Gramática contextualizada 4 - 3º ou 4º ano
ATIVIDADES ALINHADAS À BNCC
(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos.
(EF35LP03) Identificar a ideia central do texto, demonstrando compreensão
global.
Caros amigos da Vila Esperança,
Dou um prêmio para quem adivinhar onde estou! Não vale olhar o endereço do remetente! Acreditem ou não, estou em Coari, no Amazonas, terra do meu amigo Marcílio, o quitandeiro. [...]
O irmão do Marcílio quase caiu para trás quando me viu. Ele nunca poderia imaginar que eu era o carteiro que entregava todas as suas cartas ao irmão.
Depois de Coari, vou para Souza, na Paraíba, conhecer o tio do Zuca e as pegadas dos dinossauros; de lá, vou pra Blumenau, terra do Hanz... [...]
Um grande abraço do viajante de sempre, Pedro.
MOREIRA, J. R.; RODRI GUES, J. Brasília. O carregador de notícias. Ministério das Cidades, Denatran, 2008.
1- Que tipo de texto é este?
a) Cartão postal
b) Texto informativo
c) Carta
d) Receita
2- Em que lugar o autor estava, quando escreveu esse texto?
A) No Amazonas.
B) Na Paraíba.
C) Em Blumenau.
D) Em Souza.
3- A pessoa que escreve esse texto chama-se
a) Pedro
b) João
c) Marcílio
d) Zuca
4- No trecho “terra do meu amigo Marcílio” as palavras grifadas são:
a) Pronome pessoal e substantivo
b) Pronome obliquo e substantivo comum
c) Pronome possessivo e substantivo próprio
d) Adjetivo e pronome
5- Esse texto fala sobre:
a) Alguém que está viajando bastante
b) Alguem que nunca recebe cartas
c) A história de como surgiram as cartas
d) A história da Amazônia
Disponível em: http://www.saepi.caedufjf.net/wp-content/uploads/2012/07/SAEPI_Oficina_Item_LP_5EF_2011.pdf
a) Pronome pessoal e substantivo
b) Pronome obliquo e substantivo comum
c) Pronome possessivo e substantivo próprio
d) Adjetivo e pronome
5- Esse texto fala sobre:
a) Alguém que está viajando bastante
b) Alguem que nunca recebe cartas
c) A história de como surgiram as cartas
d) A história da Amazônia
Disponível em: http://www.saepi.caedufjf.net/wp-content/uploads/2012/07/SAEPI_Oficina_Item_LP_5EF_2011.pdf
Post a Comment