Interpretação de Conto e gramática - 5º ano
Coração conta diferente
— O que é que você tem, Tiago?
Quem falou ai fui eu. Quem me perguntou o que é que eu tinha foi o Renato, que
fica sentado do meu lado e pode vigiar tudo o que faço. Ele deve ter pensado
que alguma coisa estava doendo. Mas esse ai não era de dor.
Então, suspirei de novo, mas agora sem falar nada. Esse suspiro saiu como um
sopro, que balançou as folhas do meu caderno. E pra dentro, baixinho, pra
ninguém escutar, eu gemi: Ai, Adriana...
É que ela levantou para ir ao quadro. Logo hoje que ela soltou o cabelo
comprido daquele rabo-de-cavalo que ela costuma usar. O cabelo dela é tão
lindo... Parece de seda e tem um brilho que eu ia dizer que parece o Sol. Mas a
Adriana tem cabelos pretos e Sol moreno fica meio esquisito.
— Tá errado, tia! Tá errado! — gritou toda esganiçada
a Catarina.
A tia
então mandou a Adriana sentar. A Catarina correu e meteu o apagador em cima
daqueles números tão bem desenhados, corrigindo com um 35 tão sem graça quanto
a sua voz.
Adriana voltou pro lugar dela e eu nem pude ver se ela estava com a cara muito
vermelha. Ela ficou com a cabeça abaixada um tempão. Eu senti que ela estava
triste e fiquei muito triste também. Aí, arranquei a beiradinha da última
página do meu caderno e escrevi: “Não
liga, Adriana. O 45 que você escreve é tão lindo quanto o seu cabelo.”
Dobrei meu bilhete. Fiz bem depressa uma
bolinha com o bilhete dobrado, mirei e joguei. Ela caiu no colo da Adriana.
Meu coração bateu depressa.
Ai, ai, ai, meu coração martelando tantos ais no peito. A Adriana foi
desamassando o bilhete bem devagar. Ela leu, depois guardou dentro do estojo.
Nem olhou pro meu lado. De repente me lembrei de uma coisa terrível: EU NÃO
TINHA POSTO O MEU NOME NO PAPEL!
Nisso, a tia me chamou. Eu só pensava naquela confusão.
—Tá errado! Tá errado! Deixa eu fazer, tia?
Eu olhei pro quadro e entendi... 8 x 6 = 36... A tia me mandou
sentar. Fui, morrendo de sem graça.
Cheguei na minha carteira e vi uma bolinha de papel bem em cima do meu
caderno. Quando ninguém estava mais olhando, eu disfarcei e abri:
__Eu
também me amarro no seu 36.
No cantinho do papel estava assinado: Adriana.
(Coração
conta diferente. Lino de Albergaria São Paulo: Scipione, 1992.)
_____________________________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________________
01. Vocabulário.
Pesquise no dicionário e copie o significado de :
a) Esganiçada:
_____________________________________________________.
b)
disfarçar: ________________________________________________________
__________________________________________________________________.
02- Analise o texto lido e use V (verdadeiro) ou F
(falso):
(
) O texto é uma narrativa.
(
) O texto pode ser considerado um poema porque está escrito em
versos.
(
) O autor transcreve as falas das personagens, por meio do
discurso direto.
(
) O narrador é personagem porque participa das ações da história
contada.
(
) O narrador é observador, porque não participa da história
contada.
03- Faça a correspondência, de acordo com o texto:
(A) Tiago
( ) Tem lindos cabelos pretos.
(B)
Renato ( ) Narra a história.
(C)
Adriana
( )
Senta-se próximo ao narrador.
(D)
Catarina
( ) Tem a voz esganiçada.
04- Responda:
a) No 2º
parágrafo o narrador explica que o “ai” que ele disse não era de dor. De acordo
com o texto, o que significa esse “ai”?
_________________________________________________________________
b) Como a
professora da turma é tratada no texto?
_________________________________________________________________
c) O
narrador ia comparar o brilho dos
cabelos de Adriana com o Sol, mas desiste. Retire do texto a frase que indica
porque a comparação não era boa.
__________________________________________________________________
d) Qual
personagem do texto descobre o erro de Adriana e corrige os números no
quadro?_____________________________________________________________________________________________________________________________
e) Leia:
“Eu olhei pro quadro e entendi... 8 x 6 = 36... A tia me mandou sentar. Fui,
morrendo de sem graça.” Por que o personagem disse ter ficado “sem graça”?
