A história do Carnaval para colorir - Hora de Colorir - Atividades escolares

A história do Carnaval para colorir


O carnaval é uma herança de várias comemorações realizadas na Antiguidade por povos como os egípcios, hebreus, gregos e romanos. Esses festejos pagãos serviam para celebrar grandes colheitas e principalmente louvar os Deuses. É provável que as mais importantes festas ancestrais do Carnaval tenham sido as "saturnais", realizadas na Roma antiga em exaltação a Saturno, deus da agricultura. Na época dessa celebração, as escolas fechavam, os escravos eram soltos e os romanos dançavam pelas ruas.

Romanos Fantasia no carnaval

A festa carnavalesca surgiu a partir da implantação, no século XI, da Semana Santa pela Igreja Católica, antecedida por quarenta dias de jejum, a Quaresma.

Jesus no deserto
Jesus sendo tentado no deserto

 Esse longo período de privações acabaria por incentivar a reunião de diversas festividades nos dias que antecediam a Quarta-Feira de Cinzas, o primeiro dia da Quaresma.

Quarta feira de cinzas para colorir
Quarta feira de cinzas para colorir. Fonte: www.amiguinhosdedeus.com


 A palavra "Carnaval" está, desse modo, relacionada com a ideia de deleite dos prazeres da carne marcado pela expressão "carnis valles", que, acabou por formar a palavra "Carnaval", sendo que "carnis" em latim significa carne e "valles" significa prazeres.

Carnaval com fantasias para colorir


Em geral, o Carnaval tem a duração de três dias, os dias que antecedem a Quarta-Feira de Cinzas. Em contraste com a Quaresma, tempo de penitência e privação, estes dias são chamados "gordos", em especial a terça-feira (Terça-Feira Gorda, também conhecida pelo nome francês Mardi Gras). O termo mardi gras é sinônimo de Carnaval.

Mardi gras para colorir
Rei do carnaval para colorir


O Carnaval moderno, feito de desfiles e fantasias é um resultado das festas produzidas na Europa. A cidade de Paris foi o principal modelo exportador da festa carnavalesca para o mundo. No Brasil o carnaval tem algumas variações também.
Temos o carnaval do Rio de Janeiro e São Paulo que são os maiores do mundo:

Carnaval no Brasil - Rio de janeiro e São paulo
Carnaval no Brasil
Mas ainda temos também o carnaval de Olinda, por exemplo, que é também um grande representante desta festa.

Frevo para colorir
Frevo para colorir


E ai? Gostou do post? 

Então compartilha ai no seu Facebook, Google +, Whatsapp, Comunidades, E-mail com todos seus amigos. Não esqueça de curtir pra ajudar nosso site a crescer.


Não se esqueça de visitar nossa Lojinha de materiais didáticos


Lá você encontra muitos produtos bem legais pra você começar o ano

Nenhum comentário