na revista veja). Veja ainda um vídeo da opinião do ator morgan freeman:




Entretanto...


Gostaria nesse post de trazer um pouco de história recente (talvez não tão recente). Recentemente a netflix colocou em seu catálogo  um seriado chamado "medalha de honra". Nesse seriado são retratadas histórias de soldados que fizeram muito pelo seu país em diversas batalhas. 

O seriado gosta de dizer que estes homens são encontrados em fazendas, casas, ruas simples. Eles não são super-homens nem tem poderes sobrenaturais, mas em situações de extrema necessidade mostraram bravura para defender aqueles que eles amavam.

Edward Carter


Este soldado tinha uma patente superior no exército dos USA, no entanto por questões de racismo institucional ele teve que se "rebaixar" e tornar-se soldado raso para poder combater na guerra. No front de batalha ele mostrou uma incrível lealdade para com seus companheiros. 

Edward Carter falava 4 línguas inclusive o alemão, fez prisioneiros e os interrogou em sua própria língua dando informações vitais para o exercito. Protagonizou um incrível ataque a uma base alemã, levou vários tiros e não desistiu. Tudo isso foi feito pensando em sua família e amigos soldados.

Infelizmente, uma grande injustiça do exército fez com que Edward não ganhasse a medalha de honra em vida, pois esta honraria não era concedida a soldados negros. O episódio mostra o governo se redimindo e entregando a medalha a seus familiares. 

Aqui já em opinião própria, eu afirmo que brancos e negros só vão se entender quando entendermos que quanto mais falarmos disso, mais haverá racismo. Edward é uma prova de como o racismo é burro e como um soldado pode amar em plena guerra

Nenhum comentário