Gramática contextualizada - Hora de Colorir - Atividades escolares

Gramática contextualizada

Leia o texto abaixo.
A Costureira das Fadas
(Fragmento)

Depois do jantar, o príncipe levou Narizinho à casa da melhor costureira do reino. Era uma aranha de Paris, que sabia fazer vestidos lindos, lindos até não poder mais! Ela mesma tecia a fazenda, ela mesma inventava as modas.
– Dona Aranha – disse o príncipe – quero que faça para esta ilustre dama o vestido mais bonito do mundo. Vou dar uma grande festa em sua honra e quero vê-la deslumbrar a corte.
Disse e retirou-se. Dona Aranha tomou da fita métrica e, ajudada por seis aranhinhas muito espertas, principiou a tomar as medidas. Depois teceu depressa, depressa, uma fazenda cor-de-rosa com estrelinhas douradas, a coisa mais linda que se possa imaginar. Teceu também peças de fita e peças de renda e de entremeio — até carretéis de linha de seda fabricou.

MONTEIRO LOBATO, José Bento. Reinações de Narizinho. São Paulo: Brasiliense, 1973.

“— Dona Aranha — disse o príncipe — quero que faça para esta ilustre dama o ves­tido mais bonito do mundo. Vou dar uma grande festa em sua honra e quero vê-la deslumbrar a corte.”

1- A expressão vê-la (ℓ. 9) se refere à:
(A) Fada.
(B) Cinderela.
(C) Dona Aranha.

(D) Narizinho.

2- No trecho "– Dona Aranha – disse o príncipe" a palavra dona se trata de um:
a) pronome possessivo
b) pronome pessoal
c) pronome de tratamento
d) pronome demostrativo

3- Qual o pronome de tratamento que utilizamos para nos dirigirmos a um príncipe:
a) vossa alteza
b) vossa excelência
c) vossa majestade
d) vossa santidade

4- Os verbos fazer, levar e tecer são
a) da 1ª, 2ª e 3ª conjugação
b) da 3ª, 2ª e 3ª conjugação
c) da 2ª, 1ª e 2ª conjugação
d) da 1ª, 3ª e 3ª conjugação

Nenhum comentário