SISTEMA NERVOSO - Ciências -4º Ano
Todos nós sentimos fome, sede, cheiros, sons, dores. Todas essas sensações são produzidas a partir de estímulos de um sistema muito importante no nosso corpo, o sistema nervoso. Para ouvir o som de um pássaro cantando, é preciso que o ouvido capte as vibrações desse som e envie um estímulo nervoso até o cérebro. Lá ele é decodificado e interpretado. Assim, ouve-se o som. Mas isso ocorre em milésimos de segundos, vamos descobrir como?
O sistema nervoso é responsável pela maioria das funções de controle em um organismo, coordenando e regulando as atividades corporais. O neurônio é a unidade funcional deste sistema.
Nosso sistema nervoso é formado por células nervosas chamadas de neurônios, que são compostos por:
Neurônio
É a unidade funcional do sistema nervoso. Os neurônios comunicam-se através de sinapses; por eles propagam-se os impulsos nervosos
• Dendritos: pequenos filamentos que recebem os impulsos de outros neurônios;
• Axônio: filamento alongado e fino da célula. Transmite os impulsos nervosos;
• Corpo celular: onde fica o núcleo celular;
• Bainha de mielina: a mielina é uma substância isolante produzida pelo axônio que tem função de aumentar a velocidade de transmissão dos impulsos.
Entre os neurônios há um pequeno espaço chamado de sinapse. Quando o impulso nervoso chega até o axônio, há liberação de substâncias (os neurotransmissores) nas sinapses. Essas substâncias causam alterações nas extremidades das outras células, provocando um novo impulso nervoso, passando rapidamente de uma célula para outra.
Existem três tipos de neurônios:
Os neurônios sensoriais recebem os estímulos dos órgãos dos sentidos (visão, olfato, audição, paladar e tato) e os levam até o sistema nervoso central para serem decodificados e interpretados.
Os neurônios motores levam as respostas do sistema nervoso central até os músculos ou outros órgãos para serem executadas.
Os neurônios de associação fazem as ligações entre todos os neurônios.
O SNC recebe, analisa e integra informações. É o local onde ocorre a tomada de decisões e o envio de ordens. O SNP carrega informações dos órgãos sensoriais para o sistema nervoso central e do sistema nervoso central para os órgãos efetores (músculos e glândulas).
O SISTEMA NERVOSO CENTRAL
O sistema nervoso central é composto pelo encéfalo e pela medula espinhal. O encéfalo se encontra no crânio e é constituído pelo cerebelo, cérebro e bulbo. A medula espinhal é um prolongamento do encéfalo.
Principais componentes do Sistema Nervoso Central:
Medula espinhal
A medula espinhal é o centro dos arcos reflexos. Encontra-se organizada em segmentos (região cervical, lombar, sacral, caudal, raiz dorsal e ventral). É uma estrutura subordinada ao cérebro, porem pode agir independente dele.
Cérebro
O cérebro é formado a partir do telencéfalo e constitui a parte mais desenvolvida do encéfalo. O cérebro é dividido quase que completamente em dois hemisférios. Cada hemisfério é dividido em quatro lobos: lobos frontal, parietal, temporal e occipital.
Essa porção do encéfalo é a encarregada de controlar as atividades motoras dos órgãos dos sentidos, além de estar relacionada à memória, capacidade cognitiva, linguagem, razão e emoções.
Bulbo
Controla a maior parte das funções importantes do corpo, e é o sistema de sustentação da vida. Se o tronco cerebral não for prejudicado, é realmente possível o corpo permanecer vivo por algum tempo, mesmo depois que o resto do cérebro tenha sido destruído.
Cerebelo
O cerebelo é uma região originada do metencéfalo e localizada na fossa craniana posterior. Possui uma forma ovalada, sendo que na região central ocorre uma constrição. Sua principal função é ajudar na coordenação dos movimentos e equilíbrio do corpo.
Ponte
A função da ponte é transmitir as informações da medula e do bulbo até o córtex cerebral.
O córtex sensorial coordena os estímulos vindos de várias partes do sistema nervoso.
O córtex motor é responsável pelas ações voluntárias.
