Interpretação de conto - O cachorrinho perdido - Hora de Colorir - Atividades escolares

Interpretação de conto - O cachorrinho perdido

O cachorrinho perdido


Xexéu estava tristíssimo. Seu cachorrinho Farolete tinha sumido!
Mas Xexéu sabia que não adiantava só ficar triste. Era preciso fazer alguma coisa para encontrar o Farolete.
O menino lembrou de uma faixa que tinha visto e resolveu fazer uma igual. Juntou uma porção de folhas de caderno com fita adesiva e escreveu com letras bem grandes:

CACHORRINHO PERDIDO.
O NOME DELE É FAROLETE.
QUEM ACHAR O FAROLETE 
VAI RECEBER UMA GRATIFICAÇÃO.

Pregou a faixa no portão de sua casa, sentou-se no degrau e esperou. 
“Na certa vão trazer uma porção de cachorros perdidos que não se chama Farolete”, pensava o menino. “Tem tanto cachorro perdido por aí...”
Nesse momento, um carro passou e parou perto do portão. Dele desceu uma mulher com um cachorrinho no colo. E era justamente o Farolete!
Xexéu não sabia se ria ou se chorava, abraçado ao seu amigo peludo. 
─Encontrei esse bichinho peludo aqui perto ─explicou a mulher. ─E estava rodando pelo bairro porque tinha certeza de que seu dono devia estar muito triste. E, agora, qual vai a minha gratificação?
Xexéu coçou a cabeça.
─Não sei, dona... É que eu não sei o que quer dizer “gratificação”... 
─Ora, quer dizer que você tem que dar uma coisa boa para a pessoa que achou seu cachorrinho.
─Coisa boa?
A carinha do menino então iluminou-se. Tinha entendido o que era gratificação. Aproximou-se da “achadora de cachorros”, ficou na ponta dos pés e deu nela um beijo bem estalado!
A mulher sorriu e voltou para o carro, feliz com a gratificação.

Pedro Bandeira. O cachorrinho perdido.


1- Por que Xexéu estava triste? Que palavra o autor usou para reforçar a tristeza do menino?
________________________________________________________________________________________________________________________________

2- Por que o menino resolveu escrever uma faixa?
________________________________________________________________________________________________________________________________


3-Para fazer a faixa, o menino:
a) [    ] escreveu um cartaz em uma cartolina.
b) [    ] arrumou um pano.
c) [    ] colou várias folhas de caderno com fita adesiva.

4- Releia o que o menino escreveu na faixa.

a) Ele conhecia o significado de todas as palavras que escreveu?
[    ] sim [    ] não

b) Por que ele escolheu esse texto para escrever na faixa?

5- A decisão de Xexéu de escrever a faixa deu resultado? Por quê?
________________________________________________________________________________________________________________________________

6- Releia este trecho.

Aproximou-se da “achadora de cachorros”, ficou na pontinha dos pés e deu nela um beijo bem estalado!

Na frase acima, a expressão em destaque se refere à:
[    ] faixa [    ] mulher

7- Procure no texto outra palavra usada para substituir a palavra mulher.
________________________________________________________________

8- A mulher explicou a Xexéu o que queria dizer gratificação.  Leia o verbete de dicionário.

Gratificação 
1- Pagamento adicional, não condicionado à obrigação contratual, concedido a um funcionário como gratificação à sua colaboração ou como prêmio aos resultados do trabalho [...] 
2- Gorjeta, propina.
3- Demonstração de agradecimento.
4- Satisfação interior; alegria, prazer.

a) Qual dos significados é o mesmo do texto? Assinale.
[    ] 1 [    ] 2 [    ] 3 [    ] 4

b) Que gratificação o menino deu à mulher?
________________________________________________________________________________________________________________________

9- Qual foi a reação do menino ao reconhecer seu cachorrinho?
________________________________________________________________________________________________________________________________

10- Ao perguntar qual  seria a sua gratificação, o que a mulher provavelmente esperava que o menino lhe desse?
(    ) dinheiro (    ) o cachorro (    ) um beijo

11- No final, ela gostou da gratificação oferecida por ele? Justifique.
________________________________________________________________________________________________________________________________
12- Numere de acordo com o texto:
(    ) O menino pregou a faixa no portão de sua casa e esperou.
(    ) Aproximou-se da “achadora de cachorros”, ficou na pontinha dos pés e deu nela um beijo bem estalado.
(    ) Xexéu estava tristíssimo porque seu cachorrinho tinha sumido.
(    ) Um carro parou e desceu uma mulher com cachorro no colo. Era Farolete.
(    ) O menino lembrou de uma faixa que tinha visto e resolveu fazer uma igual.

Nenhum comentário