Vocabulário específico da Administração
1-
DÊ A DEFINIÇÃO DE CADA UMA DAS PALAVRAS ABAIXO:
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Significado
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
____________________Termo usado ao
final das correspondências ou e-mails, para requerer resposta ou solução
rápida. Significa “tão breve quanto possível”, “urgentíssimo”.
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
____________________Tarefas a serem
cumpridas. Missão de uma pessoa na empresa, compromissos.
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
____________________Experiência,
vivência ou conhecimento tanto profissional quanto pessoal.
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
____________________Segundo a
International Benchmarking Clearinghouse, entidade norte-americana de
benchmarking, é um processo contínuo de comparação dos produtos, serviços e
práticas empresarias de uma organização com as das líderes do mercado.
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
____________________Forma de
remuneração variável encontrada pelas empresas para reconhecer o mérito dos
funcionários ou executivos. Se o funcionário e a empresa atingirem as metas,
o trabalhador ganha um dinheiro extra.
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
____________________Reunião destinada
a incentivar a total libertação da atividade mental criativa. A tradução para
o português significa “tempestade cerebral” e visa ajudar os participantes a
descobrir soluções criativas e inovadoras para as questões da empresa. Nas
reuniões, os participantes devem encorajar ideias bizarras e nunca criticar
as sugestões dos demais.
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
____________________Sigla das
palavras em inglês chief executive officer (“diretor-executivo” ou
“diretor-geral”, em português). É o número um na hierarquia da organização.
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
____________________Vem do francês
coche (que significa condutor da carruagem de quatro rodas). A função do
coach é conduzir o cliente no desenvolvimento das questões relativas à sua
vida pessoal ou profissional, levando-o a descobrir caminhos para novas
possibilidades.
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
_____________________É o aprendiz do
coach.
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Processo individualizado de
desenvolvimento de competências, no qual o coach ajuda o coachee
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
______________________É o enxugamento
ou redução dos níveis hierárquicos de uma organização. O objetivo é aproximar
os funcionários para facilitar a comunicação e agilizar a tomada de decisões.
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
______________________Ensino à
distância por meio da mídia eletrônica, principalmente a internet.
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
______________________Significa dar
aos funcionários poder, liberdade e informações que permitem a tomada de
decisões.
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
_______________________Marketing
interno realizado por meio de um conjunto de ações desenvolvidas para
conscientizar, informar e motivar o funcionário. Técnicas de marketing
utilizadas com o funcionário.
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
_______________________Estágio
avançado de estresse do profissional, esgotamento. Estafa geral por conta do
trabalho.
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
_______________________Processo de
fornecer uma resposta ao funcionário sobre seu desempenho no trabalho.
Informações dadas para ajudar o funcionário a atingir os objetivos.
Confundido erroneamente com bronca, crítica.
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
_______________________Acompanhamento
de ações e campanhas com o objetivo de medir seus resultados concretos. Na
linguagem informal, trata-se de perguntar como as coisas estão indo.
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Caçador de talentos. Pessoa ou
empresa especializada na procura de bons profissionais no mercado para ocupar
determinada função em outra empresa.
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Rodízio de funções promovido pela
empresa. O objetivo é capacitar os funcionários nas diversas áreas, para que
adquiram uma experiência global na organização.
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Conceito de administração japonesa
que significa aprimoramento contínuo e gradual, na empresa ou na vida pessoal.
Antes de tudo, é uma filosofia de vida de aprimoramento constante, baseada na
frase “o amanhã é melhor do que hoje”.
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Denominação dos cursos de
pós-graduação voltados para o nível de especialização, mais direcionados à
área profissional, de mercado.
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Organização que cresce e se renova
com os aprendizados dos funcionários. Empresa em constante aprendizagem, que
valoriza e aplica os conhecimentos dos trabalhadores no dia-a-dia da
companhia.
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
_______________________São cursos de
MBA (Master Business Administration) oferecidos especialmente para os
funcionários de determinada empresa, com temas de gestão daquela organização
específica. Os funcionários fazem o MBA juntos e podem até desenvolver o TCC
(trabalho de conclusão de curso) voltado para a empresa.
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
________________________Acompanhamento
de um profissional mais novo feito por um mentor, geralmente um profissional
com experiência e habilidade. O objetivo é aconselhar o mais jovem em suas
ideias e experiências no trabalho. É uma espécie de padrinho ou tutor, que
“adota” um empregado que julga ter potencial.
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
________________________Rede de
relacionamentos na qual as pessoas buscam outras para fazer negócios e
arrumar novas oportunidades de trabalho. Todas as pessoas de nosso
relacionamento formam nossa rede. Os colegas de trabalhos, chefes atuais e
anteriores, parentes e amigos.