Justifique.
___________________________________________________________________________________________________________________________________
f) É
possível saber o assunto da aula da professora naquele dia? Justifique.
_____________________________________________________________________________________________________________________________________.
g) Adriana
descobriu quem tinha escrito o bilhete
para ela? Escreva como você chegou a essa conclusão?
______________________________________________________________________________________________________________________________________
05 - Enumere as ações de acordo com o texto:
a) (___) Tiago escreve um bilhete e
o joga para Adriana.
b) (___) Catarina grita que a
reposta de Adriana está errada.
c) (___) Tiago observa Adriana
escrevendo no quadro e suspira.
d) (___) Adriana erra a resposta.
e) (___) Tiago vai ao quadro e
também erra a resposta.
f) (___) Adriana retorna para sua
carteira e fica de cabeça baixa.
g) (___) Adriana responde Tiago
escrevendo um bilhete para ele.
06- A gíria é uma forma de expressão oral
ou escrita, usada por determinados grupos em situação de intimidade. Ela faz
parte da linguagem coloquial.As gírias devem ser evitadas em situações formais
ou cerimoniosas porque nessas ocasiões deve-se utilizar a linguagem padrão que
obedece às regras da Língua Portuguesa.
A partir
das informações dadas acima, responda:
a)-
Adriana usa uma gíria no bilhete que escreve para Tiago. Que expressão indica
essa gíria?
_____________________________________________________________
_________________________________________________________________
b)- Por
que foi possível o uso da linguagem coloquial no bilhete escrito por Adriana?
_________________________________________________________________
c)-
Reescreva o bilhete de Adriana substituindo a gíria por uma expressão da
linguagem padrão, sem alterar o sentido da mensagem.
______________________________________________________________________________________________________________________________________
Trabalhando a gramática
01-
Classifique as palavras sublinhadas nas frases.
a) Ela
ficou com a cabeça abaixada um tempão. ________________________________________________________________
b) Então,
suspirei de novo, mas agora sem falar nada.
________________________________________________________________
c) Esse suspiro saiu como um sopro, que balançou as folhas
do meu caderno.
________________________________________________________________
________________________________________________________________
d) Logo
hoje que ela soltou o cabelo comprido daquele rabo-de-cavalo que
ela costuma usar.
________________________________________________________________
________________________________________________________________
02 - Leia a frase abaixo e marque a alternativa
correta:
Então,
suspirei de novo, mas agora sem falar nada. Esse suspiro saiu como um sopro,
que balançou as folhas do meu
caderno.
A palavra destacada é um:
(A)
pronome oblíquo.
(B)
pronome pessoal do caso reto.
(C) pronome
possessivo.
(D) pronome
demonstrativo.
03-
Classifique os pronomes destacados:
a) Nisso, a tia me chamou. Eu só pensava
naquela confusão.
_________________________________________________________________.
b) O
cabelo dela é tão lindo...
_________________________________________________________________.
04. Leia e sublinhe os verbos destes parágrafos.
Depois responda: os verbos estão todos no mesmo tempo verbal?
Explique.
a) É que
ela levantou para ir ao quadro. Logo hoje que ela soltou o cabelo comprido
daquele rabo-de-cavalo que ela costuma usar. O cabelo dela é tão lindo...
______________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Dobrei
meu bilhete. Fiz bem depressa uma bolinha com o bilhete dobrado, mirei e
joguei. Ela caiu no colo da Adriana.
______________________________________________________________________________________________________________________________________
c) Cheguei
na minha carteira e vi uma bolinha de papel bem em cima do meu caderno.
Quando ninguém estava mais olhando, eu disfarcei e abri:
_____________________________________________________________________________________________________________________________________.
05. Copie a frase no plural.
a) Cheguei
na minha carteira e vi uma bolinha de papel bem em cima do meu caderno.
______________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Eu
senti que ela estava triste.
___________________________________________________________________
c) Ele
arrancou a beiradinha da última página
do caderno.
___________________________________________________________________
Veja esse post na Feira Didática
http://www.feiradidatica.com.br/atividade/interpretacao-de-conto-para-o-5o-ano/
Post a Comment