O ar - 4º ano do ensino fundamental I - Hora de Colorir - Atividades escolares

O ar - 4º ano do ensino fundamental I

Aquela substância que atravessa nossas narinas quando respiramos se chama ar. O ar não pode ser tocado, e geralmente não apresenta cor, cheiro, nem gosto. Ele é formado por diversos gases. O gás nitrogênio é o que se apresenta em maiores quantidades; depois, temos o gás oxigênio e o gás carbônico.


Os principais gases encontrados no ar.
Além dessas substâncias e de outras, que estão em menor quantidade, o ar também apresenta gotículas de água, poeira, e até mesmo partículas de vírus, bactérias e outros micro-organismos. Quando respiramos, nosso nariz filtra as partículas e micro-organismos que podem fazer mal ao nosso corpo. Eles, quando se juntam ao muco ali produzido, formam a famosa meleca de nariz. Quando respiramos, esse ar vai para os pulmões, retirando dali o gás oxigênio, essencial para a nossa sobrevivência (inspiração). Depois, também pela respiração, nosso corpo libera gás carbônico e outros componentes do ar que não foram utilizados (expiração).




A entrada e saída do ar.
O ar também é importante por vários outros motivos. Graças a ele:
- Quando em movimento, podemos ter uma sensação agradável de frescor; - Podemos falar, já que os sons são formados pelo contato do ar com as pregas vocais; - Os ventos permitem a dispersão de sementes; - Pode ocorrer a queima, por exemplo, de uma vela (coloque uma vela acesa em um recipiente fechado e observe o que ocorrerá em pouco tempo, como na imagem); - As chuvas podem ser distribuídas; - Velejadores podem velejar sem precisar de remos ou motor; - Podemos encher bolas, pneus, boias e balões.
Sem ar, acaba o oxigênio, e a vela se apaga.




Quando a qualidade do ar não está boa, podemos desenvolver problemas de saúde. As doenças provocadas pelos micro-organismos são um exemplo. Nesse caso, elas geralmente ocorrem quando esses seres vivos não foram filtrados pelo nariz, ou foram para dentro do corpo pela boca. A fumaça liberada por carros e indústrias também podem provocar problemas, como alergias e intoxicação.

ATIVIDADES
1- Qual é o gás que há em maior quantidade no ar? E qual é essa porcentagem?
______________________________________________________________________________________________________________________________________

2- Dos gases que compõem o ar, qual é utilizado na respiração da maioria dos seres vivos?
___________________________________________________________________

3- Qual é o gás liberado durante a respiração?
___________________________________________________________________

4- Qual é o gás de que as plantas necessitam?
___________________________________________________________________

5- O ar apresenta umidade. Para saber mais sobre esse assunto leia as frases a seguir e complete-as com as palavras do quadro:

Higrômetro – evaporação – umidade – sol – vapor d’água

A _______________________ do ar varia em relação à quantidade de ______________________ existente na atmosfera. O vapor d’água se forma durante a ____________________ das águas dos lagos, rios e mares que são aquecidos pelo calor do ______________________. Por isso, cidades praianas, como o Rio de Janeiro, e cercadas por grande quantidade de vegetação, como Manaus, são bastante úmidas. Para medir a umidade do ar, usa-se o _________________________.

6- As informações sobre o ar em movimento estão fora de ordem. Numere-as na sequencia correta e, depois, reescreva o texto no caderno de caligrafia.

⃝ Dependendo da velocidade do vento, eles podem ser mais fortes ou mais fracos.
⃝ Os ventos mais fortes, às vezes, podem causar prejuízos, como derrubar casas e árvores, virar barcos, etc.
⃝ Os ventos são muito úteis, pois dispersam a poluição do ar, espalham as sementes, diminuem o calor, secam roupas, etc.
⃝ Pode-se usar a força do vento para várias atividades: mover barcos, produzir energia elétrica, empinar pipas, etc.
⃝ O movimento do ar de um lugar para outro chama-se vento.
⃝ Os ventos mais fortes são conhecidos como furacões e os ventos mais fracos, como brisa.

Um comentário