Sistema digestório, para o 4º ano - COM GABARITO
ATIVIDADE ALINHADA À BNCC
Fonte: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf
Depois do estômago, o quimo vai para o intestino delgado. Lá, ele é misturado ao suco pancreático (feito no pâncreas), à bile (vinda do fígado) e ao suco entérico, do próprio intestino. Ali, outros nutrientes são aproveitados e, ao final do processo, o quimo passa a se chamar quilo.
O quilo segue para o intestino grosso. Lá, água e sais minerais são aproveitados. O restante passa a se chamar fezes, e é eliminado para fora do corpo, pelo ânus.
Fonte: Sistema digestório. O funcionamento do sistema digestório - Escola Kids (uol.com.br)
GABARITO
SISTEMA DIGESTÓRIO
O corpo humano possui diferentes órgãos internos,
cada um com uma função. Isso permite com que nosso organismo funcione corretamente.
O sistema digestório é composto por vários desses órgãos. Ele é responsável pela transformação dos alimentos que ingerimos em substâncias bem pequenas, fazendo com que seus nutrientes sejam levados pelo sangue a todo o nosso corpo. Depois disso, o que não tem utilidade para o organismo é eliminado pelas fezes.
A esse processo, damos o nome de digestão. Graças a ela, temos energia para brincarmos, estudarmos, enfim, para fazermos as nossas atividades diárias.
O sistema digestório é composto por vários desses órgãos. Ele é responsável pela transformação dos alimentos que ingerimos em substâncias bem pequenas, fazendo com que seus nutrientes sejam levados pelo sangue a todo o nosso corpo. Depois disso, o que não tem utilidade para o organismo é eliminado pelas fezes.
A esse processo, damos o nome de digestão. Graças a ela, temos energia para brincarmos, estudarmos, enfim, para fazermos as nossas atividades diárias.
Os
órgãos que compõem o sistema digestório são: boca, faringe, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso e
ânus.
A digestão se inicia quando colocamos o alimento na boca. A produção de saliva é estimulada, e os dentes e a língua trabalham para triturá-lo e umedecê-lo. Após este momento, ele é engolido, passando pela faringe e pelo esôfago e, depois, para o estômago.
O estômago é o local para onde o bolo alimentar se direciona. Ele se junta ao suco gástrico, que é uma substância encontrada ali, e que auxilia na transformação do bolo alimentar em pedaços ainda menores. Depois disso, ele passa a ser chamado de quimo.
À medida que os alimentos chegam, o estômago vai se dilatando. Normalmente, ele consegue acomodar até dois litros de alimentos, mas isso varia de pessoa para pessoa. Alguns nutrientes já são aproveitados pelo corpo, sendo levados pelo sangue para as células.
A digestão se inicia quando colocamos o alimento na boca. A produção de saliva é estimulada, e os dentes e a língua trabalham para triturá-lo e umedecê-lo. Após este momento, ele é engolido, passando pela faringe e pelo esôfago e, depois, para o estômago.
O estômago é o local para onde o bolo alimentar se direciona. Ele se junta ao suco gástrico, que é uma substância encontrada ali, e que auxilia na transformação do bolo alimentar em pedaços ainda menores. Depois disso, ele passa a ser chamado de quimo.
À medida que os alimentos chegam, o estômago vai se dilatando. Normalmente, ele consegue acomodar até dois litros de alimentos, mas isso varia de pessoa para pessoa. Alguns nutrientes já são aproveitados pelo corpo, sendo levados pelo sangue para as células.
Depois do estômago, o quimo vai para o intestino delgado. Lá, ele é misturado ao suco pancreático (feito no pâncreas), à bile (vinda do fígado) e ao suco entérico, do próprio intestino. Ali, outros nutrientes são aproveitados e, ao final do processo, o quimo passa a se chamar quilo.
O quilo segue para o intestino grosso. Lá, água e sais minerais são aproveitados. O restante passa a se chamar fezes, e é eliminado para fora do corpo, pelo ânus.
1. A importância da digestão para o nosso corpo é:
a) ( ) desenvolver nosso organismo.
b) ( ) ativar as glândulas anexas.
c) ( ) transformar os alimentos em nutrientes e absorvê-lo.
d) ( ) transformar os nutrientes em alimentos para o corpo.