Córtex de associação está relacionado com o armazenamento da memória.
O sistema nervoso periférico é composto pelos nervos que se originam nos encéfalo e na medula espinhal. Esse sistema conecta o sistema nervoso central ao restante do corpo.
Principais divisões do Sistema Nervoso Periférico
O SNP pode ser divido em voluntário e autônomo.
Sistema Nervoso Voluntário
Está relacionado com os movimentos voluntários. Os neurônios levam a informação do SNC aos músculos esqueléticos, inervando-os diretamente. Pode haver movimentos involuntários.
Sistema Nervoso Autônomo
Está relacionado com os movimentos involuntários dos músculos como não-estriado e estriado cardíaco, sistema endócrino e respiratório. É divido em simpático e parassimpático. Eles têm função antagônica sobre o outro. São controlados pelo SNC, principalmente pelo hipotálamo e atuam por meio da adrenalina e da acetilcolina. O mediador químico do SNA simpático é a acetilcolina e a adrenalina, enquanto do parassimpático é apenas a acetilcolina.
Arco reflexo
Os atos reflexos são reações involuntárias que envolvem impulsos nervoso, percorrendo um caminho chamado arco reflexo. Um exemplo muito conhecido de arco reflexo é o reflexo patelar. O tendão do joelho é o órgão receptor do estimulo. Quando recebe o estimulo (ex. uma pancada) os dendritos dos neurônios ficam excitados. O impulso é transmitido aos neurônios associativos por meio de sinapses, que por sua vez transmitem o impulso aos neurônios motores. Os neurônios associativos levam a informação ao encéfalo e os neurônios motores excitam os músculos da coxa, fazendo com que a perna se movimente.
Sistema Nervoso Voluntário
Está relacionado com os movimentos voluntários. Os neurônios levam a informação do SNC aos músculos esqueléticos, inervando-os diretamente. Pode haver movimentos involuntários.
1- Complete, escrevendo algumas palavras do quadro nos espaços adequados.
Encéfalo – nervos – medula – sentidos- ambiente – cerebelo - músculos
Os órgãos dos_______________ captam informações do ________________ e as mandam para o _________________ e para a __________________ por meio dos ___________________.
2- Leia atentamente a situação e responda:
Joana tinha prova de Ciências. Ela estuda bastante e estava fazendo boas relações entre o que aprendeu em aula e as situações do dia a dia. Ao entrar na sala, ela se desequilibrou e quase caiu. Que susto! O coração de disparou.
a) Que parte do encéfalo esta associado às atividades grifadas no texto?
R___________________________________________________________________
b) Marque com um X a resposta certa.
3- Ao se assustar, o coração de Joana disparou. Essa ação do sistema nervoso é :
( ) Involuntária ( ) Voluntária.
4- Que sistema controla os movimentos dos sistemas esquelético, muscular e articular e todas as outras ações do corpo humano?
R.__________________________________________________________________
5- Nosso corpo realiza inúmeros movimentos o tempo todo.
a) Como chamamos os movimentos que dependem de nossa vontade?
R.___________________________________________________________________
b) E os movimentos que o corpo realiza sem que tenhamos vontade?
R.___________________________________________________________________
6- Tudo o que sentimos e percebemos é controlado e interpretado por um conjunto de órgãos, que ficam dentro da cabeça: o encéfalo, juntamente com a medula e os nervos.
c) Relacione o sentido ao órgão responsável por sua percepção.
( ) Tato ( ) ouvidos
( ) Paladar ( ) boca/língua
( ) Visão ( ) olhos
( ) Olfato ( ) nariz
( ) Audição ( ) pele
Vc tem o gabarito?
ResponderExcluiroi bom dia vc tem o gabarito?obrigado.
ResponderExcluirBom dia, você tem o gabarito? Obrigada
ExcluireSSE MATERIAL É MUITO BOM
ExcluirJoana tinha prova de ciências Ela estuda bastante está fazendo boas relações entre o que aprendeu em aula e as situações do dia a dia ao entrar na sala se desequilibrou e quase caiu Que susto o coração disparou que parte do encéfalo está associado a atividades grifadas no texto dizer a palavra
ResponderExcluir