Sistema Circulatório - 4º ano - Hora de Colorir - Atividades escolares

Sistema Circulatório - 4º ano


Olá pessoal, hoje temos uma atividade de Ciências para o 4ºano do ensino fundamental e logo abaixo algumas atividades sobre o sistema circulátorio.

Take care! :)

Sistema Circulatório


 Por meio da alimentação e da respiração, nutrientes e gás oxigênio são absorvidos pelo organismo. Mas eles precisam ser distribuídos para todo o corpo.
          A função do sistema circulatório é transportar e bombear sangue para todas as partes do corpo humano. Assim esse sistema distribui os nutrientes e o oxigênio para as células e recolhe o gás cabonico e outras substancias que não servem mais ao organismo.
         Esse oxigênio distribuído para o organismo é proveniente do ar que entrou nos pulmões. O gás carbônico recolhido pelo sangue é enviado para os pulmões. O gás carbônico recolhido pelo sangue é enviado para os pulmões a fim de ser eliminado do corpo humano.
         O coração mantém o sangue circulando. Coração  é um órgão formado por músculos e localizado mais ou menos no meio do peito. Ele se contrai e relaxa sem parar bombeando o sangue e fazendo-o chegar a todas as partes do corpo.
         OS VASOS SANGUINEOS E A CIRCULAÇÃO
         O sangue circula pelo interior de vasos chamados vasos sanguíneos: artérias, veias e capilares.
         O sangue sai do coração pelas artérias, que se  ramificam muitas vezes até formar vasos sanguíneos finíssimos, chamados capilares.
         Os capilares permeiam todos os órgãos do corpo. Os vãos que envolvem os alvéolos, por exemplo, são capilares. Por meio dos capilares, nutrientes e gás oxigênio chegam ás células ao mesmo tempo, os capilares recolhem o gás carbônico e outras substancias que devem sair do corpo.
O sangue volta dos capilares para o coração pelas veias. Perto dos capilares, as veias são muito finas, mas conforme se unem ficam cada vez mais grossas. O sangue entra no coração por grandes veias.
GLÓBULOS PRESENTES NO SANGUE
As hemácias (ou glóbulos vermelhos) e os leucócitos ( ou glóbulos brancos) são as células presente no sangue. Os leucócitos são células de defesa do organismo.
CURIOSIDADES
As plaquetas são fragmentos de células e não células propriamente ditas. As plaquetas atuam na formação da “casquinha” dos machucados, o que evita a perda de sangue e a entrada de microrganismos através dos ferimentos.

ATIVIDADE
1-   Como os nutrientes e o gás oxigênio são absorvidos pelo organismo? O que é preciso?
____________________________________________________________________________________________________________________________
2-   Qual a função do sistema circulatório?
____________________________________________________________________________________________________________________________
3-   Quais são os glóbulos presentes no sangue?
____________________________________________________________________________________________________________________________
4-   Quem atua na formação da “casquinha” dos machucados?
____________________________________________________________________________________________________________________________
5-   O sistema circulatório:
a)   Distribui os nutrientes e oxigênio para as células e recolhe o gas carbônico e outras substâncias que não serve mais para o corpo.
b)   Distribui os nutrientes e oxigênio para as células e recolhe o gás oxigênio e outras substancias necessárias para o corpo.
c)   As alternativas a e b estão corretas
d)   As alternativas a e b estão incorretas.
6-   Gás recolhido pelo sangue e enviado para os pulmões a fim de ser eliminado do corpo humano.
(     ) gás oxigênio
(     ) gas carbônico
(     ) gas nitrogênio

7-   Órgão formado por músculos, localizado mais ou menos no meio do peito:
(     ) sangue
(     ) pulmão
(     ) coração
(     ) nda
8-   Nome dos vasos onde o sangue circula
(     ) vãos excretores: veias
(     ) vasos sanguíneos: artérias, veias e capilares
(     ) nda
9-   Vasos finíssimos
(     ) capilares
(     ) artérias
(     ) veias
10-       Sabemos que o coração é o órgão formado por músculo:  Como se dá as batidas do coração?
________________________________________________________________________________________________________________________
11-       Como são chamados os glóbulos vermelhos e os glóbulos brancos respectivamente:
glóbulos vermelhos- ___________________________________________
glóbulos brancos - ____________________________________________



2 comentários

  1. Olha lá, mas tu pensas que és quem,eu vim a este site porque tenho duvidas e preciso de um site que me diga o que é isto e o que faz,não é tar a ler um texto de 300 palavras PARA DEPOIS NÃO PERCEBER NADA I TER A NOTA DO TESTE BAIXA PORQUE O SENHOR(A) NÃO FEZ

    ResponderExcluir