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
________________________Aprender
fazendo, no dia-a-dia. Treinamento ou desenvolvimento do colaborador sem
tirá-lo do ambiente de trabalho. A pessoa aprende trabalhando e geralmente é
supervisionada. Programas de estágio e de trainee são exemplos.
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
________________________Forma gentil de demissão
na qual a empresa oferece apoio ao funcionário para recolocação no mercado.
Metodologia de apoio à mudança profissional. O apoio pode ser feito com a
ajuda de uma empresa especializada ou com indicações e ajuda na entrega de
currículos.
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
_________________________Relação de mútua
confiança entre duas ou mais pessoas. Capacidade de se aproximar do outro,
entrar em sintonia, “falar a mesma língua”.
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
_________________________Programa que permite ao
funcionário comprar ações da empresa por um preço abaixo do valor de mercado.
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
_________________________Denominação de cursos
para a continuidade da formação acadêmica e científica, como mestrado e doutorado.
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
__________________________Alvo, objetivo.
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
__________________________Espírito de equipe.
Aplica-se tanto a empresas quanto a indivíduos em busca de uma identidade
própria. Grupos de pessoas que, quando juntas, trabalham em sinergia e fazem
mais do que quando estão sozinhas.
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
___________________________Pessoa viciada em
trabalho. Geralmente, o workaholic coloca o trabalho acima da família, lazer
e amigos.
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
____________________________Laboratório ou
oficina de trabalho. Reunião de pessoas com interesses ou problemas comuns,
orientados por especialistas, com o objetivo de aprimoramento ou
desenvolvimento de novas competências.
|
|||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Termo
|
Significado
|
ASAP (as soon as possible)
|
Termo
usado ao final das correspondências ou e-mails, para requerer resposta ou
solução rápida. Significa “tão breve quanto possível”, “urgentíssimo”.
|
Assignments
|
Tarefas
a serem cumpridas. Missão de uma pessoa na empresa, compromissos.
|
Background
|
Experiência,
vivência ou conhecimento tanto profissional quanto pessoal.
|
Benchmarking
|
Segundo
a International Benchmarking Clearinghouse, entidade norte-americana de
benchmarking, é um processo contínuo de comparação dos produtos, serviços e
práticas empresarias de uma organização com as das líderes do mercado.
|
Brainstorming
|
Reunião
destinada a incentivar a total libertação da atividade mental criativa. A
tradução para o português significa “tempestade cerebral” e visa ajudar os
participantes a descobrir soluções criativas e inovadoras para as questões da
empresa. Nas reuniões, os participantes devem encorajar ideias bizarras e
nunca criticar as sugestões dos demais.
|
CEO
|
Sigla
das palavras em inglês chief executive officer (“diretor-executivo” ou
“diretor-geral”, em português). É o número um na hierarquia da organização.
|
Coach
|
Vem do
francês coche (que significa condutor da carruagem de quatro rodas). A função
do coach é conduzir o cliente no desenvolvimento das questões relativas à sua
vida pessoal ou profissional, levando-o a descobrir caminhos para novas
possibilidades.
|
Coachee
|
É o
aprendiz do coach.
|
Coaching
|
Processo
individualizado de desenvolvimento de competências, no qual o coach ajuda o
coachee
|
Downsizing
|
É o
enxugamento ou redução dos níveis hierárquicos de uma organização. O objetivo
é aproximar os funcionários para facilitar a comunicação e agilizar a tomada
de decisões.
|
E-learning
|
Ensino
à distância por meio da mídia eletrônica, principalmente a internet.
|
Empowerment
|
Significa
dar aos funcionários poder, liberdade e informações que permitem a tomada de
decisões.
|
Endomarketing
|
Marketing
interno realizado por meio de um conjunto de ações desenvolvidas para
conscientizar, informar e motivar o funcionário. Técnicas de marketing
utilizadas com o funcionário.
|
Estado
de burnout
|
Estágio
avançado de estresse do profissional, esgotamento. Estafa geral por conta do
trabalho.
|
Feedback
|
Processo
de fornecer uma resposta ao funcionário sobre seu desempenho no trabalho.
Informações dadas para ajudar o funcionário a atingir os objetivos.
