Exercícios Diversos de Matemática para o 3º ano
Conteúdos:
- Ordens e classes
- Escrita de algarismos
- ordem crescente e decrescente
- Sequência numérica e reta numérica
- Composição e decomposição
- a) Quantas ordens tem o número? __________________________
- b) Que algarismo ocupa a 1ª ordem? ________________________
- c) O algarismo 1 ocupa qual ordem? ________________________
- d) Que algarismo ocupa a 3ª ordem? ________________________
- e) Qual o antecessor do número? __________________________
- f) Qual é o sucessor do número? ___________________________
- g) Decomponha o número: _________________________________
- h) Escreva o número por extenso: _____________________________________
a) Dezesseis mil, seiscentos e vinte e oito: ____________
b) Onze mil, duzentos e cinquenta e um: __________
c) Dez mil, cento e quatro: __________
d) Oito mil, seiscentos e trinta e três: __________
e) Trezentos e seis: ___________
f ) Quatorze mil, trezentos e quatro: ____________
g) Cinco mil, quinhentos e cinquenta e cinco: ___________
h) Quatro mil, quatrocentos e quarenta e quatro: __________
i) Dez e dez: ___________________
04. Complete as sequências:
a) 11.998 - _______ - 12.000 - ______ - 002 - ______ - 12.004 - _______ .
b) 10.657 - _______ - ______ - ______ - 679 - ______ - 10.681 - _______ .
c) 13.848 - ______ - ______ - 13.851 - _______ - ______ - 13.854 - _______ .
05. Complete as retas numeradas:
a) I__________I_________I________I________I________I________I_________I________I________I________I
0 100 300 600 900
b) I_________I_________I_________I_________I_________I_________I_________I_________I________I_________I_________I
4.000 6.000 7.000 10.000
_________________________________________________________________
06. Organize os números do quadro em ordem crescente.
9.500 - 8.254 – 12.432 – 10.147 – 11.390 – 13.000 |
________________________________________________________________
07.Circule os números pares e copie-os em ordem decrescente.
12.705 - 14.234 – 11.432 – 10.147 – 12.390 – 11.560 – 13.773 |
_________________________________________________________________
- Veja abaixo a decomposição de um número no quadro.
10.000 + 600 + 30 + 4 |
- a) Esse número é:
________________________________________________________________________________
Complete a tabela:
Numero | Lê- se | CM | DM | M | C | D | U |
10.430 | Dez mil, quatrocentos e trinta. | 1 | 0. | 4 | 3 | 0 | |
13.261 | |||||||
0nze mil, quinhentos e vinte e seis. | |||||||
3. | 3 | 0 | 2 | ||||
11.780 | |||||||
8. | 6 | 0 | 7 | ||||
Nove mil, cento e dois. | |||||||
Quatorze mil. | |||||||
12.204 | |||||||
12.033 | |||||||
1 | 4. | 8 | 1 | 2 | |||
11.389 |
NÚMEROS ORDINAIS
O número ordinal dà idéia de ordem, lugar ou posição.
1º primeiro
2º segundo
3º terceiro
4º quarto
5º quinto
6º sexto
7º sétimo
8º oitavo
9º nono
10º décimo
20º vigésimo
30º trigésimo
40º quadragésimo
50º quinquagésimo
0s números ordinais são empregados para:
- Nomear a ordem, lugar ou posição de uma pessoa ou coisa numa lista, fila, etc
- Designar o primeiro dia de cada Mês: 1º de janeiro, 1º de março, etc.
- Numerar os capítulos: 3º capítulo, 10º capitulo, etc.
- Numerar artigos de lei: Artigo 1º, Artigo 3º, etc.
- Designar a série de papas, reis imperadores: João Paulo 2º, D.Pedro 1º,etc.
Exercício
- Complete as frases com números ordinais por extenso.
- Sou a ( ____) ___________________________________ do livro de chamada.
- Na sala de aula sou o ______________________________ na minha fila.
- Este ano eu comemoro meu _______________________________aniversário.
- Na fila do lanche havia 7 alunos na minha frente. Então eu estava no _______________lugar.
- Na sala de Zuleide há 32 alunos. Ela é a penúltima da lista de chamada. Ela ocupa o ___________________________________________ lugar.
- Na minha frente tem 28 pessoas para serem atendidas. Então eu serei o_________________ __________________a ser atendido.
- No concurso de invenções havia 30 participantes. Fiquei entre o decimo quarto e o décimo sexto colocado. A minha classificação foi o ______________________ ____________lugar.
- Tião precisa ir a um andar acima do 14º. Ele vai ao __________________andar.
- Na corrida o melhor classificado ganha 10 pontos. Para ter 30 pontos Alex deve ser o ____________________ em 3 corridas.
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