Gramatica contextualizada - 3º ou 4º ano
O peixe
vermelho
O dia amanheceu escuro. As nuvens
pesadas anunciavam uma grande tempestade. E não demorou. As gotas caíram forte
sobre o rio. O volume de água foi aumentando.
Com a enchente do rio, o peixinho
vermelho foi levado pela enxurrada do córrego e caiu no mar.
– Que estranho! Está tudo tão
diferente! Acho que saí do meu ambiente...
– disse o
peixinho.
O peixinho nadou até as profundezas
do mar e achou estranho as algas. Assustou-se com um mexilhão, que vinha em sua
direção, e escondeu-se debaixo de uma concha até passar o perigo.
Depois voltou à tona, esperando
encontrar o caminho que o levasse de volta à sua casa.
____________________________________________________________
A
gramática do texto
O1.
Coloque as palavras do quadro em ordem
alfabética.
nuvens –
concha - peixinho – profundezas - volume – mexilhão
|
____________________________________________________________
____________________________________________________________
02. Observe a frase e
responda:
O peixinho nadou até as
profundezas do mar.
a) Quantas
vogais há na frase? ________________________________________
b) Quantas
consoantes? _______________________________________________
c) Qual
a primeira palavra: ____________________________________________
d) Qual
a última palavra: ____________________________________________
e) Qual
a sílaba mediana da palavra peixinho:
____________________________
f) Qual
a sílaba final da palavra profundezas?
:____________________________
g) Quantas palavras tem a
frase? ____________________________________
03. Ordene as frases.
a) O concha peixinho debaixo
de uma escondeu-se .
______________________________________________________________________________________________________________________________
b) vivia nas O de peixinho
águas doces do rio.
______________________________________________________________________________________________________________________________
04 - Separe em sílabas e classifique as palavras quanto ao número de
sílabas: ( monossílaba, dissílaba, trissílaba ou polissílaba).
a) vermelho:__________________________________________
____________________________________
b) ambiente:____________________________________________
____________________________________
c) nuvens:____________________________________________
____________________________________
d) algas._____________________________________________
____________________________________
e) volta:________________________________________________
____________________________________
f) enxurrada:___________________________________________
_______________________________________
g) correnteza:___________________________________________
_______________________________________
05. Circule os adjetivos das frases.
a)
As nuvens pesadas anunciavam uma grande tempestade.
b)
As gotas caíram forte sobre o rio.
c)
O peixinho vermelho foi levado pela enxurrada.
06. Complete as frases com pronomes.
a) O
peixinho vermelho foi levado pela enxurrada. _____ nadou até o mar.
b) O mar e
as algas eram estranhos para o peixe. _____ eram diferentes.
c) Eu e
você conhecemos os rios. _____sabemos que ele tem água doce.
07. Complete com um verbo no tempo
pedido.
a) O peixinho
_____________________ o caminho de sua casa. ( presente)
b) O dia
_____________________________ escuro. (passado)
c) No mar ___________________________ tudo tão
diferente! ( futuro)
d) O
peixinho vermelho ______________________ um susto. ( passado)
08. Forme frases com o grupo de
palavras abaixo:
a) ambiente – poluição – futuro.
________________________________________________________________________________________________________________________
b) enxurrada – tempestade – molhada.
________________________________________________________________________________________________________________________
Post a Comment