2. Os órgãos do nosso sistema digestório podem ser divididos em:
a) ( ) estruturas anexas e tudo digestório.
b) ( ) tubo digestório e estruturas isoladas.
c) ( ) glândulas anexas e estômago.
d) ( ) intestino delgado e intestino grosso.
3. As glândulas anexas ao tubo digestório são:
( ) glândulas salivares, fígado e estômago.
( ) glândulas salivares, pâncreas e esôfago.
( ) glândulas salivares, pâncreas e o fígado.
( ) boca, faringe e esôfago
4. O tubo digestório começa:
a) ( ) nas glândulas salivares.
b) ( ) na boca.
c) ( ) no esôfago.
d) ( ) no estômago.
5. O esôfago está situado:
a) ( ) entre o estômago e o intestino delgado.
b) ( ) entre o pâncreas e o estômago.
c) ( ) entre a boca e o estômago.
d) ( ) entre o intestino grosso e o delgado
6. Relacione as informações de acordo com as letras dos órgãos identificados a esquerda:
( a ) Faringe
( b ) Esôfago
( c ) Estômago
( d ) Intestino delgado
( e ) Intestino grosso .
( f ) Boca
( ) Tubo de aproximadamente 3 metros enrolado no abdômen.
( ) Recebe os alimentos vindos do esôfago.
( ) Contém os restos de alimentos que serão eliminados na forma de fezes.
( ) Órgão que leva o alimento da boca ao esôfago.
( ) Conduz os alimentos da faringe até o estômago.
( ) Onde ocorrem os processos de mastigar, triturar e moer os alimentos
a) ( ) desenvolver nosso organismo.
b) ( ) ativar as glândulas anexas.
c) ( ) transformar os alimentos em nutrientes e absorvê-lo.
d) ( ) transformar os nutrientes em alimentos para o corpo.
2. Os órgãos do nosso sistema digestório podem ser divididos em:
a) ( ) estruturas anexas e tudo digestório.
b) ( ) tubo digestório e estruturas isoladas.
c) ( ) glândulas anexas e estômago.
d) ( ) intestino delgado e intestino grosso.
3. As glândulas anexas ao tubo digestório são:
( ) glândulas salivares, fígado e estômago.
( ) glândulas salivares, pâncreas e esôfago.
( ) glândulas salivares, pâncreas e o fígado.
( ) boca, faringe e esôfago
4. O tubo digestório começa:
a) ( ) nas glândulas salivares.
b) ( ) na boca.
c) ( ) no esôfago.
d) ( ) no estômago.
5. O esôfago está situado:
a) ( ) entre o estômago e o intestino delgado.
b) ( ) entre o pâncreas e o estômago.
c) ( ) entre a boca e o estômago.
d) ( ) entre o intestino grosso e o delgado
6. Relacione as informações de acordo com as letras dos órgãos identificados a esquerda:
( a ) Faringe
( b ) Esôfago
( c ) Estômago
( d ) Intestino delgado
( e ) Intestino grosso .
( f ) Boca
( ) Tubo de aproximadamente 3 metros enrolado no abdômen.
( ) Recebe os alimentos vindos do esôfago.
( ) Contém os restos de alimentos que serão eliminados na forma de fezes.
( ) Órgão que leva o alimento da boca ao esôfago.
( ) Conduz os alimentos da faringe até o estômago.
( ) Onde ocorrem os processos de mastigar, triturar e moer os alimentos
GABARITO
1
- C
2
- A
3
- C
4
- A
5
- C
6
- Movimentos
peristálticos são movimentos involuntários que empurram o alimento (também
denominado bolo alimentar, quimo ou quilo, de acordo com a fase da digestão) ao
longo do canal alimentar, para que ocorra sua digestão ao nível devido.
Esse
movimento é impulsionado pela musculatura lisa e coordenado pelo sistema
nervoso autônomo, por todo o canal alimentar, iniciando-se no esôfago e
terminando no reto. O movimento peristáltico é o movimento que o intestino faz
para empurrar o bolo alimentar.
7
- D,
C, E, A, B, F
8
- Ordem
de cima para baixo: Boca, Faringe, estomago, vesícula biliar, intestino
delgado.
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