AVALIAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA - 2º ANO - Hora de Colorir - Atividades escolares

AVALIAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA - 2º ANO

AVALIAÇÃO DE LÍNGUA PORTUGUESA



1 – Leia com atenção:
                                  João

                                   Amanhã não irei ao treino, vou ao dentista.
                                   Por favor, avise o treinador.
                  Obrigado,
                                            Felipe.
18/04
 
 






a) O exto acima é classificado como:
(   ) convite               (   ) bilhete                 (   ) receita

b) Os substantivos próprios que estão no texto são:
(   ) João e Mauro
(   ) João e Felipe
(   ) João e Fábio

c) Quem escreveu o bilhete? _____________________________________________________
    Quem recebeu o bilhete? ______________________________________________________

2 – Coloque as palavras em ordem alfabética:

carro – amarelo – vivia – burro – disputar – fivela – morro – elefante – receber – vitória
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

3 – Identifique os substantivos feminino e masculino colocando o ou a:

_____ sapo                  _____ camelo                  _____ pai
_____ tia                      _____ mãe                       _____ pato
_____ menino              _____ cavalo                   _____ caneta

4 – Complete com M ou N:

tama_____co                                       pudi_____
co_____putador                                   bo_____beiro
ga_____gorra                                       te_____peiro  
corr_____te                                          ma_____ta
5 – Separe as sílabas:
carro __________________________________________________________
arara __________________________________________________________
subir ___________________________________________________________
receber _________________________________________________________
bandeirada ______________________________________________________
campo __________________________________________________________

6 – Complete com V ou F.
 a_____iada                                 _____ome
_____ida                                     a_____eto
a_____enida                               _____ila

7 – Complete as frases com as palavras abaixo, dando sentido às frases:

vela – doce – queijo – canta

a) A menina comeu ______________________ na padaria.
b) Ontem, no mercado, mamãe comprou ___________________________.
c) Ela apagou a ____________________ na festa.
d) A cigarra _________________________ muito.

8 – Ordene as sílabas:
vo – ár – re __________________________________
ro – bar _____________________________________
ri – da – que _________________________________
ci – va – na __________________________________
men – te – se ________________________________
bor – tam ___________________________________

9 – Circule as palavras de cada grupo de acordo com as informações em destaque.

1º Nomes que se iniciam com vogal
1º Nomes que terminam com consoante
Murilo – Vitória – Ana – Thiago – Emanoel – Igor – João – Isabele
Cesar – David – Paula – Júlia – Isaac – Marcelo – Augusto – Nicolas

10 – Escreva seu nome completo no quadro abaixo:


a) Qual a primeira letra do seu primeiro nome? ____________________________________

b) Ele inicia com (1º nome)?
(   ) vogal                  (   ) consoante

c) Qual a última letra do seu primeiro nome? ______________________________________

d) Ele termina com (1º nome)?
(   ) vogal                 (   ) consoante

e) Quais vogais formam seu nome completo?
______________________________________________________________________________
f) Quais consoantes formam seu nome completo?
________________________________________________________________

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