Avaliação de Língua Portuguesa para 3º ou 4º ano - A festa dos Pombos - Hora de Colorir - Atividades escolares

Avaliação de Língua Portuguesa para 3º ou 4º ano - A festa dos Pombos

Atividade alinhada à BNCC
(EF15LP16) Ler e compreender, em colaboração com os colegas e com a ajuda do professor e, mais tarde, de maneira autônoma, textos narrativos de maior porte como contos (populares, de fadas, acumulativos, de assombração etc.) e crônicas. 
 


Leia:                                         A festa dos pombos

A aranha foi convidada para uma festa em homenagem aos bichos da floresta, na casa dos pombos.
Como ela não gostava de andar sozinha, chamou o macaco que morava perto de sua teia, e fez uma proposta:
__ Você não quer me acompanhar?
__ É lógico que aceito. Dançar é comigo mesmo __ agradeceu o macaco.
No dia marcado, o casal foi um dos primeiros a chegar ao pombal, todo iluminado pelas luzinhas fosforescentes dos vaga-lumes.
O macaco, que é um grande dançarino, fez o maior sucesso, saltitando pra lá e pra cá, sem parar.
A aranha, esquecida num canto, não foi tirada para dançar uma vez sequer pelo incansável bailarino.
Aborrecida, descruzou as patas e, sem que ninguém notasse, retirou-se no meio do baile.
Retornou logo depois, de braços dados com o animal mais temido da mata: o jaguar, senhor das noites escuras.
A bicharada, percebendo o perigo, começou a debandar: quem tinha asa voou; quem sabia entrar em buraco entrou.
O macaco, sem perder a pose, tentou consertar a situação:
__ Quer dançar, dona aranha? __ convidou ele, provocando a ira do acompanhante da ofendida dama.
O felino, zangado, partiu pra cima do atrevido bailarino, soltando um rosnado ameaçador.
Foi um corre-corre e uma gritaria tremenda. Quem estava dentro não saia. Quem estava fora não entrava, tal a confusão.
O macaco, com o corpo todo lanhado pelas garras afiadas da fera, tratou de fugir dali.  Ágil como ele só, pendurou-se num cipó e desapareceu no meio das árvores.
É por isso que seus parentes, quando escutam o urro do amigo da aranha, o jaguar, se escondem rapidamente entre as folhagens dos galhos mais altos da floresta.
Assim contam os descendentes de africanos que habitam a costa de Talamanca, na Costa Rica.

(Rogério Andrade Barbosa, Lendas e Fábulas dos bichos da nossa América, São Paulo, 2003)
 
Vocabulário.
a)   Fosforescentes- que brilha na escuridão.
b)   Temido – que transmite medo ou terror.
c)   Debandar: retirar-se, sair, ir embora.
d)   Lanhado – que se feriu, golpeado.
e)   Atrevido- que ou aquele que não demonstra medo ou submissão; corajoso.
f)    Urro - a voz própria ou o rugido de algumas feras.
g)   Descendentes – que tem origem de determinada família, geração ou raça.
h)   Jaguar – o mesmo que onça-pintada.
i)     Ágil - ligeiro, veloz.
________________________________________________________________
A gramática do texto

1.  Circule, em cada linha,  as duas palavras entre as quais se poderia encaixar as palavras grifadas para que fiquem em ordem alfabética.

a) homenagem: ........... habitar__ história___ homem__honesto__hospede.
b) jaguar:...................... jabuti__jacaré__jararaca___joaninha___ juba.
c) festa:......................... égua___felino___fiapo___filhote___folia.
_________________________________________________________________
 Leia.
 “A bicharada, percebendo o perigo, começou a debandar.

2. Na frase podemos substituir a palavra em negrito por seu sinônimo que é:
 (A) ferir                      (B) dançar                  (C) sair                   (D) xingar
___________________________________________________________________
3. Copie a frase e substitua as palavras em negrito por antônimos.

a) O veloz macaco, tratou de fugir e desapareceu no meio das árvores.
_______________________________________________________________
......................................................................................................................................
Leia.
O macaco, que é um grande dançarino, fez o maior sucesso. “

4. A virgula foi usada para:
(A) para separar elementos que você poderia listar.
(B) para separar explicações que estão no meio da frase.
(C) para separar o lugar que vier no início da frase.
(D) para indicar que vem uma interrogação depois.
__________________________________________________________________

5. Pinte somente as palavras que não tenham dígrafos.

aranha
bichos
floresta
folhagens
descruzou
jaguar
pombos
sucesso
aborrecida
esquecida
___________________________________________________________________

Leia.
“O felino, zangado, partiu pra cima do atrevido bailarino, soltando um rosnado ameaçador.”

6. Os adjetivos da frase são:   _____________, _____________ e ______________.
___________________________________________________________________

7. Passe as frases para o plural.
a) O casal foi um dos primeiros a chegar.
_______________________________________________________________
b) O macaco, que é grande dançarino, fez o maior sucesso.
________________________________________________________________
__________________________________________________________

8. Separe as silabas das palavras e classifique–as quanto ao seu número.
Palavras
Separação em sílabas.
Classificação.
a) pombal


b) fosforescentes


c) proposta


d) noites


___________________________________________________________________

9.  Leia.
“Assim contam os descendentes de africanos que habitam a costa de Talamanca, na Costa Rica.”

Retire desta frase os substantivos próprios.
__________________________________________________________________
___________________________________________________________________

10. Informe o tempo do verbo na frase. Presente, pretérito ou futuro?
a) A aranha retornou com o jaguar.    (___________________)
b) Os animais receberão o convite.   (___________________)
c) O macaco percebe o perigo.       (___________________)


11. Complete com o verbo entre parênteses, no tempo presente.
a) A  aranha ________________ o macaco para lhe fazer companhia. (convidar)
b) Os bichos _______________ da festa para evitar o perigo. ( fugir)
.....................................................................................................................................

Leia e observe as frases.
A aranha retornou de braços dados com o jaguar.  O felino partiu pra cima do atrevido bailarino.


12. A palavra felino na frase acima substitui a palavra  jaguar para evitar repetições no mesmo parágrafo. Qual pronome posso usar para fazer a mesma função?
               (A) eles           (B) eu             (C) nós           (D) ele
......................................................................................................................................


13. Escreva o que é pedido retirando as palavras da frase.

a) A aranha foi convidada para uma festa.
- Artigos :  definido________   indefinido _______.
- Verbos: ___________   e   _________________.
- substantivos femininos: ________________ e __________________.

b) O macaco, sem perder a pose, tentou consertar a situação:
- Substantivo masculino: _____________________.
- Verbo da 2ª conjugação: ____________________.
......................................................................................................................................


Nenhum comentário