Interpretação de texto - O toco de lápis - Hora de Colorir - Atividades escolares

Interpretação de texto - O toco de lápis


O Toco de Lápis


Lá, num fundo de gaveta, dois lápis estavam juntos.
Um era novo, bonito, com ponta muito bem feita. Mas o outro – coitadinho! – era triste de se ver. Sua ponta era rombuda, dele só restava um toco, de tanto ser apontado.
O grandão, novinho em folha, olhou para a triste figura do companheiro e chamou:
– Ô, baixinho! Você, aí embaixo! Está me ouvindo?
– Não precisa gritar – respondeu o toco de lápis. – Eu não sou surdo!
– Não é surdo? Ah, ah, ah! Pensei que alguém já tivesse até cortado as suas orelhas, de tanto apontar sua cabeça!
O toquinho de lápis suspirou:
– É mesmo... Até já perdi a conta de quantas vezes eu tive de enfrentar o apontador...
O lápis novo continuou com a gozação:
– Como você está feio e acabado! Deve estar morrendo de inveja de ficar ao meu lado.
Veja como eu sou lindo, novinho em folha!
– Estou vendo, estou vendo... Mas, me diga uma coisa: Você sabe o que é uma poesia?
– Poesia? Que negócio é esse?
– Sabe o que é uma carta de amor?
– Amor? Carta? Você ficou louco, toquinho de lápis?
– Fiquei tudo! Louco, alegre, triste, apaixonado! Velho e gasto também. Se assim fiquei, foi porque muito vivi. Fiquei tudo aquilo que aprendi de tanto escrever durante toda a vida. Romance, conto, poesia, narrativa, descrição, composição, teatro, crônica, aventura, tudo! Ah, valeu a pena ter vivido tanto, ter escrito tanta coisa, mesmo tendo de acabar assim, apenas um toco de lápis. E você, lápis novinho em folha: o que é que você aprendeu?
O grandão, que era um lindo lápis preto, ficou vermelho de vergonha...
Pedro Bandeira
Estudando o texto

1) Leia a frase abaixo:
 “Sua ponta era rombuda, dela só restava um toco”. Esta frase quer dizer que o lápis era:
a) (  ) fino
b) (  ) pequeno
c) (  ) grande

2)  Os dois lápis estavam:
 a) (  ) no estojo
 b) (   ) na gaveta
 c) (   ) na mochila

3) De acordo com o texto, o grandão novinho em folha, se refere ao:
a) (  ) lápis sem ponta
         b) (  ) lápis pequeno
         c) (  ) lápis novo

4) Leia o trecho: “Até perdi a conta de quantas vezes eu tive de enfrentar o apontador.” A expressão em destaque quer dizer que:
         a) (  ) brigar com o apontador
         b) (  ) quebrar o apontador
          c) (  ) ser apontado várias vezes

5) Leia a frase: “O lápis novo continuou a gozação.” A palavra em destaque pode ser substituída por:
         a) (  ) elogio
         b) (  ) zombaria
         c) (  )diálogo

6) Leia o trecho onde o lápis grande fala a seguinte frase: “Como você está feio e acabado! Deve estar morrendo de inveja de ficar ao meu lado. Veja como eu sou lindo, novinho em folha!” O lápis novo, revela uma atitude:
a) (  ) simpática
b) (  ) delicada
c) (  )arrogante

7) Leia o trecho: “Se assim fiquei, foi porque muito vivi.” O personagem do texto retratado nesta frase é:
a) (  ) O lápis novo e bonito.
b) (  )  O lápis de pouco uso.
c) (  ) O lápis velho e gasto de tanto escrever.

8) Leia o trecho: “Você ficou louco toquinho de lápis?” No texto, a frase acima indica:
a) (  )   perder a consciência.
b) (  )    ficar nervoso
c) (  )   ficar contente

9) O toquinho de lápis, revelou uma condição de:
a)  (  ) tristeza
b)  (  ) insatisfação
c)  (  ) alegria e experiência

10) Por que o lápis grandão, novinho em folha ficou com vergonha?
a)  (  ) Porque foi desmascarado
b)  (  ) Porque era grandão demais
c)  (  ) Porque percebeu que nada aprendeu.

Nenhum comentário