Interpretação de texto informativo e exercícios de gramática - O lobo-guará
Espécie ameaçada de extinção, o lobo-guará passou a ter o acompanhamento dos ambientalistas, que são pessoas que se preocupam com a conservação do meio ambiente.
Eles pretendem fazer um trabalho de educação ambiental nas comunidades próximas aos locais onde vive o lobo-guará.
Com esse trabalho, os pesquisadores pretendem mostrar a importância da conservação da espécie. Para quem não sabe, o lobo-guará é um animal que se aproxima facilmente das pessoas e por isso pode ser morto por fazendeiros das regiões onde vive.
O lobo-guará é um mamífero onívoro (come praticamente de tudo), mas sua dieta básica inclui pequenos animais e frutos silvestres. Quando passa a se alimentar mais de carne, às vezes oferecidas por visitantes do parque, ele começa a ter problemas de saúde.
Além disso, ao receber comida, ele vai perdendo o instinto natural da caça e de se alimentar de frutos encontrados nas matas. Por isso, o ideal é que seja bem tratado pelas pessoas, que devem respeitar os hábitos alimentares do animal não lhe oferecendo alimentos.
REZENDE, Jáder. Hoje em Dia, Belo Horizonte, 8 fev. 2004.
INTERPRETAÇÃO
1- O texto que você leu é:
a) instrucional
b) conto
c) informativo
d) poema
2- Marque as alternativas corretas sobre o texto:
( ) o lobo-guará é uma animal ameaçado de extinção
( ) ele é um animal que não come carne
( ) é uma animal que exite em grande quantidade pelo Brasil todo.
3- O trabalho dos ambientalistas tem como objetivo:
a) extinguir o lobo-guará
b) ajudar na alimentação do lobo
c) mostrar a importância da conservação da espécie.
d) respeitar os hábitos alimentares do animal .
4- Qual o motivo que leva um grande número de lobos serem mortos por fazendeiros?
a) vivem nas fazendas.
b) são animais violentos e atacam os fazendeiros.
c) sua carne possui grande valor.
d) e aproxima facilmente das pessoas e por isso pode ser morto por fazendeiros das regiões onde vive.
GRAMÁTICA
1- No texto existem três pronomes do caso reto. Quais são?
___________________________________________________________________
2- Separe em sílabas, depois classifique as palavras quanto ao número de sílabas:
conservação:________________________________________________________
quem:______________________________________________________________
extinção:____________________________________________________________
disso:______________________________________________________________
3- Passe a frase para o singular:
...os pesquisadores pretendem mostrar a importância da conservação da espécie...
______________________________________________________________________________________________________________________________________
4- No trecho : “... ele começa a ter problemas de saúde...”, a palavra grifada é um verbo que está no tempo:
( ) futuro ( ) presente ( ) pretérito
5- Escreva dois adjetivos para o lobo-guará:
__________________________________
__________________________________
6- Relacione a 2ª coluna de acordo com a 1ª.
( 1 ) substantivo comum
( 2 ) artigo definido
( 3 ) plural de região
( 4 ) verbo
( 5 ) pronome do caso oblíquo
( 6 ) pronome do caso reto
( ) pretendem
( ) regiões
( ) eles
( ) lobo
( ) os
( ) mim
7- De o feminino das palavras abaixo:
imperador:__________________________
cavaleiro:___________________________
cavalheiro:__________________________
padrinho:___________________________
8- Pontue as frases e classifique-as:
a) O lobo-guará é um mamífero onívoro _______________________
b) O lobo-guará não está em extinção ________________________
c) O que são ambientalistas _______________________________
d) Como o lobo-guará é dócil ______________________________
9- Dê o antônimo de:
morto:_______________________
pequenos:____________________
saúde:_______________________
Post a Comment