Exercícios Diversos de Matemática para o 3º ano - Hora de Colorir - Atividades escolares

Exercícios Diversos de Matemática para o 3º ano



Conteúdos:
  • Ordens e classes
  • Escrita de algarismos
  • ordem crescente e decrescente
  • Sequência numérica e reta numérica
  • Composição e decomposição
01. Observe o número: 563 e responda.
  1. a) Quantas ordens tem o número? __________________________
  2. b) Que algarismo ocupa a ordem? ________________________
  3. c) O algarismo 1 ocupa qual ordem? ________________________
  4. d) Que algarismo ocupa a 3ª ordem? ________________________
  5. e) Qual o antecessor do número? __________________________
  6. f) Qual é o sucessor do número? ___________________________
  7. g) Decomponha o número: _________________________________
  8. h) Escreva o número por extenso: _____________________________________
02. Escreva com algarismos.
a) Dezesseis mil, seiscentos e vinte e oito: ____________
b) Onze mil, duzentos e cinquenta e um: __________
c) Dez mil, cento e quatro: __________
d) Oito mil, seiscentos e trinta e três: __________
e) Trezentos e seis: ___________
f ) Quatorze mil, trezentos e quatro: ____________
g) Cinco mil, quinhentos e cinquenta e cinco: ___________
h) Quatro mil, quatrocentos e quarenta e quatro: __________
i) Dez e dez: ___________________
04. Complete as sequências:
a) 11.998 - _______ - 12.000 - ______ - 002 - ______ - 12.004 - _______ .
b) 10.657 - _______ - ______ - ______ - 679 - ______ - 10.681 - _______ .
c) 13.848 - ______ - ______ - 13.851 - _______ - ______ - 13.854 - _______ .

05. Complete as retas numeradas:
a) I__________I_________I________I________I________I________I_________I________I________I________I
      0           100                   300                                600                                    900

b) I_________I_________I_________I_________I_________I_________I_________I_________I________I_________I_________I
              4.000                    6.000       7.000                                  10.000
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06. Organize os números do quadro em ordem crescente.
9.500   -  8.254  –  12.432  –  10.147  –  11.390  –  13.000

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07.Circule os números pares e copie-os em ordem decrescente.
12.705   -  14.234  –  11.432  –  10.147  –  12.390  –  11.560  –  13.773

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  1. Veja abaixo a decomposição de um número no quadro.
 10.000 + 600 + 30 + 4

  1. a) Esse número é:
(A) 1.634             (B) 10.634               (C) 16.034                 (D)16.034

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Complete a tabela:
NumeroLê- seCMDMMCDU
10.430Dez mil, quatrocentos e trinta. 10.430
13.261       
 0nze mil, quinhentos e vinte e seis.      
    3.302
11.780       
    8.607
 Nove mil, cento e  dois.      
 Quatorze mil.      
12.204       
12.033       
   14.812
11.389       

 NÚMEROS ORDINAIS
 O número ordinal dà idéia de ordem, lugar ou posição.

1º primeiro
2º segundo
3º terceiro
4º quarto
5º quinto
 6º sexto
7º sétimo
8º oitavo
9º nono

10º décimo
20º vigésimo
30º trigésimo
40º quadragésimo
50º quinquagésimo

0s números ordinais são empregados para:
  • Nomear a ordem, lugar ou posição de uma pessoa ou coisa numa lista, fila, etc
  • Designar o primeiro dia de cada Mês: 1º de janeiro, 1º de março, etc.
  • Numerar os capítulos: 3º capítulo, 10º capitulo, etc.
  • Numerar artigos de lei: Artigo 1º, Artigo 3º, etc.
  • Designar a série de papas, reis imperadores: João Paulo 2º, D.Pedro 1º,etc.
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Exercício
  1. Complete as frases com números ordinais por extenso.
  2. Sou a ( ____) ___________________________________ do livro de chamada.
  3. Na sala de aula sou o ______________________________ na minha fila.
  4. Este ano eu comemoro meu _______________________________aniversário.
  5. Na fila do lanche havia 7 alunos na minha frente. Então eu estava no _______________lugar.
  6. Na sala de Zuleide há 32 alunos. Ela é a penúltima da lista de chamada. Ela ocupa o ___________________________________________ lugar.
  7. Na minha frente tem 28 pessoas para serem atendidas. Então eu serei o_________________ __________________a ser atendido.
  8. No concurso de invenções havia 30 participantes. Fiquei entre o decimo quarto e o décimo sexto colocado. A minha classificação foi o ______________________ ____________lugar.
  9. Tião precisa ir a um andar acima do 14º. Ele vai ao __________________andar.
  10. Na corrida o melhor classificado ganha 10 pontos. Para ter 30 pontos Alex deve ser o ____________________ em 3 corridas.
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