Avaliação de Língua Portuguesa - 6º ano - Interpretação de texto sobre o bullying
BULLYING ESCOLAR
O
termo BULLYING compreende todas as formas de maneiras agressivas,
intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivo evidente e são tomadas por
um ou mais estudantes contra outro, causando traumas, e são executadas dentro
de uma relação desigual de poder. A prática de atos agressivos e humilhantes de
um grupo de estudantes contra um colega, sem motivo aparente é conhecida
mundialmente como bullying e bully significa brigão, valentão. O BULLYING
é um problema mundial, sendo encontrado em toda e qualquer escola. Os que
praticam o BULLYING têm grande perspectiva de se tornarem adultos com
comportamentos anti-sociais e violentos, podendo vir a adotar, inclusive,
atitudes delituosas ou delinquentes.
Os alunos, com uma
freqüência muito maior, estão mais envolvidos com o Bullying, tanto como
autores quanto como alvos. Já entre as alunas, embora com menor
freqüência, o BULLYING também ocorre e se distingue, principalmente, como
método de exclusão ou difamação. Até um apelido pode causar desmoronamento na
auto estima de uma criança ou adolescente. Apesar de não sofrerem diretamente
as agressões, poderão ficar aborrecidas com o que vêem e indecisas sobre o que
fazer. Tudo isso pode influenciar de maneira negativa sobre sua competência de
adiantar-se acadêmica e socialmente. O Bullying escolar é assim classificado:
alvos de Bullying - são os alunos que só sofrem
BULLYING; alvos/autores de Bullying - são os alunos que ora sofrem,
ora praticam BULLYING; autores de Bullying - são os alunos que só
praticam BULLYING; testemunhas de Bullying - são os alunos que não
sofrem nem praticam Bullying, mas coexistem em um ambiente onde isso
acontece.
Quando não há intervenções
eficazes contra o BULLYING, o espaço escolar torna-se totalmente corrompido.
Todas as crianças, são afetadas, passando a experimentar sentimentos de
ansiedade e medo. Os alunos que sofrem BULLYING, dependendo de suas
características individuais e dos meios em que vivem, principalmente os
familiares, poderão não ultrapassar os traumas sofridos na escola. Poderão
quando adultos apresentar sentimentos negativos, especialmente com baixa auto
estima, tornando-se indivíduos com sérios problemas de relacionamento. Poderão
adquirir, também, um comportamento hostil.
A prática de bullying
começou a ser pesquisada há cerca de dez anos atrás na Europa, quando
descobriram que essa forma de violência estava por trás de muitas tentativas de
suicídios de adolescentes. No Reino Unido, por decisão governamental, hoje
todas as escolas já implantaram políticas antibullying.
O médico Aramis Lopes Neto,
coordenador da pesquisa da ABRAPIA (Associação Brasileira
Multiprofissional de Proteção à Infância e Adolescência) diz: “Trata-se de um
problema complexo e de causas múltiplas. Portanto, cada escola deve desenvolver
sua própria estratégia para reduzi-lo. A única maneira de se combater o bullying
é através da cooperação de todos os envolvidos: professores, funcionários,
alunos e pais. As medidas tomadas pela escola para o controle do BULLYING, se
bem aplicadas e envolvendo toda a comunidade escolar, contribuirão
positivamente para a formação de costumes de não violência na sociedade”.
Fonte de referência:
ABRAPIA
Autora: Amelia Hamze
Profª FEB/CETEC e FISO
Profª FEB/CETEC e FISO
1)
O que compreende o termo Bullying? (0,4)
R:____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
2)
Como são classificados os Bullying Escolar?
(0,4)
R:_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
___________________________________________________________________________
3)
O que significa ABRAPIA? (0,4)
R:____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4)
Quando a prática do Bullying começou a ser
pesquisada? (0,4)
R:_________________________________________________________________________
5)
Coloque (V) para verdadeiro e (F) para falso:
(0,5)
( ) Os alunos, com uma freqüência muito menor,
estão mais envolvidos com o Bullying, tanto como autores quanto
como alvos.
( ) O bullying é um problema mundial,
sendo encontrado em toda e qualquer escola.
( ) Um apelido pode causar desmoronamento na
auto estima de uma criança ou adolescente.
( ) O Bullying não ocorre e nem se
distingue, principalmente, como método de exclusão ou difamação.
( ) Todas as crianças, são afetadas, passando
a experimentar sentimentos de ansiedade e medo.
6)
Assinale a alternativa correta: (0,5)
a)
As pesquisas sobre o Bullying começou na:
( ) Ásia ( ) França ( ) Europa
b)
Os alunos que sofrem Bullying são:
( ) alvos de BULLYING (
) autores de BULLYING ( ) Testemunhas de BULLYING
c)
O Bullying é um problema:
( ) Regional (
) Mundial ( ) Local
d)
Quando adulto uma vítima de Bullying pode
apresentar sentimentos de:
( ) Insônia ( ) Ansiedade ( ) Baixa auto estima
e)
No Reino Unido, por decisão governamental,
hoje todas as escolas já implantaram políticas de:
( )
Menos Bullying ( ) Antibullying ( ) Fora
Bullying
7)
Numere de acordo com os acontecimentos do
texto: (0,5)
( ) Quando descobriram que essa forma de
violência estava por trás de muitas tentativas de suicídios de adolescentes.
( ) Até um apelido pode causar desmoronamento
na auto estima de uma criança ou adolescente.
( ) Os que praticam o BULLYING têm grande
perspectiva de se tornarem adultos com comportamentos anti-sociais.
( ) Apesar de não sofrerem diretamente as
agressões, poderão ficar aborrecidas com o que vêem e indecisas sobre o que
fazer.
( ) Todas as crianças, são afetadas,
passando a experimentar sentimentos de ansiedade e medo.
8)
Relacione a 1◦ coluna com a 2◦ coluna
mediante as informações do texto: (0,5)
( 1 ) Bullying
( 2 ) Aramis Lopes
( 3 ) Alunos
( 4 ) Escolas
( 5 ) Autores
|
( ) As medidas tomadas por elas
contribuirão positivamente para
a formação de costumes de não violência na sociedade.
( ) São os alunos que só praticam Bullying.
( ) Significa brigão, valentão.
( ) Coordenador da pesquisa da ABRAPIA.
( ) Poderão não
ultrapassar os traumas sofridos na escola.
|
9)
Como você pode combater o Bullying na sua
escola? (0,4)
R:_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Post a Comment