Confundido erroneamente com bronca, crítica.
|
Follow-up
|
Acompanhamento
de ações e campanhas com o objetivo de medir seus resultados concretos. Na
linguagem informal, trata-se de perguntar como as coisas estão indo.
|
Headhunter
|
Caçador
de talentos. Pessoa ou empresa especializada na procura de bons profissionais
no mercado para ocupar determinada função em outra empresa.
|
Job
rotation
|
Rodízio
de funções promovido pela empresa. O objetivo é capacitar os funcionários nas
diversas áreas, para que adquiram uma experiência global na organização.
|
Kaizen
|
Conceito
de administração japonesa que significa aprimoramento contínuo e gradual, na
empresa ou na vida pessoal. Antes de tudo, é uma filosofia de vida de
aprimoramento constante, baseada na frase “o amanhã é melhor do que hoje”.
|
Lato
sensu
|
Denominação
dos cursos de pós-graduação voltados para o nível de especialização, mais
direcionados à área profissional, de mercado.
|
Learning
organization
|
Organização
que cresce e se renova com os aprendizados dos funcionários. Empresa em
constante aprendizagem, que valoriza e aplica os conhecimentos dos
trabalhadores no dia-a-dia da companhia.
|
MBA in
company
|
São
cursos de MBA (Master Business Administration) oferecidos especialmente para
os funcionários de determinada empresa, com temas de gestão daquela
organização específica. Os funcionários fazem o MBA juntos e podem até
desenvolver o TCC (trabalho de conclusão de curso) voltado para a empresa.
|
Mnemônica
|
Técnicas
que ajudam a treinar e melhorar a memória, por meio de associações e
combinações.
|
Mentoring
|
Acompanhamento
de um profissional mais novo feito por um mentor, geralmente um profissional
com experiência e habilidade. O objetivo é aconselhar o mais jovem em suas
ideias e experiências no trabalho. É uma espécie de padrinho ou tutor, que
“adota” um empregado que julga ter potencial.
|
Networking
|
Rede de
relacionamentos na qual as pessoas buscam outras para fazer negócios e
arrumar novas oportunidades de trabalho. Todas as pessoas de nosso
relacionamento formam nossa rede. Os colegas de trabalhos, chefes atuais e
anteriores, parentes e amigos.
|
On the
job
|
Aprender
fazendo, no dia-a-dia. Treinamento ou desenvolvimento do colaborador sem
tirá-lo do ambiente de trabalho. A pessoa aprende trabalhando e geralmente é
supervisionada. Programas de estágio e de trainee são exemplos.
|
Otimização
|
Procurar
o melhor desempenho em determinada tarefa para obter o maior proveito
possível.
|
Outplacement
|
Forma
gentil de demissão na qual a empresa oferece apoio ao funcionário para
recolocação no mercado. Metodologia de apoio à mudança profissional. O apoio
pode ser feito com a ajuda de uma empresa especializada ou com indicações e
ajuda na entrega de currículos.
|
Outsourcing
|
Terceirização
de atividades de uma empresa. A terceirização é feita em setores que não
envolvem o produto final da companhia, como na área de TI.
|
Período
sabático
|
Período
de desenvolvimento pessoal e profissional, no qual o funcionário se afasta da
empresa com garantia de retorno. Pode durar de três meses a dois anos. Não
são férias. Em alguns casos as empresas continuam pagando o salário ou pagam
parte da remuneração.
|
Política
de portas abertas
|
Ações
para melhorar a comunicação entre os funcionários, proporcionando maior
liberdade de falar e ouvir na empresa. Oportunidade que a empresa dá ao
funcionário de conversar com os executivos da companhia quando se sentir
prejudicado pela chefia imediata.
|
Proatividade
|
Vontade
de fazer e tomar a iniciativa por conta própria sem esperar ordens. Buscar a
solução de um problema antes que ele se estabeleça. Ser proativo é o
contrário de ser reativo.
|
QS
(Quociente de Sucesso)
|
Soma de
qualidades ligadas a atitudes, valores, talentos e competências que estão sob
o domínio do indivíduo e, assim, passíveis de melhorias.
|
Rapport
|
Relação
de mútua confiança entre duas ou mais pessoas. Capacidade de se aproximar do
outro, entrar em sintonia, “falar a mesma língua”.
|
Rotatividade
|
Também
conhecida por turnover, é a entrada e saída de funcionários de uma
organização.
|
Stock
options
|
Programa
que permite ao funcionário comprar ações da empresa por um preço abaixo do
valor de mercado.
|
Strictu
sensu
|
Denominação
de cursos para a continuidade da formação acadêmica e científica, como
mestrado e doutorado.
|
Target
|
Alvo,
objetivo.
|
Team
building
|
Espírito
de equipe. Aplica-se tanto a empresas quanto a indivíduos em busca de uma
identidade própria. Grupos de pessoas que, quando juntas, trabalham em
sinergia e fazem mais do que quando estão sozinhas.
|
Workaholic
|
Pessoa
viciada em trabalho. Geralmente, o workaholic coloca o trabalho acima da
família, lazer e amigos.
|
Workshop
|
Laboratório
ou oficina de trabalho. Reunião de pessoas com interesses ou problemas
comuns, orientados por especialistas, com o objetivo de aprimoramento ou
desenvolvimento de novas competências.
|
Post a Comment